quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Hoje em campo, uma Seleção bem brasileira

Houve um tempo, em que times que estivessem bem no campeonato estadual ou no Brasileiro serviam de base para a Seleção Brasileira. Analisando bem, tem muito sentido. Jogadores que já estão treinando e jogando juntos têm condições bem melhores de se portarem bem em uma partida como a de hoje, por exemplo.
Equipes como Botafogo, Santos, Flamengo e outras, principalmente do Rio e São Paulo, faziam a base da seleção brasileira, ou então um misto de três ou duas equipes: uma era a base do goleiro à defesa e a outra do meio campo ao ataque.Era um sistema interessante, que dava oportunidade do técnico convocar quase um time titular que já se conhecia, e os reservas, um mesclado de várias equipes, nos treinos, iam ganhando adaptação.
O critério mudou e hoje, com uma equipe genuinamente brasileira, formada por  atletas que atuam no Brasil, a Seleção Brasileira enfrenta seu mais ferrenho adversário, a Seleção Argentina, rival de todos os tempos.
Para este escriba, seleção brasileira jamais deveria ser formada por jogadores que estão atuando fora do país. Por vários motivos, mas o principal deles é que o técnico não sabe na verdade como o jogador de fora que é convocado está atuando em sua equipe, enquanto que os outros convocados que atuam no Brasil, sabem menos ainda. Mas isso é coisa pessoal minha, que penso nunca funcionará, porque numa convocação estão em jogo vários interesses: dos empresários de jogadores, da CBF, dos dirigentes de equipes e até do próprio técnico da Seleção. Coloco esse posicionamento porque em todas convocações aparece cada jogador que não tem talento para jogar nem nos times brasileiros de séries inferiores, são verdadeiros "perebas".
Voltando ao jogo de hoje, o time que enfrenta a Argentina é bom. Acho até os jogadores bem melhores do que os que atuaram nos dois recentes amistosos. São jogadores que estamos acostumados a ver jogando, que sabemos até onde podem chegar, porque conhecemos suas limitações. Eles se conhecem entre si, sabem o estilo de jogar um do outro e isso certamente ajuda em muito um bom desempenho.
Vejo ainda algumas falhas na convocação e até na própria equipe que entra hoje como titular. A meu ver deveriam estar ali outros jogadores, que não foram convocados por um motivo ou outro. 
Porém, no geral, boto fé nesse time, e espero que meu pensamento de uma seleção brasileira formada só por atletas que jogam no Brasil seja recompensado com uma boa atuação e uma grande vitória de nossa equipe, e que o povo brasileiro volte a vibrar e confiar no nosso selecionado como sempre fez, apoiando a Comissão Técnica, mesmo com críticas. Se é ele quem comanda, vamos torcer para dar certo; enquanto não muda, vamos apoiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário