sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O debate e os "laranjas"

O debate de ontem da RBA deu para confirmar (o que todos já sabiam; lindo, não?), que no montante dos 10 candidatos -o maior número de uma eleição municipal em Belém-, pelo menos três são "laranjas". O acordo firmado entre alguns candidatos para elaborarem perguntas a outros previamente determinados, inclusive o tema da pergunta, foi observado, e os "laranjas" cumpriram muito bem suas funções. 
Marcos Rêgo, Sérgio Pimentel e Jefferson Lima, os três "laras", procuraram cumprir todas as determinações, atingindo principalmente os candidatos do PT e do PSOL, respectivamente Alfredo Costa e Edmilson Rodrigues, este na verdade, o mais visado inclusive pelos desesperados Anivaldo Vale e Zenaldo Coutinho.
Tranquilos e nunca entrando no esquema de provocação, principalmente do mais aloprado, Marcos Rêgo, os dois candidatos socialistas preocuparam-se em mostrar propostas, sendo que, Edmilson Rodrigues, foi ainda mais enfático em suas manifestações, mostrando planos de governo, o que já fez como prefeito e como governará Belém.
Lamentável a figura de Anivaldo Vale, candidato do Dudu. Triste e demonstrando muito cansaço, perdendo-se na contextualização das palavras e das idéias. Mesmo com muito esforço, o velho político deu sinais de que, "não era bem isso que queria" e que o esperto Dudu lhe meteu numa grande fria.
A atitude de Zenaldo em reconhecer os muitos erros de seu partido, inclusive de ter sido o aliado maior de Duciomar na eleição passada, e hoje estar em outra seara, demonstrou maturidade do milionário candidato. Mas o peessedebista pecou quando resolveu atacar Edmilson. Se não vencer no primeiro turno, como as pesquisas apontam, na pior das hipóteses, o candidato do PSol está garantido no segundo. Então, estratégicamente, Zenaldo teria que trabalhar o não crescimento de Priante ou até Jordy, que são as maiores ameaças à sua rica candidatura.
O candidato do PPS Arnaldo Jordy demonstrou também estar muito cansado, embora isso pouco tenha atrapalhado em suas manifestações. Alfinetado por Pimentel, que mais parece o candidato do prefeito, pois diz que ele quem fez tudo em Belém, não respondeu, preferiu ser elegante.
Priante, do PMDB, é a grande decepção da eleição e do debate. Inseguro que chega a falar mal; não tem objetividade nas propostas, preferindo citar a boa relação com Dilma, Lula e Jatene. Nunca cita os parentes Jader, Alcione e Helder, que são bons de palanque mas que ele quer ver longe da campanha. 
Dos candidatos mais fortes, Priante é sem dúvida o que mais deve perder pontos. Sua falta de objetividade, o excesso de fisiologismo e a falta de eloquência o prejudicam muito.
No mais, um debate bom para diabético e para hipertensos: sem açúcar e sem nada de sal, sem emoção, talvez pela preocupação da emissora em dar oportunidade a todos os candidatos -inclusive os "laranjas"-, de mostrarem o que pretendem fazer. Mas, valeu. Pelo menos deu ´para se avaliar mais ou menos quem é quem. Mas bem que poderia ter sido melhor.

10 comentários:

  1. Eu assisti ao debate ontem entre os candidatos a prefeito de Belém e afirmo com toda a certeza que a nossa cidade precisa de alguém como o José Priante. Ele conhece bem a cidade e ja fez muito por ela.
    De acordo com a sua frase "aprendi nas minhas vitórias e derrotas” que podemos perceber a maturidade do candidato para governar Belém. Vamos eleger quem realmente merece estar no cargo e não quem só fala e nada faz.

    ResponderExcluir
  2. adorei ver quando o leso do Alfredo perguntou pro zenaldo sobre ele no passado ter apoiado o dudu e agora ser oposição. com toda classe zenaldo disse que errou e aprendeu e lembrou ao luso que ele mesmo e a dona ana julia estiveram com dudu no mesmo palanque e ela tomou na tarraqueta, uma cipuada do jatene. e é isso que o pt vai levar dia 7 de outubro.
    quanto ao edmilson ele faz uma encenação espetyacular quando fala, faz cada careta e gestos.... como prefeito é um péssimo ator e é outro que vai ser limado pelo povo de belem

    ResponderExcluir
  3. milionário é o ex prefeito que tem hotel fora do brasil e apartamentos luxuosos em belém

    ResponderExcluir
  4. Também assisti ao debate e acho que Priante foi bastante objetivo ao apresentar suas propostas e suas conquistas enquanto deputado. Meu voto continua sendo dele!

    ResponderExcluir
  5. Eu vou votar no Priante não só por tudo que ele já fez por nós belenenses, mas pelo que ele ainda não teve chance de fazer tudo o que pode. Agora é a vez dele na prefeitura, é a chance que temos de melhorar nossa vida. Já estamos cansados desses candidatos que só prometem.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou belenense e eu vejo a cidade abandonada, uma vergonha na educação, saúde, segurança, tudo. Uma vergonha o que esse “Edmilson Rodrigues” fez com Belém. Quero mudanças já, to com o Priante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não quer ver o Priante é o primo Jader. Segundo os Barbalhos, de todos ele é o mais guloso. Imaginem, até o Ratão tem medo, deve ser muito perigoso.

      Excluir
  7. Assistam o Video passa zenalcool ae...

    http://youtu.be/Yoy_ZYxVSDY

    ResponderExcluir
  8. Mesmo não votando em Belém, gosto de acompanhar os debates e horários políticos. Posso estar enganado, mas achei o Priante, diferentemente de como foi dito, como o mais claro e eloquente ao expor suas idéias e propostas. Edmilson já foi prefeito da cidade e acho que todos já conhecem e sabem que o "dizer" para o "fazer" dele é bem distante. Na minha opinião de uma pessoa que está em Belém com certa frequencia, acho que os moradores de Belém deveriam dar uma chance a José Priante agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que ele faz medo, isso faz. Em tudo que ele consegue para o estado tem que rolar comissão.Isso os prefeitos do interior (sou de Marapanim) sabem perfeitamente.

      Excluir