terça-feira, 30 de outubro de 2012

Compra de votos indignaram CNBB

O belenense espera que o Ministério Público se empenhe e com rapidez haja com relação à compra de votos que definiu as eleições de Belém no Segundo Turno. Até o presente, as muitas denúncias do Primeiro Turno não foram apuradas, quando houve também excesso de compra de votos, mas agora, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que definiu o pleito do Segundo Turno como "uma campanha extremamente suja", é necessário que seja feita uma apuração e mostre resultados à população de Belém, que está indignada com o que aconteceu entre a sexta-feira e o domingo.
Foi um total de 279 denúncias ao serviço de "Disque Denúncia" vinculado ao Comitê Estadual do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. Do total, 65 foram encaminhadas ao Ministério Público Federal e, segundo a Irmã Henriqueta Cavalcante, todas elas com provas, o que pode fazer o MPF agir, principalmente no item "compra de votos".
A compra de votos pelo grupo vencedor, ou seja, os amarelos, correu e teve votos com valores para todos os gostos:  de 50 até 300 reais, ou seja, os 120 mil votos que se calcula foram "comprados" podem ter custado aos cofres do tucanato (?) mais ou menos em torno de 15 a 20 milhões de reais. Alguns dos aliciadores exigiam que o vendedor do voto fotografasse via celular o momento da votação, para que então recebesse o valor combinado.
A Irmã Henriqueta Cavalcante, que é Coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da CNBB, mostrou-se indignada com o que aconteceu, lamentando:"Como um candidato que se comporta dessa maneira pode  se considerar pronto para administrar uma capital?".
Agora é esperar que o Ministério Público, tão hábil na questão de encontrar os culpados do AP 470, haja também na compra de votos dos tucanos e no mensalão do PSDB e do DEM. (A partir de informações da Imprensa).

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Compra de votos e de apoio partidário também meu jovem!

    ResponderExcluir
  3. Aceitem a derrota humilhante que vocês tiveram. Daqui a pouco vou achar que além de derrotados estão leles da cuca!!!! Este administrador do blog esta se comportando como menino criado com avó, daqueles que faz birra em nao aceitar a derrota. Cresça e apareça pois você já é bem grandinho para ter comportamento desse tipo. Nao acredito que você nao seja capaz de admitir que seu candidato (até ele admitiu) foi derrotado e o povo nao é bobo nem tem nariz furado!

    ResponderExcluir
  4. Já estava até com saudade do debate, não da falta de argumento ou de baixaria!
    Vamos ver no que vai dar a administração do Z. Espero que faça um bom governo pois é o futuro de Belém que está em jogo. Infelizmente o partido do Edmilson é pequeno e muito radical, apesar de sério, mas talvez tenha errado em não aceitar o preço cobrado por aproveitadores para receber apoio no segundo turno. Não sei quais foram as bases do apoio do Z! O certo é que vai ter muita gente cobrando a sua parte pelo apoio dado. Nada a ver com aceitar ou não a derrota, se é que foi uma derrota! A questão é mais do que isso, é de opinião e ponto de vista!
    Que Belém não seja punida com a concentração de poder. Assim como para a vida, para a democracia a unanimidade também é burra!
    Quem poderá se opor contra duas máquinas poderosas trabalhando em cascata, quase sem oposição?

    ResponderExcluir
  5. Essa estória de compra de votos é lorota, conversa fiada pra boi dormir e discurso de mau perdedor. A verdade é que quiseram a todo custo enrolar a população inventando uma pesquisa de um instituto (?) dizendo que havia empate técnico. A prova foi a pesquisa feita no dia anterior da eleição que apresentou números quase que idênticos ao resultado final do pleito.
    Esse papo de que uma ponto Outeiro-Mosqueiro era a solução do transito caótico que vivemos, colocar ciclovias em todas as ruas de Belém - ou pelo menos nas principais, contruir 5 hospitais (em 8 anos contruiu um ambulatório no Guamá) provou que o povo não é bobo e quer soluções que possam ser cumpridas. Como Belenense é isso que espero e tenho fé que vai acontecer: viver em uma cidade bem melhor que a que vivemos.
    Confio no trabalho do Zenaldo. Penso que devemos ser otimistas e acreditar num futuro bem melhor para nossa cidade e retomarmos o posto de metrópole da amazônia.
    Edmilson até foi coerente: vai fiscalizar os governos. Muito bem, é o papel dele como deputado estadual. Vamos entrar numa nova era a partir de 1 de janeiro. Tenho certeza que não vou me arrepender de ter votado em Zenaldo como me arrependi de votar no Dudu.

    ResponderExcluir
  6. E também como se arrependeu de votar no atual da Tuna, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Claro que sim. Eu não votei na eleição da Tuna pois não sou sócio. Até enviei uma proposta para ser sócio, pois a Tuna é a única associação portuguesa que não sou sócio no Estado do Pará (em uma delas sou diretor). Porém, nunca me deram posição sobre isso, nunca recebi boleto para pagar mensalidade, etc. Desejava entrar como sócio até mesmo para colaborar e frequentar o clube vez ou outra.
    Eu apoiei o atual presidente no sentido de pedir votos junto à comunidade portuguesa onde tenho excelente transito e relacionamento. E como você falou, arrependo sim pois o mesmo não está cumprindo o que prometeu. Reconheço e admito erros como qualquer homem de verdade deve fazer. Não me escondo atrás de anonimatos e nem de minhas opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita menino pra se arrepender. Se arrependeu de votar no dudu, de apoiar o presidente da Tuna, deve ter se arrependido de já ter votado no dudu pra senador, de ter votado no simão lorota só falta agora se arrepender de ter votado no zénadudu. Égua.

      Excluir
    2. Ok, então vamos fazer o seguinte: aceitaremos a vontade da maioria do povo de Belém que preferiu votar no Z, ao invés do E, e nos limitaremos a torcer que faça um bom governo, conforme prometeu. Em contrapartida, que tal trabalhar junto à comunidade para consertar o erro cometido ao apoiar essa diretoria que não está cumprindo com o prometido em campanha! Que tal apoiar alguém ligado ao clube e à comunidade, mas que não traga mágoa revanchista e nem procure perseguir ninguém! Assim como Belém, a Tuna precisa de democracia e união, ao invés de segregação e revanche.

      Excluir
  8. Não votei no Dudu para Senador pois não estava na cidade nas duas votações. Não me arrependo em votar no Jatene. Muito pelo contrário, em qualquer cargo que ele se candidatar votarei nele COM CERTEZA. Em matéria de apoiar não sei se meu apoio será bem vindo na Tuna, afinal de contas não sou sócio. Mas se o candidato for apoiado pela Comunidade Luso Brasileira do Pará pode contar que apoiaremos. Farei com que os tunantes da Beneficente Portuguesa (onde sou diretor) apoiem e façam o melhor pela Tuna assim como estamos fazendo com a Beneficente Portuguesa - o maior e melhor hospital filantrópico do Norte e Nordeste do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Estou certo disso, mas é necessário que escolham melhor o candidato que apoiarão para presidente da Tuna no final de 2013 para que não voltem a se arrepender!
    Já que você não é sócio e não frequenta a Tuna, procure conversar com pessoas que fazem parte da comunidade e que costumam frequentar o clube para saber melhor quem é quem lá dentro.

    ResponderExcluir
  10. Ninguém da Comunidade frequenta o clube. Nem o Eaduardo nem o Serra, quanto mais os "grandões", todos parece que odeiam a Tuna e só vão para o grêmio. Ao contrário, eles falam é mal da Tuna, como esse caboco aí que é remista e esculhamba a Tuna.
    Poderiam pensar melhor e rever o erro que cometeram e apoiar uma chapa. Só que eles querem meter "os deles", que nunca vão ao clube e não conhecem a realidade da Tuna. Aluá nem torcem pelo clube.
    O que está acontecendo na Tuna hoje os que elegeram o atual presidente são os culpados. Eles não só apoiaram, mas foram em massa votar(eu falo porque sou o único luso descendente que vai lá quase todos os domingos e nunca vejo ninguém da comunidade por lá). Sou sócio remido, torcedor da Tuna e sempre fui aos jogos. Não gosto quando esse cara que eu conheço bem fica falando mal da Tuna. Sei que ele é doente pelo Remo, como muitos lusos descendente são, até o Alírio. Felizmente o Zezinho não é venal como o Luiz Paulo, que deveria pelo menos respeitar a Tuna, porque é luso descendente.
    Acompanho a Tuna há mais de 15 anos, acho que é possível trabalhar correto. Hoje é normal festa de aparelhagem, na gestão anterior isso não acontecia.Minha mulher mesmo não quer ir à Tuna, por causa disso. As coisas estão quebradas e as crianças não têm o que fazer no clube. O presidente e meio doido, só sabe é dançar. Agora nosso futebol, que vai disputar o Paraense de 2013, até o momento não tem técnico nem time. Porque não botaram o Lucena, o Sinomar e começaram a trabalhar? Porque não formam uma diretoria séria, agora o Barata, um maluco daquele é o diretor de futebol. E o fotógrafo que nada faz, que é diretor também.
    Para a Tuna se levantar, a Comunidade pode ajudar. Mas dialogando com que tem compromisso, é tunante (sei que existem muitos, estou sempre lá). Enquanto fizer birra e apoiar o lado errado, como o do atual presidente que torce Paissandu, vai ser a culpada pelo que acontece de ruim na Tuna.
    SOU LUSO DESCENDENTE, TUNANTE, SÓCIO E FREQUENTADOR DO CLUBE.

    ResponderExcluir
  11. Se você se diz Luso Descendente por que não assina seu nome? Eu me identifico sempre que posto alguma coisa aqui. Você não me conhece, eu não esculhambo a Tuna e não desrespeito a Tuna também. Criticar meu nobre Luso Descendente, não é desrespeitar. Reveja seus conceitos. O fotografo que vc se refere a ser diretor (se é quem estou pensando) é uma pessoa muito séria.
    Como disse e como o gestor do blog sempre fala, identifique-se. Não tenha medo que aqui ninguém morde, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defendo que as pessoas -independente se está falando mal ou bem até do editor do Blog- se identifique. É bem mais democrático.
      Sobre o que o cidadão acima falou, que eu, repito, preferia que se identificasse, tem muito de verdade: a Tuna está bem mal. Sobre o "fotógrafo", esse é jornalista e meu amigo há quase 30 anos, o repórter fotográfico José Pantoja. Sou também muito amigo do Serra e do Eduardo, mas como só raramente frequento o Clube aos domingos, não sei se o anônimo falou a verdade sobre se os dois frequentam ou não as domingueiras da Tuna.
      Quanto à responsabilidade dos membros da Comunidade, isso e um fato. Já postamos várias vezes aqui que é necessário um repensar do amigo João Pisco e de outros membros da Comunidade sobre o futuro da nossa querida Águia, pois o atual presidente sem comprometimento que eles apoiaram deixou a Tuna na situação que aí está.
      Infelizmente esse negócio de anônimo sempre dá nisso. O melhor mesmo é trabalharmos pela Tuna com amor e seriedade. E também, sempre, caro lusodescendente anônimo, se identificando. Tenha dó, né?

      Excluir
    2. Mas parece que esse anônimo conhece muitas coisas da Tuna, embora não concorde com tudo que ele disse. Me procure, caro anônimo, entre em contato comigo através de meus telefones, emails. Podemos trabalhar por um futuro melhor pela nossa Tuna. Mas por favor, se identifique. Um abraço.

      Excluir