sexta-feira, 20 de julho de 2012

Paysandu tem hoje seu mais importante compromisso na Série C

O Paysandu faz hoje seu mais importante jogo dessa Série C, às 19h, contra o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, em Recife. Ambas as equipes têm chance de terminar a partida na liderança do Campeonato: o Paysandu tem atualmente seis pontos e se vencer atingirá aos nove ou, se conseguir o empate, ficará com sete e ainda na liderança. Já o time pernambucano, que em três jogos conseguiu apenas uma vitória e dois empates, perfazendo cinco pontos, luta para vencer, chegar aos oito e assumir a liderança da competição.
Pelo que tenho escutado e conversado pelas ruas de Belém, é grande a preocupação dos torcedores  bicolores com  o jogo, principalmente pela ausência de dois de seus principais jogadores: o lateral Yago Pikachu e o meio de campo Ricardo Capanema, que vem sendo o homem forte da marcação da equipe de Roberval Davino. Pikachu foi expulso na última partida da equipe contra o Fortaleza e Capanema se ressente de uma contusão.
Na visão deste escriba o jogo é realmente complicado para o Paysandu. O Santa Cruz é dono de uma das maiores e mais fanáticas torcidas brasileiras. O torcedor coral é daqueles que vai mesmo a campo e gosta de cobrar de seus jogadores.  Brigão, ele nunca desiste, é sempre realmente fiel. Prova disso é a liderança do Santa Cruz quase todos os anos em renda, não importando a Série que esteja disputando.
As ausências de Pikachu e Capanema, além de Leandrinho e Harison, que foi barrado por Davino, podem ser o principal entrave para a equipe bicolor. Os substitutos dos dois primeiros não estão á altura, principalmente Vanderson, que entra na vaga de Ricardo Capanema.
Não acredito num bom rendimento de Vanderson hoje frente ao Santa Cruz. Desde que o veterano jogador  retornou ao Paysandu, depois de alguns anos no Vitória da Bahia, não conseguiu mostrar nem de longe o bom futebol do grande jogador de marcação que foi no início da carreira. O atleta não foi muito feliz nas atuações pelo Campeonato Paraense e, principalmente, na Copa do Brasil. No jogo contra o Coritiba, em Curitiba, foi um dos mais criticados pelas jogadas que resultaram em gols do time paranaense, notadamente pela falta de preparo físico.
Entrar com Vanderson como titular numa partida importante como a de hoje, pode ser muito perigoso para o time bicolor, que tem que pensar em ganhar ou no minimo empatar. O técnico Davino está jogando uma cartada que pode ter consequências sérias para a equipe e até para ele.
Porém, de repente, o santo protetor de Davino pode ajudar a Vanderson, ele realize uma grande partida  e este escriba queime a língua. Tomara, para o bem do futebol paraense.
Mas alerto. O Paysandu tem muitos jogadores oriundos da base, como Neto e Lineker, que Davino poderia alterar o esquema tatico da equipe e utilizar na vaga de Capanema.

Um comentário: