segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PT no Segundo Turno em S. Paulo e Fortaleza

Elmano vai suceder Luiziane em Fortaleza
Haddad com Lula: virada em São Paulo
Nessas eleições municipais as maiores surpresas aconteceram em São Paulo e Fortaleza. Na capital paulista desde o final do mês passado que dois candidatos, disputavam voto a voto quem iria para o Segundo Turno com Celso Russomano, do PRB.
Apoiado pela Igreja Universal, Russomano logo no início da campanha chegou  a ser apontado como o vencedor do pleito já em primeiro turno, já que Serra e Haddad juntos não conseguiam chegar ao número de votos do radialista, que chegou a beirar os 40 por cento.
A mudança de perfil aconteceu nos já últimos dias de campanha. Com o apoio de Lula e Dilma Haddad conseguiu empatar técnicamente com José Serra, e daí o alvo passou a ser Russomano, principalmente em denúncias que mostravam o envolvimento do candidato com a Igreja Universal e a critica que o  pastor presidente de seu partido havia feito contra os católicos mas, principalmente, a proposta de Russomano do bilhete proporcional, considerada absurda por Haddad, pois só ajudaria aos mais ricos, que são os que moram nas áreas mais centrais, enquanto o pobre, o assalariado, teria que pagar muito mais pela passagem urbana.
No final das apurações Russomano, que estava praticamente garantido no Segundo Turno, terminou em terceiro lugar, com apenas 21,60 por cento dos votos, enquanto José Serra e Haddad vão disputar o Segundo Turno, o primeiro com 30,75 por cento e o petista com 28,99. Um resultado que surpreendeu até os pastores da Igreja que patrocinava Russomano.
Em Fortaleza a situação foi mais ou menos parecida. O candidato Moroni Torgani, do DEM, que desde o início de Setembro vinha com uma larga vantagem em cima de Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), durante a apuração não entendia onde foram parar seus votos e ao final da apuração surpreendeu a todos, ficando em quarto lugar. Elmano terminou com 25,44 por cento, Roberto Cláudio com 23,32, os dois que vão disputar o Segundo Turno,  e surpreendentemente Heitor Ferrer, (PDT), ficou em terceiro lugar com 20,97 por cento.
No caso aí, tanto em Fortaleza como em São Paulo, os questionamentos ficam por conta das pesquisas, pois Russomano e Serra sempre apareciam muito bem colocados. Mas no final, o PT surpreendeu e tem tudo para desbancar o tucanato em São Paulo e o candidato dos Gomes em Fortaleza.
No Segundo Turno, tanto Lula como Dilma prometem apoiar ainda mais o candidato de São Paulo e ir à Fortaleza apoiar o sucessor de Luiziane.

4 comentários:

  1. essa besta chamada lula ainda falou a asneira hoje que o povo está mais preocupado se o palmeiras vai cair do que do mensalão que ele era o chefão
    Pt perdeu nos seus currais paraenses e está enfraquecendo no brasil afora... agora essa fortoo lastimavel.. de um lado o analfabeto que roubou o brasil em 2 mandatos (seu filhinho que nao tinha nada está podre de rico, como foi possível isso?????) e do outro o pior ministro da educação de todos os tempos, o ministro das fraudes no enem, etc.....
    será que alguém nega isso do filhinho do lula enriquecer enquanto o pai foi presidente??? quem quer passar oleo de peroba na cara???

    ResponderExcluir
  2. por que será que este blog não fala nada sobre o mensalão e a condenação da quadrilha do pt - partido dos trambiqueiros?????

    ResponderExcluir
  3. É SIMPLES MEU CARO.. NÃO SE COMENTA NADA AQUI PORQUE ESTE BLOG É DE ESQUERDA, DEGFENSOR FERRENHO DESSES BANDIDOS E SIMPLESMENTE CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

    ResponderExcluir
  4. Quantos outros "mensalões" ou similares existem ou existiram no Brasil?

    "Mensalão de Minas" (protagonista: Azeredo do PSDB e seus pares)
    "Compra de votos da reeleição de FHC" (protagonista: ele e seus aliados)
    "Mensalão do Arruda" (protagonista: Arruda do DEM e seus afins)
    "Mensalão da CERPASA" (protagonista: PSDB e seus implicados)
    "Mensalão da ALEPA" (protagonista: São tanto envolvidos, mas sem qualquer apuração. Por que?)

    Antes pouco ou quase nada era denunciado ou apurado pela imprensa. Agora, quase tudo é amplamente divulgado, mas quase nada é comprovado. Poucos são culpados ou enjaulados.
    Como aquela música dizia antigamente: "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!" isso se aplica para todos os partidos!
    Então, não venham agora querer dizer que os diabos são pintados vermelhos e os santos em amarelos! Isso é querer cobrir o sol com peneira. Se é ladrão e foi comprovado, que vá pagar na cadeia por seu erro. Só que tem de ser igualmente divulgado e cobrado para todos, sem distinção de côr ou partido. Radicalismo parece existir dos dois lados, sendo que um dos lados parece não aceitar sua banda podre.

    ResponderExcluir