quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Brasil enfrenta Argentina com um time caseiro

Brasil e Argentina se enfrentam hoje, a partir das 22 horas,  mais uma vez sem seus jogadores "importados". Neste Super Clássico das Américas, em que o Brasil, na visão deste escriba, terá novamente a chance de mostrar o legítimo futebol brasileiro, com jogadores que atuam dentro do País, mesmo que o jogo seja na Argentina, na pequena Resistência, acho que está mais para o time de Mano Menezes.
Não é preciso ser grande conhecedor de futebol para saber que toda vez que joga com uma formação em que predominam jogadores que jogam na Europa, o Brasil não mostra ritmo, tampouco evolução em campo. Normalmente faz uma partida ruim, e nas vezes em que venceu, não convenceu.
Para a partida de hoje, Mano conta com um meio de campo de altíssimo nível, com dois jogadores corintianos,  Ralf e Paulinho, que jogam juntos e isso facilita muito a vida dos atacantes; mais Arouca (Santos) e Thiago Neves, do Fluminense, jogadores chaves em suas equipes e que estão em ótima fase.
Mano vai ter em campo sem dúvida um meio de campo formado por um quarteto com parte dos melhores jogadores em atividades no futebol brasileiro, e que por se conhecerem e saberem o estilo de cada um,  podem mostrar na prática o quanto é importante uma seleção formada por atletas que atuam no Brasil.
No ataque, Mano escalou Lucas e Neymar. Lucas não é na verdade um atacante nato. Seu estilo é mais de um meia, embora em algumas ocasiões se torne um terceiro atacante. Mas como Mano no quarteto do meio de campo escalou Thiago Neves, na sua visão, tranquilamente os dois podem revezar, como Thiago faz no Fluminense e Lucas em seu time, o São Paulo.
Infelizmente, este escriba discorda da formação do ataque.  A meu ver, ele não está ideal. Prefiro Luiz Fabiano e Neymar, com chances de no segundo tempo, o veloz atacante Wellington Nem entrar no lugar de um dos meio campistas ou até na vaga de Luís Fabiano. Dependendo do andamento do jogo, ele poderia mudar o esquema para um 4-3-3, fortalecendo mais o ataque e quem sabe, até aproveitando Damião.
Mas o time está escalado, vamos ver o que vai dá. Acredito numa boa exibição e na grande novidade que é o goleiro Jefferson, do Botafogo, como titular. Jefferson é garantia de segurança. 
O jogo é praticamente um amistoso, embora o vencedor tenha direito a taça e tudo mais. Mas é um teste que vale um "pedaço" da cabeça de Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário