quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Secult breca lançamento de livro de Edmilson

Convite do lançamento do livro de Edmilson

Da Assessoria de Imprensa do candidato a prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, este escriba recebeu email e transcreve perplexo com a atitude dos organizadores da Feira e com as autoridades estaduais que mostram claramente o quanto os gestores de nosso Estado estão politicamente atrasados por não saberem diferenciar uma coisa de outra. O lançamento da obra de Edmilson, autor de vários livros, era esperado por intelectuais, escritores, estudantes e pessoas de várias áreas da cultura de Belém, que se decepcionaram com a esdrúxula ação da Secult.
Eis o teor do email:
Faltando quatro dias para o lançamento da obra do deputado estadual Edmilson Rodrigues, na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, o Estande do Escritor Paraense informou que o lançamento foi suspenso. O livro "Território e Soberania na Globalização - Amazônia, Jardim de Águas Sedento", traz a tese de Doutorado defendida por Edmilson na Universidade de São Paulo (USP), em 2010. A decisão arbitrária foi comunicada no final da tarde, por telefone, pelo integrante da comissão responsável pelo estande, Cláudio Cardoso, e, também por meio de ofício rubricado por ele. A suspensão foi determinada pelo secretário de Estado de Cultura, do governo do PSDB, Paulo Chaves.
lançamento, planejado com meses de antecedência, com o conhecimento da Secult, aconteceria no Estande do Escritor Paraense, no próximo sábado, 29, às 20 horas, conforme consta na programação amplamente divulgada pela secretaria, em meio impresso e eletrônico.
O ofício alega que o artigo 73 da Lei 9.504/97 determinaria que "a legislação veda o uso promocional por qualquer candidato ao pleito de 2012 para o lançamento e autógrafo de publicação de qualquer natureza". Mas a assessoria jurídica de Edmilson ressalta que não consta na legislação tal vedação e, por isso, cabe providências jurídicas contra a decisão.
Edmilson Rodrigues, que é autor de outras obras, lamenta que a Secult se oponha a um evento de cunho estritamente literário e científico, o qual não se confunde com um evento eleitoral, mesmo porque a legislação é clara quanto às condutas vedadas aos candidatos.

4 comentários:

  1. O PSDB é o retrato da perseguição política tipicamente conservadora. O que fizeram agora com o Edmilson é coisa de quem é discípulo do atraso, da ante-democracia. Nota zero para a turma do jatene e do zenaldo.

    ResponderExcluir
  2. Esta certa a secult parabéns .... O odiento desse língua presa se conforme essa besta vermelha

    ResponderExcluir
  3. Tu deve ser neonazista igual a eles, não é hitler?

    ResponderExcluir
  4. Ora, se não deixarem lançar dentro da feira, então que seja lançado fora dela! Tal atitude (do PSDB) não evitará a vitória de Edmilson!

    ResponderExcluir