O ano de 2012 será eternamente lembrado por muitos brasileiros, principalmente os amantes da Música Popular Brasileira.Este ano, quatro grandes monstros sagrados de nossa MPB comemoram sete décadas de vida. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, os aniversariantes "setentões" de 2012, comemoram com lançamentos de discos, shows especiais e festas particulares, com familiares e amigos.
![]() |
Caetano: 70 no próximo mês |
![]() |
Gil já fez 70 em Junho |
![]() |
Milton aniversaria em Outubro |
Caetano Veloso, que chega às sete décadas no dia 7 de agosto, já começou a ser comemorado na internet. Seu site foi todo reformulado e, ao longo das próximas semanas que antecedem o "nat", entrarão no ar vídeos onde ele, em novos depoimentos, relembra suas sete décadas de vida. A novidade do site de Caetano é que de presente, os fãs inda podem ouvir todas as faixas de todos os seus discos. O principal projeto de Caetano para 2012, porém, é seu terceiro CD com a banda Cê (Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado), previsto para o fim do ano. A gravadora Universal, que detém o catálogo integral do artista, relançará caixas onde cobrem toda a sua trajetória, além de um tributo aos cantores novos interpretando músicas do compositor. "Transa" (1972), um de seus principais discos, ganhou nova edição mês passado por ocasião dos 40 anos do lançamento.
![]() |
Paulinho: 70 em Novembro |
Paulinho da Viola, outro setentão, viverá uma experiência inédita, mas logo após seu aniversário de 70 anos (12 de novembro). Ainda em ritmo de festa de aniversário, ele, em 28 de novembro, cantará no Carnegie Hall. O site de um dos templos musicais de Nova York o apresenta como "o maior sambista vivo do Brasil". O sonho dos fãs de ouvir um disco novo não acontecerá este ano - seu último é de 2007. Paulinho alega muitos compromissos e uma consequente falta de tempo para entrar em estúdio. Segundo o compositor e cantor, está pela primeira vez acumulando canções inéditas. Tem, pelo menos, sete prontas. Ele ainda pretende avaliar a remasterização de seus 11 discos (1968 a 1979) onde a EMI relançará até o fim do ano.
2012, portanto, é um ano de festas, muitas festas. Para quem ama a MPB, seja o o rock, canções, frevos e sambas de Gilberto Gil; a canção leve, o rock, o samba-canção, o frevo e o samba de Caetano Veloso; as canções mineiras, a MPB dos festivais, as canções de viola, o som beatle e moderno dos jovens do Clube da esquina, a poesia vocal de Milton nascimento vai ter muito o que curtir por todo o resto de ano. É a festa dos setentões, os nossos ídolos que -como bem disse Belchior- anda são os mesmos. É acompanhar no que foi possível. É viver Gil, Caetano, Milton Nascimento e Paulinho da Viola. A MPB setentona, mas muito ativa e bem moderna.
Estes sim, fizeram histporia na música brasileira. Mesmo com 70 anos, ainda são os maiores, dentre outros da nossa música. Parabéns pela bela matéria.
ResponderExcluirProfessor Jorge Lima
Obrigado professor.
ExcluirQueria esclarecer, que as matérias que postamos no blog são frutos de nossas próprias idéias; outras, são feitas depois de trabalho que fazemos ao longo de 30 anos como "modesto pesquisador" de artes: plásticas, musicais, cinematográficas e cênicas. No esporte, somos amantes do bom futebol, independente do clube; mas lógico que torcemos, primeiramente a Tuna.
Quando usamos material de outros, sempre colocamos a fonte.
Não estamos aqui para mostrar que somos o maior, o melhor, tampouco temos interesse em atritar com ninguém. Passamos longe disso. E pedimos aos nossos seguidores e navegantes que não procurem atingir a ninguém em seus comentários, como tem acontecido: atingem equipes, a Tuna e até à pessoa do blogueiro. E o mais lamentável, é que quem faz isso são anônimos. Não gosto de excluir comentário, mas decidi -como muitos blogueiros, para isso participamos de encontros e congressos- que os comentários ofensivos, principalmente de anônimos, serão excluídos.
Sou tunante declarado, mas respeito a Remo e Paysandu. Quando faço alguma critica sobre o desempenho de uma ou outra equipe, ou a uma má gestão, faço como jornalista e assumo o que postar.
Em qualquer meio que se viva, em qualquer sociedade, a democracia deve ser exercida, com respeito. Comentar anônimamente para agredir, é crime, falta de hombridade e atitude típica de discípulos do fascismo. Não vamos tolerar isso aqui.
Tu deve é tirar os comentários dos bexiguentos que nem conhecem a tuna e tem inveja do escriba.
ExcluirZÉ CARLOS -SÓCIO REMIDO DA TUNA E FREQUENTADOR DO CLUBE.