quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pará perde talento e a arte de Mestre Cupijó


Com a morte de Mestre Cupijó desaparece do cenário musical e cultural do Pará uma das figuras mais importantes do Carimbó e do Siriá. Cametaense, além de músico advogado, Mestre Cupijó enveredou pelos caminhos da música regional e da pesquisa desde cedo. Aos 12 anos já estava tocando clarinete, e em seguida passou a integrar a "Jazz Batuta do Ritmo", onde já mostrava seu futuro como grande músico.
Filho do maestro e regente Vicente Serrão de Castro,  fundador da famosa Banda Euterpe, da qual foi um dos integrantes,  Cupijó  como compositor, arranjador, instrumentista e grande maestro, foi um dos responsáveis pela inovação do Siriá, mostrando em vários discos ao Brasil a verdadeira música regional paraense.
Cupijó tinha 77 anos e seu falecimento ontem pela manhã em Belém enlutou o meio artístico e cultural paraense. Mestre Cupijó era irmão do professor e advogado José Carlos Castro,  um dos mais atuantes intelectuais paraenses no período da repressão. E foi em companhia de José Carlos Castro que este escriba, na década de 90, assistiu a uma das mais bonitas apresentações de Mestre Cupijó, no Curro Velho.
Artistas como Mestre Cupijó, Mestre Lucindo, Mestre Verequete e Mestre Pinduca, todos grandes expoentes da cultura regional paraense, deveriam ter seus trabalhos melhor divulgados, mais popularizados, para que as novas gerações conhecessem seus trabalhos não pelo simples modismo, mas pela importância cultural de raiz que  estes grandes artistas populares têm em nosso Estado. 
O Blog presenteia seus seguidores e navegantes através de Fafá de Belém, que faz uma bela homenagem ao nosso grande Mestre Cupijó. Vejam e ouçam a beleza de "Siriá",  música de Mestre Cupijó na voz de nossa Fafá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário