sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Chico, o MPLA e a "Morena de Angola"


Hoje, pela madrugada, revisitando o livro "Histórias de cancões", obra maravilhosa de Wagner Homem, onde o autor, amigo pessoal de Chico Buarque de Hollanda relata a história da maioria das canções de Chico, fui em cima da "Morena de Angola" (ufa!), que a grande Clara Nunes imortalizou com uma belíssima interpretação e os cacoetes afros na dança que fez com grande perfeição dentro de um de seus inseparáveis vestidos branco. Clara, na visão de Chico quando interpretava esta canção, era própria inspiração de uma morena de Catumbela.
Segundo Wagner Homem, Chico, que sempre foi um simpatizante do MPLA -(Movimento Para Libertação de Angola)-, a gravação resultou  na criação do projeto Kalunga, viagem em que Chico levou vários artistas nacionais para Abgola, dentre os quais o veterano Dorival Caymmi, Elba Ramalho, Djavan, Martinho da Vila, João do Vale, Edu Lobo, Dona Ivone Lara, João do Vale. O intuito foi comemorar os cinco anos de libertação daquele país africano.
O fato curioso de "Morena de Angola", é que Chico fez a letra sem nunca ter ido à Catumbela, localidade angolana, que ele apenas conhecia através de descrições de amigos que conheciam bem Angola,  país ex-colônia portuguesa.

2 comentários:

  1. Corrigir o nome Angola, que vem antes da citação dos artistas brasileiros que foram para lá

    ResponderExcluir
  2. Corrigir o nome Angola, que vem antes da citação dos artistas brasileiros que foram para lá

    ResponderExcluir