terça-feira, 17 de julho de 2012

Paysandu não aguentou Leão... do Pici

Confesso que não me liguei nas partidas que Remo e Paysandu fizeram no final dasemana passada e início desta semana -o Remo no sábado e o Paysandu ontem à noite. A derrota do Remo para o Paragominas -que soube ontem logo cedo, na hora  em que me preparava para retornar à Belém- não me surpreendeu, pois ao contrário do "sucatão", como parte da Imprensa gosta de tratar jogadores paraenses já "rodados", em tom de discriminação, o Paragominas possui uma equipe de qualidade, com um leque de jogadores experientes e com vontade de vencer. A meu ver, o único veterano que está lá é o goleiro André Luiz, que conheço pelo menos desde 2000. O resto são jogadores jovens, a maioria na faixa dos 24 a 28 anos, como Adriano Mirando, Rubran, Nenê Apeú, Ilailson, Dudu, Cristóvão, etc. A maioria já jogou em vários clubes paraenses, muitos inclusive na Tuna, como Adriano Miranda, Cristóvão e o goleiro André Luiz.
Não deve ser encarada, a derrota do Remo para o Paragominas, como um descaso, cochilo ou mesmo vergonha. O Remo está de técnico novo, e não tem lá esse time todo: está cheio de veteranos, enquanto a equipe de Fran Costa tem um time bem mais jovem e melhor que algumas equipes que estão na Série D. É competitivo, e imagino que bem concatenado, pode aprontar nessa Segundinha. Equipe por equipe, o Remo é só um pouco melhor que o Paragominas.
Mas a derrota do Paysandu ontem me surpreendeu. Não pela equipe do Fortaleza, que não vinha bem no Campeonato da Série C, estava apenas com um pontinho. Mas pelo que o Paysandu vinha fazendo, mesmo sem jogar essas "cocacolas" todas. Havia vencido as duas primeiras partidas e defendia a liderança da competição. Tinha tudo para ganhar, mesmo porque jogando em casa, com apoio maciço da torcida, que atendeu os apelos da Imprensa e da diretoria e lotou o Mangueirão, era para fazer melhor. Bem melhor.
Ficou provado que o time do técnico Roberval Davino ainda tem que ralar muito para se encontrar em campo. Foi até certo ponto vergonhoso, porque o Fortaleza jogou boa parte da partida com um homem a menos. Davino errou (ou não foi feliz) nas substituições de Harison e Tiago Potiguar, por Héliton e Rafael Oliveira. 
A derrota em casa pode ser considerado péssimo resultado para o Paysandu, porque o jogo que terá pela quarta rodada é contra uma equipe tida como uma das fortes concorrentes ao título, o Santa Cruz de Pernambuco. O Tricolor do Arruda tem uma grande torcida e, jogando em casa, não vai querer dar mole para o time paraense. 
Pelo sim, pelo não, é bom que Roberval Davino se prepare, porque vai ter que mexer muito no emocional dos jogadores e na escalação da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário