terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ranking mostra a UFPa. como uma das melhores universidades do Brasil

Para os que se habituaram a criticar o ensino público superior, com evasivas como "as greves impedem o funcionamento das universidades federais",  ou "o ensino particular é  superior porque os professores ganham melhor", a publicação do RUF (Ranking Universitário Folha), uma pesquisa do jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha sobre as melhores universidades brasileiras, derruba totalmente a tese. 
Segundo o RUF, as melhores escolas de ensino superior do País são as universidades públicas, as federais e as estaduais. Na avaliação das 100 melhores, todas as Universidades Federais estão incluídas, inclusive as Federais de estados do Norte -que normalmente são discriminadas- como Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Acre e a nossa UFPa., que aparece como a melhor do Norte, juntamente com a UFRA e a Unama, uma das poucas universidades privadas que aparecem entre as melhores.
Das 100 melhores universidades brasileiras que aparecem no ranking, apenas 32 são privadas, e o Pará, com a UFPa. aparece em 24º lugar, um excelente índice que prova que nossa principal  e mais antiga universidade ainda é o melhor centro para formação superior do nosso Estado. Também a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), aparece no ranking em 95º  lugar.
Dentre as universidades privadas  as que se situam melhor no País são a Pontificie Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a PUC-RS, respectivamente em 13º e 16º  lugares no ranking. Já a UNAMA aparece como a melhor universidade particular da Região Norte, em 124º lugar.

Um comentário:

  1. Nada mal. Só que moçada só quer mesmo é estudar sem fazer vestibular, nas famosas faculdades do paraguai, de 1.99. Re, re re.

    ResponderExcluir