terça-feira, 17 de julho de 2012

Série C está fácil. Negócio é não se enrolar

Mesmo com a derrota de ontem de 1 a 0 para a equipe do Fortaleza, ainda vejo o Paysandu e o Aguia, os dois paraenses que disputam a Série C, com boas chances de classificação para o mata-mata e até para subirem para a Série B.
Analiso assim, porque das 10 equipes que compõem o Grupo A da Série C, onde estão Paysandu e Águia de Marabá, são poucas as que possuem chances reais de sucesso, não somente pelo parco futebol que estão mostrando, mas pela pouca tradição de algumas delas, exemplos de Cuiabá, Luverdense e Guarani. A tabela foi montada de uma maneira que mostra bem o diferencial que existe entre as equipes, o que deixa a concorrência entre os 10 clubes bem favorável a times mais cacifados em seus estados e nacionalmente. 
Na visão deste escriba, Santa Cruz de Recife, Fortaleza, Icasa, Paysandu e Águia são as equipes com  maiores chances de chegarem entre os quatro finalistas. O Icasa, que já é uma equipe de tradição no Ceará e com anos de rodagem em campeonatos nacionais, hoje é o clube que está na liderança do Campeonato, com 7 pontos, conseguidos em três jogos: duas vitórias e um empate, portanto está invicto.
Como ainda é cedo, faltando ainda muitas rodadas para a conclusão da primeira fase, vai acontecer com certeza mudanças na cabeça e nos primeiros lugares. Mas já dá para se fazer uma avaliação de quem tem chances.
Por exemplo: dá para se vislumbrar que equipes como Treze-PB, Cuiabá-MT, Salgueiro e Guarani de Sobral têm poucas chances de figurar entre os quatro. E mesmo o Luverdense, que está com seis pontos, e que quer ser a "zebra" dessa Série C, a meu ver não vai chegar muito longe e com certeza não vai tirar o lugar de Fortaleza, Santa Cruz e Paysandu, pelo menos. Pode sim, pegar a vaga de Icasa ou Águia, equipes que correm  soltas e podem  ou não figurar entre as quatro primeiras.
Pelo investimento que fizeram e pelo que estão mostrando até aqui, acho que Santa Cruz, Fortaleza e Paysandu são as equipes que ficarão nas primeiras colocações.
Claro que o atraso do início do Campeonato da Série C atrapalhou muito a programação dessas equipes. Mas com a estrutura que montaram e com trabalho, dá para prevalecer a lógica (embora futebol brigue sempre com ela) e classificar os dois paraenses, um ou dois do Ceara e o Santa Cruz.
Como o Paysandu aqui, Fortaleza e Santa Cruz trabalham com a grande possibilidade de subirem. Aas chances são grandes e boas. Agora é mostrar futebol. E Ágia e Paysandu, os nossos representantes, não repetirem as pixotadas dos últimos confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário