terça-feira, 23 de outubro de 2012

Santa Cruz e Paragominas. Deu a lógica!

Paragominas e Santa Cruz de Cuiarana, as duas equipes classificadas para a Primeira Fase do Campeonato Paraense de 2013, que se inicia em dezembro, foram as que mais investiram na Segundinha. Lógicamente, como prêmio, tinham que se classificar. Agora, já devidamente classificadas, vão se enfrentar na decisão de quem será a equipe campeã da Segunda Divisão. Ambas têm méríto, podem crer.
Mas para serem consideradas equipes competitivas, ainda tem um porém. Mesmo que tenham feito um investimento quase no nível de Paysandu e Remo, contratando jogadores novos, veteranos, em fim de carreira, etc., as duas equipes ainda não está definidas como as que participarão da Primeira Fase do campeonato paraense, que começa em Janeiro. Agora que se classificara,  terão que se juntar às equipes de São Raimundo, Brangantino, Castanhal, Independente, Parauapebas e Abaetetuiba.
Na Primeira fase, as oito equipes jogarão entre si e dai é que sairão duas que se juntarão à Tuna, Remo, Paysandu, Cametá, Águia de Marabá e São Francisco, que são as oito equipes que compõem o que se chama de Campeonato Paraense propriamente dito.
Nessa Segundinha aconteceu o esperado: as duas equipes de quem se esperava maior sucesso, fizeram sua parte e estão aí na Primeira Fase do Parazão. Das equipes consideradas fracas na Segundinha, houve surpresa na atuação do Ananindeua e do Isabelense,  essa última, disputou a semifinal com o Paragominas e se vence teria tomado o lugar da forte e bem estruturada equipe do nordeste paraense. 
Pelo andar da carruagem, tanto Paragominas como Santa Cruz de Cuiarana têm grandes chances de figurarem entre as equipes principais do Parazão 2013. Seus dirigentes investiram em atletas, proporcionaram infra estrutura à Comissão Técnica e até no quesito estádios, estão bem servidas. Não é certo que figurarão no Parazão 2013, mas como têm chances mais que seus adversários, já estão se preparando para possivelmente enfrentar equipes consideradas históricas no futebol paraense, como Tuna, Remo e Paysandu, as mais tradicionais do Estado,  além de Águia de Marabá e o campeão Cametá. 
Mesmo com a insistência de apenas oito equipes, o que acho pouco para nosso futebol,  o Parazão 2013 tem tudo para ser mais movimentado do que o deste ano, que realmente foi fraco, sem a famosa movimentação das três principais equipes, que mais uma vez perderam em qualidade para o interior, que foi o grande destaque com Águia de Marabá e o campeão Cametá.

5 comentários:

  1. eu torci muito pro Izabelense,pena que não deu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a campanha dele e do Ananindeua, sem recurso, foi boa, importante. Mostrou que com um pouco de empenho se pode chegar lá.

      Excluir
  2. mas o que eu queria saber era:Quando vai ser o próximo jogo do time feminino ?

    ResponderExcluir
  3. Lógica não, deu quem tem mais grana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que quem teve (e tem) mais grana, como o Santa Cruz, investiu correto. Aí o retorno apareceu.

      Excluir