quinta-feira, 26 de abril de 2012

Crise em vários setores se alastra na Espanha

Sérgio Ramos "embarcou" a bola na cobrança do penalti
Situação caótica vive a velha Espanha. O castigo quando veio não foi para brincar, foi para deixar choramingando espanhóis de todas as regiões, da capital Madri à Barcelona.
Primeiro a notícia de que o Banco da Espanha acentuou queda no primeiro trimestre deste ano em 0,4 em relação ao último trimestre de 2011, quando havia baixado 0,3. Isso se configura a volta da Espanha à recessão, o que quer dizer inflação, desemprego, taxa de juros alta, situação muito ruim para o país do Rei Juan Carlos.
Depois a decisão da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em reestatizar a principal empresa petrolífera argentina, a YPF, que era controlada pela espanhola Repsol. A decisão de Cristina, que aumentou sua popularidade, aconteceu porque segundo fontes do governo e opinião do próprio povo argentino, a empresa petrolífera não estava cumprindo o que havia combinado. A reestatização da YPF foi importante para o país e para o povo argentino, mas não se pode, ainda, fazer uma avaluação de como ficará a imagem do país e as suas relações com o comércio e o mercado internacionais. Mas para a Espanha foi ruim, ou melhor, péssimo.
Terça e quarta-feira  aconteceu talvez o pior ou pelo menos o que mais contagiou os espanhóis. As duas maiores equipes de futebol do país, o Barcelona e o Real Madri caíram em seus respectivos estádios para o Chelsea da Inglaterra e o Bayern da Alemanha, sepultando de vez o sonho de chegar à final da Liga dos Campeões Europeus.
As duas equipes, consideradas as melhores do mundo, perderam a decisão de disputar a final do importante torneio  europeu com suas formações titulares, com cacifados e milionários atletas como Lionel Messi, Cacá, Cristiano Ronaldo e Iniesta, além de outros famosos e também milionários. 
Na partida terça, quando empatou com o Chelsea, o jogador argentino Messi, do Barcelona, perdeu uma penalidade máxima, que se fosse convertida, daria a vitória à sua equipe. Ontem, foi a vez de Cristiano Ronaldo, que mesmo fazendo dois gols, também sofreu o "efeito Messi" ou, para ser mais próximo, o "efeito Loco Abreu", perdendo uma penalidade, juntamente com o brasileiro Cacá e o espanhol Sérgio Ramos.
Com tantos  prejuízos, jornais italianos e espanhóis especulam que as duas equipes espanholas, principalmente o Barcelona, que está também praticamente fora da disputa do título do Campeonato Espanhol, poderão se desfazer de alguns de seus milionários jogadores. 
Tomara que as equipes brasileiras, que só vivem na pindaíba, não se metam a querer trazer  essas "peças" para cá. Já basta os ronaldinhos, os adrianos, os elanos...

15 comentários:

  1. A história se repete amigos. Apesar dos mal tratos que os brasileiros costumam ser submetidos quando vão para a Europa ou para outros centros considerados mais desenvolvidos, é aqui no Brasil que eles sempre encontram uma mão amiga nas horas dos apertos. Vejam só a crise que eles estão vivendo no momento!
    Segunda a imprensa brasileira, mais de 300 mil portuguesas pediram visto de entrada no Brasil no último ano, fora os que foram para outros paíse outros países da Europa ou fora dela. Isso nos lembra as décadas de 50/60 quando o cenário parecia ser bem parecido com o atual. Os que vieram para cá naquela época lembram muito bem daqueles tempos. Apesar de tudo, nosso povo continua os recebendo de braços abertos. "O mundo dá muitas voltas!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a humildade que é bom não existe do lado deles. Tanto portugueses como espanhóis adoram sacanear com brasileiros. Primeiro foram nossos odontólogos que foram discriminados em Portugal. E na Espanha, a presidente dilma teve que exigir o mesmo que eles exigem para os brasileiros entrarem lá, porque a banca era uma só. Espero que essa derrota no futebol e essa crise que a Europa vive, principalmente Portugal, Gr[ecia e agora Espanha, sirva de lição para esse povo aprender a respeitar os brasileiros e reconhecer que nossa pátria é, diferente das demais, pátria de todos os povos.

      Excluir
  2. A questão dos odontologos não é questão de discriminação. Em Portugal não existe curso de odontologia. Lá esta é uma especialidade e
    Medicina ou seja quem quer Ser dentista tem que cursar e se formar em medicina. E essa questão de entrar na Europa pela Espanha uma vez ci. Uma mulher, depois de deportada, falar o seguinte " eu vou voltar, vou regularizar minha documentação e vou entrar na Espanha" ou seja, quis dar uma de João sem braço e entrar de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  3. Isso tem pouco a ver, pois se lá Odontologia é um ramo da Medicina e no Brasil é um Curso específico, não diminui o talento de nossos odontólogos. Mas não deixa de ser um belo e muito bem feito curso. Na minha família mesmo, tem três odontólogos, um deles coronel da PM, outro com consultório particular e uma que reside no Rio com consultório. Sobre a questão da mulher querer entrar na Espanha "na marra", é um caso isolado. Quantos não chegam ao Brasil nessa condição, como os haitianos, ou mesmo no maior queixo e nem por isso nosso governo os expulsa como meliantes? Talvez os países da Europa hoje paguem por acharem que todos têm um rei ou uma rainha da Inglaterra na barriga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da Odontologia é verdade, em Portugal o sujeito tem que primeiro se formar em Medicina para depois ser Dentista. Penso que é o mesmo em outros países.
      Quanto ao pessoal que deseja entrar nos outros países isso não acontece somente na Espanha, acontece na Itália, Alemanha, Portugal, França, etc. Já vi isso também de gente depois de barrada dizer que vai voltar, que desta vez vai regularizar sua situação, e blá blá blá..... O que acontece é que lá na Europa e nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, e muitos outros existe CONTROLE E ORGANIZAÇÃO o que falta, E MUITO aqui no Brasil. Quer ver a balburdia que vai ser isso aqui: deixa chegar a Copa. Vai ser a vergonha mundial, o maior MICÃO que o Brasil vai pagar pois não tem aeroportos em condições, estradas, hospitais, metros, ............................................

      Excluir
  4. Bem feito aos que imaginaram que ir para Portugal ou Espanha seria encontrar o paraíso. Eles estão mais ferrados por lá do que nós por aqui, concerteza! Mais de 380 mil portugueses, de uma popualção de 10 milhões e meio (Censo de 2011 - quase 4% da população total) vindo para o Brasil em apenas um ano? Sem se falar nos que foram para outros países da própria Europa. Se esse êxodo fosse no Brasil equivaleria a cerca de 7 milhões e meio de pessoas saindo do país. Isso quer dizer que as coisas não devem estar nada boas por lá! E ainda tem brazuca querendo ir para quelas bandas? Que sirva de exemplo o que aconteceu na imigração da Espanha, não tinham nada que sairem do Brasil e irem pra lá!
    Quanto aos dentistas, acho que não deve ter mais nenhum querendo se arriscar em sair do Brasil e ir para Portugal. Aqui ganha-se bem mais que lá. O melhor exemplo disso talvez seja os patrícios que vieram de Portugal nas décadas de 50/60/70 e hoje são bem sucedidos financeiramente aqui no Brasil, em especial aqueles que vieram para Belém na época da ditadura Salazar. Tem muita gente que hoje está rica e que veio naquela época para o Brasil. Deveriam ajoelhar-se e agradecer pela hospitalidade que tiveram aqui.
    Quanto a infra-estrutura de nossos aeroportos e outros pontos mais, concordo em parte com a opinião do amigo acima. Vamos ter muitos problemas durante a copa do mundo sim. Não pelo evento em si mas pelo problema do super aquecimento da economia e pelo pouco investimento que foi feito ao longo dos últimos vinte anos. Agora ficou tudo muito em cima para fazer. De qualquer forma iremos cumprir o acordado e isso poderá ser benéfico ao país que terá de se superar e realizar obras em cinco anos, que deveriam ter sido feitas em cinquenta. Até nos aeroportos brasileiros encontramos patrícios vindos de Portugal para trabalhar. Ao invés de ficarem apontando os erros e as mazelas do Brasil, primeiramente deveriam reconhecer e aceitar os erros cometidos em seus paíse.
    Sabemos que contrôle e organização não é um ponto forte do brasileiro, isso é fato. Agora, isso é uma questão cultural! E por falar em cultura, de onde recebemos essa herança? Com tantas misturas que tivemos em nossa formação, um dia, quem sabe, termos uma melhor formação cultural e quem sabe poderemos dar exemplo de organização e contrôle.
    O mundo dá muitas voltas e não devemos cuspir no prato que comemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo o pesamento do meu caro Luiz Paulo. parece estar torcendo para que as coisas boas na Copa de 2014 não aconteçam. Caro amigo, sei que você é filho de português (eu sou neto), mas temos que recocnhecer que o Brasil mudou, est´[a fazendo o possível para acertar em todos os setores e tem mais: não vai acontecer p. n. de micão. As obras vão acelerar e vai dar tudo certo. Leia e atente para o comentário do anônimo acima (que deveria assinar seu nome, seu comentário está excelente. Essa pátria que você vive mas sei que ama mais a outra, que é irmã, está mudando a cada dia. Hoje, as velhas dinastias estão sufocadas pelo consrvadorismo, pelos muitos erros cometidos em passado até recente, pela exploração à outras terras e o mal usso do que se apropriaram. Veja o caso da França, o imbecil de lá pode perder a eleição para um cara que nem se sabe quem é. Ou seja, a grande França está entre a cruz e a espada, ou seja, o eleitor francês está parecendo o samba de Martinho da Vila: "Não sei se vou, não sei se fico", pois dos dois candidatos, um os eleitores não querem e o outro é pior do que o "um". É mole ou que quer mais?

      Excluir
    2. Para completar: essa questão de controle e organização, e muito relativo. No regimes de forças você controla até o pensamento dos cidadãos, mas nas democracias (eu adoro a do Brasil) a liberdade faz com que levemos nosso jeito brasileiro de ser e de viver e que, podes crer, causa inveja a muitos gringos, que pensam que são modernos mas estão na idade da pedra.

      Excluir
  5. Não sou pessimista meu amigo, sou realista. A eurocopa de 2004 que foi em Portugal (país odiado por muitos) ficou com seus estádios prontos muito antes da copa, assim como sua infraestrutura (aeroportos, hoteis, etc). A Copa de 2018 será na Russia e lá as obras esão quase prontas. Ainda continuo com minha posição: A copa de 2014 será uma vergonha (não temos infraestrutura para isso)

    ResponderExcluir
  6. Ainda tem gente que comenta e responde para esse bobalhão do marcos morares, deixa ele falar besteira sozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele acha que é o dono da verdade e defende esse paísinho chamado Brasil, que infelizmente nasci aqui, mas que é uma merda só. Sou mais a europa.

      Excluir
    2. Vai para Europa, cara. Vai passar fome lá. Aqui tu não passas, mas lá é certo, porque todos os países lá estão na maior m...
      Acho que nós respeitamos e queremos bem Portugal. Agora não é porque meus antigos parentes eram de lá que eu vou defender os erros dos que governaram e hoje administram lá. Até no Brasil eu acho que os ditadores deveriam pagar por seus crimes. Adoro a democracia, a democracia que impera no Brasil hoje.

      Excluir
  7. Portugal é um país bonito, amistoso e com um povo acolhedor. O problema é que existe uma minoria que se acha melhor que os demais e teima em mostrar somente o lado ruim de nosso país, apesar de viver aqui! Por que nã se mandam de volta? Só que essas figuras não representam a grande maioria do povo português.
    Assim como no Brasil, em Portugal também existem as mazelas da vida. Uma certa ocasião fiz uma viagem de turismo a uma grande cidade daquele país e ouvi de um patrício português que lá também existem favelas, desabrigados, viciados, desempregados, ladrões, corruptos, enganadores, sujeira, discriminação, etc, tal qual aqui, apesar de ser em menor quantidade. Vi também algumas coisas que talvez deixe o amigo Luiz meio desapontado. Um certo dia fui fazer um tour numa parte histórica da cidade, bem visitada inclusive por turistas, quando me aproximei do balcão de um bar/restaurante bem frequentado e quando pedi uma Imperial para aliviar o calor, eis que o balconista (português!) me deu uma Tulipa vazia, supostamente limpa, porém antes de beber percebi que existia na borda uma imensa MELECA (isso mesmo, uma meleca enorme). Não tive nem coragem de alertá-lo do fato, simplesmente bebi na garrafa, porém fiquei envergonhado e enojado daquilo. Quando olhei para o chão, apesar de ter lixeiras, era uma sujeira só, parecida com aquelas que costumamos ver em algumas padarias e lanchonetes daqui. Paguei a conta, a agradeci a gentileza e devolvi a Tulipa do jeito que ele me deu e me retirei do ambiente. Nem por isso tive uma má impressão da maioria do povo portugês!
    Sobre a Eurocopa de 2004, realizada em Portugal, realmente as obras ficaram prontas antes da copa (assim como irá acontecer aqui também). Quanto a infraestrutura (aeroportos, hoteis, hospitais, etc) realmente isso poderá nos causar alguns transtornos. A diferença entre 2004 (Portugal) e 2014 (Brasil), é que em 2004 Portugal já estava preparado pois em 1998 foi palco da Expo Mundial, também realizada em Lisboa. Ficou faltando fazer pouca coisa para a Euro. É bem provável que eles tenham usado muita grana finaciada pela União Europeia para custear as obras, talvez isso tenha contribuido para a crise que estão vivendo. Aqui no Brasil, isso não será problemas pois apesar da desorganização que o amigo falou, usaremos o nosso próprio dinheiro para realizar as obras.
    Apesar de tantas críticas e destratos, continuo gostando do povo portugês apesar de lamentar a perda de prosa que cambou para o lado errado, ao meu ver. que tal mudarmos o foco e passarmos a discutir coisas que realmente intertessem para a nossa queirda Tuna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caro amigo Luiz à vezes camba para o lado da discussão gratuita. Se não gostasse de Portugal não gostaria de meus antepassados. Agora não se pode tapar o sol com peneira nem esconder a realidade que hoje vive a Europa, não só Portugal. Nós aqui também já vivemos coisa até pior, na época da ditadura e até no governo do FHC, que privatizou parte de nossa riqueza a troco de merreca, e depois ainda acusou seu amigo Serra.
      Hoje nós estamos melhor por força do trabalho de nosso povo e do governo, melhor do que os passados. Torcemos para que as coisas aqui continuem melhorando e que a Europa e principalmente nosso "avozinho" Portugal entre nos trilhos, pá.

      Excluir
  8. Censo 2010: escolaridade e rendimento aumentam e cai mortalidade infantil



    O IBGE divulga os Resultados Gerais da Amostra do Censo 2010, que apresentam uma série de mudanças ocorridas no país de 2000 para 2010, com detalhamento, inclusive, por município, além de trazerem informações pesquisadas pela primeira vez. A pesquisa inclui informações sobre características de migração, nupcialidade, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, pessoas com deficiência, domicílios e deslocamento para trabalho e estudo, e tempo de deslocamento para trabalho.

    A publicação completa dos Resultados Gerais da Amostra do Censo 2010 pode ser acessada em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_gerais_amostra/default_resultados_gerais_amostra.shtm

    O IBGE também disponibilizou um aplicativo que permite construir mapas e cartogramas com informações da Amostra do Censo 2010 e detalhamento até o nível de município. O link é http://www.censo2010.ibge.gov.br/amostra

    Em dez anos, mortalidade infantil caiu 47,6% no país

    Em 2010, taxa de fecundidade era de 1,90 filho por mulher

    Percentual de jovens fora da escola na região Norte diminuiu, mas ainda era o maior do país

    Percentual de pessoas com curso superior completo subiu de 4,4% para 7,9%

    Mulheres tiveram ganho real de 13,5% no rendimento de trabalho e homens, de 4,1%

    32,7% da população recebiam até um salário mínimo de rendimento de trabalho

    Região Sul manteve o maior nível de ocupação em 2000 (53,5%) e 2010 (60,1%)

    174,6 mil brasileiros retornaram ao país entre 2005 e 2010

    O Censo 2010 registrou um grande aumento no movimento de entrada no país em relação a 2000. Foram 286,5 mil imigrantes internacionais pelo critério de data-fixa, ou seja, indivíduos que residiam no Brasil na data de referência do Censo, mas que moravam em um país estrangeiro cinco anos antes. Esse número foi 86,7% maior do que em 2000 (143,6 mil). Os principais estados de destino desses imigrantes foram São Paulo, Paraná e Minas Gerais que, juntos, receberam mais da metade dos imigrantes internacionais do período.

    Do total de imigrantes internacionais, 174,6 mil (65,0%) nasceram no Brasil, portanto eram imigrantes internacionais de retorno. Em 2000, foram 87,9 mil imigrantes internacionais de retorno, 61,2% dos imigrantes do período.

    Os principais países de origem dos imigrantes foram os Estados Unidos (51,9 mil imigrantes), Japão (41,4 mil), Paraguai (24,7 mil), Portugal (21,4 mil) e Bolívia (15,8 mil). Em 2000, os principais países de origem eram o Paraguai (35,5 mil), Japão (19,7 mil), Estados Unidos (16,7 mil), Argentina (7,8 mil) e Bolívia (6,0 mil).

    Santa Catarina teve o maior crescimento de imigrantes do país de 2000 para 2010

    Em 2000, os migrantes de retorno representavam 22,0% do total de migrantes (1,1 milhão de pessoas) do Brasil. Em 2010, esse percentual subiu para 24,5% dos migrantes (1,23 milhão de pessoas).
    FONTE: IBGE

    ResponderExcluir