terça-feira, 18 de setembro de 2012

Amijubi, Zuzeco, Fuleco. Que que é isso?

É pra rir. Ou chorar: a Fifa divulgou comunicado oficializando nosso Tatu-bola como o mascote oficial da Copa do Mundo 2014. Até aí muito legal, pois o Tau-bola é um animal diferenciado dos demais, quando quer se proteger transforma-se em uma bola, ficando com a cara do Brasil, país do futebol.  Mas o que é que a Fifa tem a ver em escolher o nome oficial do mascote? 
Tatu-bola já é um nome, poderia ser até o nome oficial do mascote. Mas vamos que tenha-se que escolher outro nome, mais fácil, mais prático, mais comercial. Mas não é a Fifa a indicada a escolher esse nome. Aliás, não era, pois a entidade maior do futebol mundial já deu três opções para nós brasileiros, que vamos organizar a Copa,  que somos o país sede, escolher. E o pior: cada nome o mais ridículo: Fuleco, Zuzeco e Amijubi. 
Fuleco é um nome "muito fuleiro"
Peraí, como diria meu amigo Bandeira, isso é excesso de interferência.  Nenhum dos três nomes tem sentido algum para nós brasileiros, que amamos futebol. Não têm identificação com o Brasil a meu ver -e creio que na visão da maioria dos brasileiros. A Fifa deveria cuidar de outras coisas, menos disso, que deveria ser de responsabilidade do Comitê Organizador brasileiro, que contrataria uma agência para criar nomes ou, melhor ainda, faria uma votação democrática à nível nacional. Com certeza movimentaria melhor a população e certamente escolheria bem melhor o nome do nosso mascote.
Fica mais uma vez provado, que assim como as federações estaduais "tomam bêncão" à madrasta CBF; nossa entidade maior nem precisa se rasgar para cumprir as ordens da entidade máxima do futebol. 
Mas assim...

2 comentários: