segunda-feira, 16 de abril de 2012

Denúncias do Dr. Marcelo, o médico que entrou na Cracolândia, têm que ser apuradas

Ontem o programa "Domingo Espetacular" da TV Record apresentou excelente documentário-reportagem sobre a Cracolândia, um verdadeiro inferno onde centenas de viciados em crack durante um grande período, foram visitados e tratados como doentes que são, por um médico jovem e corajoso, que entrou e conviveu com respeito com homens, mulheres e adolescentes viciados, que sem apoio das autoridades paulistas, fizeram do local o maior centro de trafico de drogas e viciados do país e da América Latina.
Dr.Marcelo com sua esposa e o filhinho
O Documentário foi produzido pela dupla de jornalistas Marco Aurélio Mello e Gustavo Costa, e o médico em questão é Marcelo do Santos Clemente, 27 anos, que morreu inesperadamente no dia 9 de abril de 2011, exatamente há um ano, de edema pulmonar. Marcelo era recém-formado pela USP (Universidade de São Paulo), e no período em que atendia usuários da Cracolândia, fez um diário, hoje transformado em filme. Em sete meses na região, ele revolucionou o trabalho com viciados, ganhando o respeito e o reconhecimento de elementos que viram no trabalho do médico, além de uma grande e destemida ação social, um maravilhoso ato humanitário.
A esposa do Dr. Marcelo conta que foi deitar quando o abraçou e percebeu que ele estava desacordado. Parentes e amigos contam que o médico encarou as piores doenças e entrou onde ninguém jamais ousou entrar.
As histórias vividas pelo Dr. Marcelo, como ficou conhecido, foram registradas em um diário. Lá, ele escreve: “Entrei onde muitos poucos tiveram coragem de entrar. Conheci o sistema. E achei seres humanos onde todo mundo só via bicho”.
Parentes e amigos contam que os médicos ficaram assustados quando Marcelo disse que trabalharia na região. Tinham medo de doença e de tiroteios entre policiais e traficantes. Marcelo Clemente, porém, abandonou tudo para cuidar dos usuários de crack. Ele ganhou a confiança dos viciados e conseguiu entrar no meio deles, revolucionando o trabalho dos médicos na Cracolândia.
Em seu diário, o médico escreveu: “O não agir e o ignorar são formas cruéis de violência”. Depois de Marcelo, até hoje, nenhum médico teve coragem de entrar no local.
O material mostrado pela TV Record ontem, além de uma grande, importante e corajosa reportagem, que chega a impressionar pelas imagens, é também um grande serviço à população, que passa a conhecer como funciona em São Paulo as "gestões"  municipal e estadual, e que o governo federal deve, agora  a partir das denúncias de Dr. Marcelo, cobrar mais ação dos dirigentes da capital do mais rico estado brasileiro. As fortes imagens mostram que São Paulo é líder em problemas sociais e onde a miséria e a má gestão predominam em todas as áreas, principalmente na área de saúde.

25 comentários:

  1. Estou indignada com essa noticia, me desculpe mais preciso falar o que penso, eu acordo as 5:00hs da manhã para trabalhar como muitos cidadãos e não tenho tempo para ficar me viciando em drogas, temos pessoas doentes normais em hospitais, não acredito que alguém possa estudar para ajudar e se dedicar a essa causa, se entrou na droga foi porque quiz! Além de nós termos que conviver com esse tipo de gente, temos que sentir pena? Se eles fossem trabalhar não teria tempo pra isso...Vou rezar para esse médico, pq deve ter sido o único erro na vida dele é ter cuidado desses fracos!

    CLAUDIA L P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um pequeno detalhe..."Agir com Violência" é quando tu para seu carro no farol e esses tipos de pessoas quebram o vidro do seu carro, roubam e nos ameaçam depois de um dia longo de trabalho, isso sim é "Agir com Violência"

      CLAUDIA L P

      Excluir
    2. Que Deus perdõe seu terrivel egoismo... e que esse mal que está solto pela terra nunca acometa a vc e a nenhum dos seus.... Esse médico não errou por ter cuidado desses doentes e não fracos como diz você... Ele fez a diferença. Fiquei chocada em ler o q tu escreveu, mas, me fez ver que realmente existem pessoas que precisam enxergar a mais que seus próprios umbigos...Lamentável mesmo!! Nesse momento só peço que Deus amoleça o coração de pessoas como você...

      Excluir
    3. são pessoas como vc.... que o brasil não vai para frente se existesse mais dr marcelo por ai quem sabe as coisas seria diferentes... e outra ninguem entra nas drogas por que querem.... não fale besteira

      Excluir
    4. Coitado irritado desse jeito deve estar perdido....tu pegou o ônibus andando e quer andar na janelinha....

      Excluir
    5. Nossa quanta idiotice eu uso droga porque da uma brisa legal, vai ter que existir muitos Marcelos Pra ajudar nois! kkk

      Mx loko

      Excluir
    6. Cuidado vc ñ sabe o dia de amanhã, só Deus pode julgar isso deixou de ser safadeza é doença, o mundo engana.

      Excluir
  2. Quanto absurdo nesses comentários... Dizem isso até não conhecer os efeitos da droga e encará-los como doença, até que um filho , pai, irmão de vcs passem a usar...

    ResponderExcluir
  3. As pessoas não terem trabalho é uma violência, não treme acesso a saúde é uma violência, não ter direito a estudar é uma violência e não ter direito a se tratar também é uma violência. Vcs que dizem tantas asneiras, não conhece o mundo dessas pessoas e o que as levaram até lá. Porém não deixaram de ser "gente" as vezes muito mais gente do que vemos aos montes por aí, são solidários entre si...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que santa ignorância. Um erro não corrige outro. De 100 famílias, pelo menos 60 têm pessoas como problemas de dorgas. E a prórpia pedicina reconhece o viciado em qualquer tipo de droga como doente. Esse médico merece uma estátua pela dedicação dele à profissão e aos doentes.

      Excluir
  4. É certamente uma questão de saúde pública. O álcool é uma droga lícita. Não é horrendo ver um filho de bacana andar de carro alcoolizado de madrugada dirigindo seu carro e atropelando inocentes, não é mesmo? Autoridades até quando veremos estes descasos com os pauperizados. São seres humanos em situação de vulnerabilidade e é responsabilidade do Estado ampará-los dando a eles dignidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem um doido em alta velocidade atropelou uma famíia intyeira e uma adolescente morreu. Outro, aloprou e deixou o carro pendurado numa janela de um apartamento. Alcoolismo é droga, é doença.

      Excluir
  5. Agora ficou uma duvida: como as pessoas envolvidas serão punidas? Duvido que a corporação da Policia Militar, civil ou até mesmo a metropolitana entregará a cabeça dos criminosos de farda a quem eles protegem debaixo de suas asas.O dia que isso ocorrer,pode se dizer que será o Dia do Milagre...A realidade é que a humilhaçao por meio de estupros,ingestão de excrementos e tudo o que foi mencionado por Dr Marcelo acontece sim. Tive alguns relatos de um ex viciado que me deixou nauseada.Estupros tanto por parte de viciados como das autoridades.Dai vc vê um ser humano dedicando sua vida para tentar fazer a diferença e se depara com comentarios infelizes de pessoas mesquinhas, dizendo q o erro dele foi fazer a diferença. Pessoas assim violentam,cospem na cara daquelas pessoas que ja estão no inferno em vida novamente.Espero que apareçam mais valentes que denunciem, façam a diferença para que haja punições para pessoas certas, tratamentos para esses doentes e Oro a Deus para que meus filhos, e para que mais pessoas não adoeçam com esse mal.

    A.P.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é que cada um faça a sua parte. O Dr. Marcelo fez a dele com muita dignidade. Hoje, sua esposa sofre mas se orgulha dele, mesmo que ele tenha falecido. A semente que ele plantou é uma motivação a mais para ela e outros rofissionais da saúde continuem na luta para eradicar o terrivel mal das dorgas da humanidade. Certamente será um exemplo para seu filho e para os brasileiros que reconhecem que os problemas sociais para serem discutidos e possivelmente resolvidos, têm que ser denunciados insistentemente e muitas vezes sacrificar a vida de pessoas.

      Excluir
  6. Claudia...

    Graças a Deus você não é usuária de drogas e tem um bom emprego, mas nós sabemos que não são todas as pessoas que tem acesso a educação, saúde e trabalho. A população da Cracolândia é doente e precisa de ajuda da mesma forma que os "doentes normais" que você mencionou no seu comentário. O dr. Marcelo fez o trabalho dele como médico e honrou seu juramento, pois um grande médico não pode fazer distinção de pacientes, drogado ou não todas as pessoas tem direito a um tratamento. D.S.N

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,
    O assistencialismo não leva a nada, exceto para uma nova forma de vicio onde pessoas se subjulgam para que outros possam ajuda-las. É necessário facilitarmos para que pessoas que tenham boa vontade realmente, tenham oportunidade para viver de seu próprio trabalho (ensinar a pescar). Fiquei indignada é que esta questão ficou polarizada apenas nos viciados, e a familia do médico como fica (foram apenas 9 meses de vida e quantos mais serão necessários se perder e não chegarmos a resultado algum)? Quem de vocês já foi assaltado e perdeu um ente querido, ouviu uma frase "Antes sua mãe chorar do que a minha..." Não sou egoista, entendo a dificuldade de quem passa por esta situação, porém é importante dizermos a verdade, ou seja, não podemos ficar aliviando pessoas que acabam indo por este caminho das drogas ou coisas excusas... pois se for assim, daqui a pouco estão com mais razão do que nós que tentamos fazer o correto !
    Claudia L P

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,
    só temos que lembrar de uma única questão:

    O livre arbítrio, quem quiser usar droga vai usar, quem quiser ajudar um drogado vai ajudar, quem quiser repudiar essas atitudes vai repudiar! Porém o que mais temos que tentar eliminar de nossos dias é a intolerância, pois ela é quem gera, a inveja, a diferença e a violência de todos os modos....

    EAJ

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci o Dr. Marcelo e posso garantir que ele tinha o melhor e mais bondoso coração que eu pude ver em alguém! Achava o trabalho dele muito digno e acho até que foi por isso que me apaixonei tão fortemente assim por ele. Ele deu, sozinho, pra essas pessoas doentes uma chance que elas jamais teriam e não podemos tratar usuários como lixo social, eles são doentes!
    O Dr. Marcelo amava o que fazia e por ele eu vou continuar o trabalho lindo que ele executava! Um dia ele me disse que eu ia ser muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último anônimo (ou anônima) deve ter sido muita íntima do Dr. Marcelo. Muito bonita sua explanação e o desejo de dar continudade à um trabalho tão belo e digno. (Luiz Paulo).

      Excluir
    2. Um dia eu fui sim!
      Estou me sentindo extremamente culpada e não consigo deixar de sofrer pela morte dele.
      Eu disse a ele q queria ser psiquiatra, por isso, ele disse que eu seria muito bem-vinda e os pacientes dele estavam "precisando muito de mim".

      Excluir
  10. "Desigualdade social".. essa palavra precisa ser banida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a desigualdade social existe, visível, só não enxerga quem não quer. Uns nascem em berço de ouro; outros nascem na favela; alguns nascem em bairros humildes, filhos de pais pobres, mas lutam para conseguir um lugar ao sol. Alguns conseguem. As diferenças sociais em um país continental como o Brasil são muito grandes. E, como bem falou a Cláudia, devemos dar graças a Deus por não sermos nem termos filhos viciados. Quem é ou tem filhos assim sofre uma barra...

      Excluir
  11. *Video_Mc_Lual.wmv
    *

    www.youtube.com

    O inédito vídeo do cantor MC Lual com a música Não as Drogas. Confira você
    vai gostar.

    ResponderExcluir
  12. PARA FALAR CONTRA O CRACK, AS DROGAS TEM QUE SER MUITO CORAJOSO E SER DEPENDENTE DE DEUS, E ASSIM FOI O DR MARCELO, ELE NOS DEIXA A MENSAGEM DE CORAGEM E AMOR POR VIDAS E FAMILIAS,
    BREVE MEU 1º CD ENTITULADO CRACK E USUÁRIO É = A MORTE, MC LUAL (GOSPEL) RJ
    TEL 021) 84290416 OI

    ResponderExcluir
  13. Para as drogas, minha tolerância é ZERO!!! E quero ser respeitada... Usa quem quer e eu nao tenho nenhuma pena de quem se vicia. Ninguem é criança e entra nessa por livre e espontanea vontade. Todo mundo sabe dos maleficios e se entra então que pague seu preço.
    Acho ridicula essa comparação das drogas pesadas com alcool que na verdade é droga tambem fortissima, mas por ser liberada, vai-se usar como argumento para se usar outras drogas? Um erro não justifica o outro. ABAIXO TODAS E QUALQUER DROGA!!!

    ResponderExcluir