quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cineasta Spike Lee visita a presidenta Dilma que fala dos desafios do Brasil


O cineasta americano Spike Lee com a presidenta Dilma
O cineasta americano Spike Lee, que está no Brasil organizando a produção do documentário “Go Brazil Go!”, foi recebido ontem no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff. Após o encontro, Lee disse que foi uma “honra” conhecer a presidenta.
“Fiquei impressionado. Ela me disse quais são os problemas e objetivos dessa superpotência que é o Brasil”, afirmou o cineasta.
Spike Lee disse que no documentário que vai produzir no Brasil, que terá o título  “Go Brazil Go!” vai retratar como o Brasil se desenvolveu nos últimos anos e que deve vir ao país mais seis ou sete vezes até concluir o filme.
“É um documentário sobre o novo Brasil, para descobrir que coisas aconteceram para tornar o Brasil uma superpotência. Vamos falar com pessoas do governo, das artes, dos esportes, e não podemos nos esquecer de dois eventos mundiais, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, quando os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil” 
Spike Lee ficou famoso a partir dos anos 80, quando passou a fazer filmes sobre os problemas americanos, principalmente os raciais. Fez importante mfilmes mostrando a realidade nua e crua dos negros, dos pobres, dos orientais, numa mistura de políctica e cultura. Um de seus clássicos é "Malcom X", onde retrata a força e a importância do movimento negro a partir da religiosidade islãmica. Em outra importante película "Faça a coisa certa", Lee mostra a realidade da polítical americana, num sequencial de ações onde os conflitos raciais, sociais, econômicos e culturais acontecem num ambiente natural americano: um bairro negro, povoado por estrangeiros ou um subúrbio.  Spike Lee, que esteve no Brasil fazendo vários clipes com o cantor Michael Jackson é um cineasta ainda jovem mas um dos mais importantes da nova geração americana.
(Com informações do Blog do Planalto).

2 comentários:

  1. Parece que a midia não esta muito enteressada c/ apresença de Spike Lee; Talvez que voce o protudor de titanic a midia ira tar outro tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só que comparando o Spike Lee e o tal produtor ou diretor de Titanic, sou mais o Lee, pois seu trabalho em filmes que retratam os problemas dos americanos que a mídia de Tio Sam não mostra, são reais, sem "ôba ôba". Filmes como "A hora do show", "Faça a coisa certa", "Mais e melhores blues", "Malcom X", "Irmãos de sangue", dentre outros, que além de tratarem da questão racial americana, dão espaço para os problemas vividos pelos latinos, pelos orientais e até mestiços. Spike Lee, mesmo sendo negro e considerado um rebelde, já teve indicações para o Oscar. A meu ver, é um grande cineasta.

      Excluir