sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tuna vai ajudar a levantar o Belém. De graça!

Ontem, por volta das 19 horas, alguns companheiros cruzmaltinos reuniram com o presidente em exercício da Tuna Luso Brasileira, Charles Tuma, quando tomaram conhecimento do negócio envolvendo futebol que está sendo feito entre Tuna e Sport Belém.
Confesso que fiquei por demais decepcionado com a postura de alguns companheiros que, como ficou mais ou menos caracterizado, chegaram mais cedo e combinaram tudo com o presidente para que quando os últimos três participantes da reunião chegassem já tivessem mais ou menos "fechado" para concordarem com o negócio que possivelmente será firmado entre Tuna e Sport Belém.
Ora, dirão, como é normal na Tuna, que este escriba sempre é a voz contrária a quase tudo. E eu respondo: claro que não. Mas não sou tolo a ponto de concordar com algo que visivelmente é notório ser  totalmente desfavorável à Tuna. Isso que querem fazer é ilegal e não existe em clube algum.
Empresário Zé Carlos; ao fundo, o presidente Charles
No negócio entre Tuna e Sport Belém, a Tuna cederá todo o espaço físico do futebol (campo para treinamento, instalações para aquecimento de atletas, vestiário, banheiros, chuveiros, estacionamento para carros) e mais 12 jogadores do plantel Sub-20, em troca dos salários mínimos desses jogadores. A Tuna não receberá nada pela cessão dos atletas nem do espaço físico.
Como se vê, parece até brincadeira. Mais um negócio que sabe-se alguns poderão se dar muito bem, enquanto a Tuna mais uma vez vai servir "barriga de aluguel". E para uma equipe que sempre foi nosso calo.
O negócio, segundo Charles está praticamente fechado, e envolve os empresários de jogadores Zé Carlos e Arnaldo, além de um outro que trabalha com uma empresa de gá em Ananindeua.
Difícil acreditar que o presidente da Tuna em exercício Charles Tuma tentou colocar na cabeça dos participantes "que a Tuna está fazendo isso para segurar os jogadores do Sub-20, que são "craques", estão sem contrato, e podem a qualquer momento, se não for feito algo para segurá-los, irem para qualquer outra equipe".
Aí é que não dá para entender, mais uma vez: se os garotos são tao bons assim, por que a Tuna não fez um contrato antecipado com eles? Por que deixou-os à mercê de "empresários" durante todo o campeonato Sub-20? Será, realmente, que os 12 são tão bons de bola assim? Tem coisa errada aí!
Só cheguei a ver um jogo do Sub-20 da Tuna. Realmente, o time treinado por Isaac Marajó não é ruim. Mas na equipe toda, diferenciado mesmo, só tem dois ou três. O resto a gente encontra em todos os outros clubes, aso normalíssimos. Fazia-se um contrato com os três, acho que  pagam do ao todo 2 ou 3 mil reais. A Tuna poderia fazer um sacrifício e pagar esses atletas, talvez até emprestando-os, sem necessitar entregar mais uma parte do patrimônio do Clube a troco de nada.
Fiz questão de postar essa matéria, para deixar bem claro a posição de que que não sou a favor do que está sendo feito, como também o Mário Mangas e o Panato. Acho que a Tuna já tem muita coisa nas mãos do outros, A diretoria tem trabalhar, por a cara, ter responsabilidade. Esse tió de gestão de terceirizar tudo não funciona muitos, não. Pelo menos na Tuna, não está dando certo. Outra coisa, de graça, como dizem por aí, nem injeção na testa.

4 comentários:

  1. Gostaria muito de estar enganado mas acho que pelos comentários do nobre editor desse blog, a Tuna parece que perdeu o rumo de vez. Não dá para entender como isso tudo pode acontecer nesse tradicional clube, nas barbas de todos, sem ninguém fazer nada! Onde estão os tutores e bravos portugueses? Parece que o "escriba", apesar de legítimos os seus protestos, está voando sozinho, sem nenhum apoio. Infelizmente quem perde com tudo isso é a sofrida torcida da Tuna e o Pará, é claro, que sempre teve na Tuna uma referência de excelência.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria só de frizar algo, se você não viu os jogos da Tuna, não sabe mesmo quais são os jogadores tidos como "craques". O jogador não se faz só na hora do jogo, nos 90 minutos, mas sim durante toda a preparação técnica, física e psicológica. Não gosto de comentar sobre problemas de diretoria, até porque não é meu papel, vocês colocou sua opinião e eu a respeito. Temos jogadores muito bons, posso citar Cabral(A), Kalindi(A), Rato (Renan)(M), Ykalo(V), Felipe(V), Loro (Ediney) (L), Jonathan(Z), Paulo Vitor (G), Ruan(Z), Marquinhos(Z), Ramom (M), Victor (L). Eu respeito sua opinião, de verdade, mas o grupo era excelente, infelizmente há muitos problemas alheios ao futebol na Tuna, digo infelizmente, mesmo. Sou Luan do Carmo, Preparador Físico do Sub-20 da Tuna, peguei os garotos no meio do campeonato, e não pude passar treinos físicos para os titulares devido a competição intensa e jogos consecutivos em 1 semana, mas pude ver muita força de vontade da base do time, e muito talento. Parabéns pela iniciativa da página, acredito que seja a única sobre a Tuna. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: você* ; Jonathan (M)*

      Excluir
    2. Caro Luan, respeito também sua opinião. Mas gostaria que o caro companheiro entendesse o que é "bom de bola" e craque. Craque mesmo é o jogador diferenciado, que continuo com a opinião que so deve ter três ou no máximo quatro. Minha opinião sobre o grupo e a mesma sua: a rapaziada é boa. Mas escapa o mínimo, pois se fosse todos bons, estariam cm contrato assinado com qualquer equipe, até mesmo com a Tuna, apesar da "gestação" atual não ter compromisso com nadica de nada. Meu questionamento é a diretoria ceder todas as instalações do clube a troco de nada. Como citei na postagem, poderia ser feito contrato com três ou quatro e emprestaria esses atletas. Afinal, o salário de um garoto desses pode ser em torno de um salário. Tem algo errado nesse negócio, e eu, particularmente, acho que não se deve alimentar nenhum outro clube adversário. O Sport Belém, com o próprio Zé Carlos no comando já tirou "o chocolate da oca da Tuna" várias vezes. A meu ver é um adversário igual a Remo e Paysandu: em campo é inimigo da Tuna, não temos nada que ajudá-lo, muito pelo contrário. Que o Sport Belém cuide da vida dele em outro lugar!

      Excluir