segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Tuna e seus Conselheiros "fantasmas"

Ano passado, quando se discutia o novo estatuto da Tuna, propus em uma das reuniões que todos o conselheiros eleitos pagassem uma quantia mensal. Seria em torno de 100 reais por mês, o que não chega a ser muito e creio que com certeza faria com que só tunantes e realmente comprometidas como o clube aceitassem seus nomes para conselheiros.
Fui voto vencido. Chegaram a dizer que "era exploração", pois dessa maneira ninguém aceitaria ser candidato a conselheiro. Discordei, aceitei o não à minha proposta e me calei.
O estatuto foi aprovado, o atual presidente fez um conselho dele, e o resultado é que hoje nas reuniões do Condel da Tuna aparecem no máximo 15 conselheiros dos 60 eleitos. Muitos nunca compareceram, aliás não foram nem à posse, o que já era para ser considerado uma falta.
Em meados deste ano, em conversa com o presidente do Conselho Deliberativo, Alírio Gonçalves, ele prometeu -sem ninguém cobrar, vale salientar- que iria cobrar da diretoria e do Secretário do Conselho as atas com a presença e ausências de conselheiros. E cumpriu. Na última reunião do Condel, o presidente  Alírio cobrou a ata da primeira reunião e, segundo ele, vai substituir todos os faltosos.
Já que pretende destituir os faltosos, colocar outros em suas vagas, por que o presidente do Condel, na próxima reunião não faz a proposta para que todos os conselheiros paguem uma certa quantia mensal para ajudar o Clube? Seria importante porque os que não "querem nada" mandariam tirar de vez seus nomes do Conselho.
O que não pode é a Tuna ficar com um enorme número de conselheiros de "carteirinha" que não prestigiam as promoções,  não participam da vida do clube e nem sequer se fazem presente nas reuniões do Condel, o que foi um compromisso  assumido por todos os conselheiros. 
Conheço muitos cruzmaltinos -e o presidente do Condel e do Clube também conhecem- que têm vontade de ajudar, de trabalhar pela Tuna, mas ficam impossibilitados e até decepcionados por saberem que a maioria dos conselheiros não são cruzmaltinos e nem querem participar de nada no Clube. 
Alguns ainda chegam a dizer: "botaram meu nome por quiseram. Eu não pedi nada". Pode isso?

3 comentários:

  1. O cara que se presta a fazer comentários agressivos sem assumir, escondendo-se no do armário, deveria se envergonhar. A Tuna é grande e deve ser respeitada. Tratamos de assuntos sérios para tentar melhorar o clube, que como Remo e Paysandu, tem muitos problemas. O seguidor ou navegante deve respeitar e se quiser comentar, o fazer com grandeza.
    Os que anonimamente tentarem diminuir pessoas ou os clubes, lamentavelmente serão excluidos.

    ResponderExcluir
  2. Tunante como você tem poucos seu Marcos. Tentas fazer o melhor, mas infelizmente é difícil. E ainda aparecem os críticos que ficam falando mal e no anonimato.
    O anônimo que falou mal da Tuna deve ser um remista frustrado, deveria respeitar o nome da minha Águia. (Zé Carlos da Tuna).

    ResponderExcluir
  3. Quero ver como será depois que acabar o reinado atual. Vai ter nego pedindo desculpas, dizendo que foi mal, que não fez por mal, que era necessário. O problema vai ser aceitar tais desculpas. Uma coisa é certa, o mundo dá muitas voltas e a soberba destrói o homem. A grosso modo, podemos comparar ao enredo de "Avenida Brasil", quando somente agora no final as mazelas dos verdadeiros "bandidos" estão sendo descobertas!

    ResponderExcluir