segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O antecipado adeus de Águia e Paysandu

Acabou. Com o empate entre Águia de Marabá e Paysandu as duas equipes representantes de nosso Estado praticamente estão sem chances de classificação entre os quatro primeiros do Grupo A.
É uma das piores campanhas dos dois times. Em 14 rodadas o Águia só ganhou quatro partidas, empatando   cinco e sofrendo cinco derrotas. Não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa, tendo sofrido goleadas homéricas de equipes consideradas insiginificantes e que estão em situação pior que o clube marabaense.Isso mostra que o Águia é uma equipe bem caseira; fora de casa normalmente é um desastre.
Com 17 pontos, em quinto lugar, o Águia tem pouquíssimas chances de classificação. Vai depender de muitos "se" e, o mais complicado; das seis partidas que lhe restam, se quiser sonhar com a classificação terá que além dos "se", ganhar três. Difícil, mito difícil.
A situação do Paysandu é ainda pior. Em sexto lugar, como o Águia com 17 pontos mas com um saldo de zero gol, a equipe bicolor só venceu três partidas. Empatou oito e sofreu três. É uma equipe que sofre pela falta de gols. Até que cria situações, mas seus atacantes, inclusive Moisés que já foi um dos maiores artilheiros do Brasil, e que voltou para o clube recentemente, perde chances debaixo da trave, como aconteceu sábado em Marabá.
O Paysandu nesta Série C cometeu uma série de erros. Contratou muitos jogadores e a maioria, infelizmente, sem bagagem, ou seja, contratou errado. Mas um dos maiores foi trazer o técnico Givanildo de volta. O ex-técnico bicolor, outrora um vencedor, nesse seu retorno ao Paysandu foi um completo desastre. Em seis partidas não venceu nenhuma. Resolveu entregar o boné, deixando Lecheva (que era para ter ficado desde o início) com o "pepino". Sábado, para variar, o time comandado por Lecheva empatou novamente. Uma triste sina, essa do time bicolor, que perdeu a chance de subir para si mesmo, pura incompetência.
O Águia, na visão de seu técnico João Galvão, ainda tem chances. "Vamos ganhar as três partidas e chegar lá", diz o sonhador "Coach" aguiano. Matemáticamente pode até ter chances, mas segundo as estatísticas, a tendência é  levar mais peia no próximo sábado contra o Salgueiro, em Pernambuco. Aí a situação vai piorar muito, porque é um jogo de seis pontos:  o Salgueiro está em quarto lugar, com 18 pontos. Vencendo chega aos 21 e afasta o Águia para mais longe. Aí Galvão vai ter que lutar para não cair para a Série D.
O próximo jogo do Paysandu é contra o Treze da Paraiba.  O time de Campina Grande não é um adversário difícil de ser batido. O problema é a péssima pontaria dos atacantes alviazuis. 
O terceiro colocado do Grupo A é o Santa Cruz, que venceu ontem, e pega no sábado o decaído Icasa. O jogo é em Juazeiro, mas o Icasa já deixou claro que sua fase boa já era. Se ganhar só faz atrapalhar o Santa,  porque sua sorte já está mais ou menos selada. Se perder, a "cobra coral" balança o chocalho mais forte.
A nós paraenses amantes do bom futebol, resta esperar que o próximo ano seja melhor, porque definitivamente para o nosso bretão, o ano de 2012 foi uma lástima, uma grande tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário