terça-feira, 24 de julho de 2012

Nossa (In)segurança Pública

Muito complicado para o cidadão comum, entender o balanço da criminologia em Belém e no Estado do Pará. Não só para o cidadão comum, vale salientar, mas para qualquer elemento em sã consciência, pois mostrar em pesquisa-balanço que a criminologia diminuiu sensivelmente no estado do Pará e em Belém e na prática se ver o contrario, definitivamente, não dá para entender.
Diariamente as emissoras de televisão, de rádio e as páginas policiais dos três jornais estampam crimes os mais diversos como, assalto em residências, assalto seguido de crime (latrocínio), saidinha de banco, assalto a bancos no interior por grupos armados até os dentes (inclusive com armas pesadas das polícias militar e civil), sequestro relâmpago, tráfico de drogas nos lugares mais diversos da cidade, roubo de veículos, menores entrando, bebendo e fazendo sexo nos presídios, policiais matando pessoas por problemas banais (como no caso do flanelinha no Comércio e o embriagado de Marabá),  espancamento em presos, o que fez até a Corregedora fazer uma bonita manifestação demonstrando sua indignação com o que ela e os membros da OAB viram, quer dizer, uma onda de crimes de toda espécie que está deixando todos os paraenses alarmados.
As pessoas andam nas ruas amedrontadas, nervosas e se assustando com tudo e com todos. Os paraenses e, principalmente, os belenenses, outrora pessoas tranquilas, hoje são reféns dos criminosos. 
A insegurança está em todos os setores e com os dados no mínimo esquisitos recentemente mostrados pela Imprensa,  deixa a Secretaria de Segurança Pública -Segup- e o próprio governo numa "saia justa", pois mostrar dados que infelizmente não condizem com o que se vê no dia a dia é muito complicado.
Ou a Secretaria muda o instituto de pesquisa ou, no mínimo, a metodologia. Porque, definitivamente, existe algo errado. E muito errado.

5 comentários:

  1. A insegurança não é apenas no Pará e sim em todo o Brasil. Aqui morre mais gente nas ruas do que nas gueras. Infelizmente este é o Brasil, o país que se acha moderno e em crescimento, onde se acha capaz de promover copa do mundo (que vai ser o maior King Kong do planeta) e as olimpíadas. E este é o Brasil sem segurança, sem saúde, sem hospitais, sem rodovias em condições, sem ferrovias - Inadmissível um país continental não ter ferrovias, sem aeroportos, sem ..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É,coisa típica de países grandes, como os Estado Unidos, onde todo ano aparece um louco e mata de 10 para cima de uma só vez.
      Nosso problema pode ser cultural e até de uma país continental, e em alguns caso de gestão.
      Discordo de algumas coisas, pois vejo melhoras em todos os setores do Brasil, embora a violência seja enorme (ontem mataram uma policial militar no Rio). Mas o complicado a meu ver, é mostrar-se uma coisa irreal, na tentativa de enganar, como faz o nosso governador e o de São Paulo. Tem que mostrar que a coisa existe e trabalhar. Mas enganar é terrível...
      Sobre a Copa, tenho esperança que faremos uma grande Copa do Mundo. Espero que você (que vai estar lá com certeza assistindo alguns jogos) volte cm uma mudança de visão. Torço por isso.

      Excluir
  2. Eu não acredito em uma grande copa. E não vou e nem faço questão de assistir ao jogo nos estádios. Onde eu estarei - com certeza em 2014 é em Lisboa, no Estádio da Luz assistindo à Final da Copa dos Campeões da Europa (quem sabe com o Benfica na final), pois ali eu tenho a certeza absoluta que haverá segurança, organização e sobretudo conforto. Em 2010 fui ao Estádio da Luz (Estádio do SL Benfica) assistir a um jogo. A fileira do meu lugar tinha 50 lugares (cadeiras confortáveis), todos estavam ocupados, exceto os dois assentos centrais (com melhor visão), justamente o lugar do meu pai e o meu. Isso sim é respeito e organização.
    Até torço para que a copa aqui de certo, mas se formos levar em conta o histórico da educação da torcida e da competência de organização de grandes eventos... isso que desanima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para você. Pelo menos em uma coisa estamos bem: torcemos pelo Benfica, para mim o grande time português e europeu, que revelou craques inesquecíveis.
      Sobre a Copa, espero assistir aos jogos que se relizarão em Fortaleza e Recife e, se der (o Brasil estiver na final) me esforçarei para asistir. Boa sorte.

      Excluir
  3. Benfica? Quem manda lá sao os tripeiros..tem sido assim.. Meu Sporting nem cheira os copos.rs
    Penso q o problema do Nrasil sao as leis frouxas e que beneficiam a todos aqueles que somente pensam em seus benefícios próprios .
    O governador de Sao Paulo sabe exatamente onde estão os grandes problemas..mas n lhe convém atacar.
    As mortes causadas pela violência mó Nrasil nao assistam as outoridades. Nunca!

    ResponderExcluir