quarta-feira, 6 de março de 2013

Mundo político lamenta morte de Hugo Chávez

Políticos brasileiros e de outros países  do mundo lamentaram a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocorrida nesta terça-feira (5). Chávez  foi o presidente que mudou a história da Venezuela,  acabando com o analfabetismo no país, que é rico e exportador de petróleo, mas que tinha uma população miserável. O líder venezuelano morreu aos 58 anos na capital do país, Caracas.
A presidente brasileira Dilma Rousseff foi uma das primeiras personalidades a se manifestar sobre a morte de Cháve\. Dilma era uma amiga do presidente da Venezuela. Ela disse que a morte de Hugo Chávez deve "encher de tristeza" todos os latino-americanos e que Chávez era uma "liderança comprometida com seu país e com o seu povo". 
Dilma: "morte de Chávez deixa um vazio"
"Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Hugo Chávez. Porém, hoje, como sempre, reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro", afirmou Dilma.

Depoimentos sobre a morte de Hugo Chávez:

AMADO BOUDOU - o vice-presidente argentino disse haver uma "grande dor em toda a América" pela morte de Chávez. "Há grande dor em toda a América. Partiu um dos melhores. Até sempre, comandante: Junto a Néstor Kirchner presidente argentino falecido) nos guiarão à vitória dos povos", escreveu ele no Twitter.

ANDRÉ VARGAS - o deputado federal do PT paranaense afirmou que Chávez era um “estadista”. “Uma liderança política que marcou história na Venezuela. Colocou milhares de venezuelanos na faixa de consumo. Lamento o falecimento e torço para que a Venezuela possa entrar em uma rota de eleições, como tem acontecido. Por mais que critiquem, a Venezuela é um dos lugares que mais tem eleições da América do Sul. Espero que o projeto dele continue, com respeito à oposição venezuelana.”

BAN KI-MOON - o secretário-geral da ONU enviou condolências à população venezuelana após saber da morte do presidente do país. "Quero enviar minhas mais sentidas condolências à família do presidente Chávez, assim como ao povo e ao governo da Venezuela", disse ele à imprensa.

DILMA ROUSSEFF - a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Chávez durante discurso em evento da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura em Brasília. Ela disse que o fato "deve encher de tristeza todos os latino-americanos". Para ela, a perda é "irreparável".

"Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e centro-americanos. O presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina", afirmou a presidente. "Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com Chávez, porém hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável de, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro."

No discurso, Dilma disse ainda que "Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio". "Lamento como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele um grande carinho" disse a presidente.

A presidente concluiu sua homenagem a Chávez pedindo aos presentes no evento que respeitassem um minuto de silêncio. "Além de liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso. Generoso com todos aqueles que neste continente precisaram dele. Por isso queria propor aqui um minuto de silêncio para homenagear esse grande latino-americano".

Em nota divulgada pela Presidência após o evento, Dilma afirmou que Hugo Chávez contribuiu para o fortalecimento da América Latina. Ela também reafirmou que o governo e o povo brasileiro "perderam um grande um amigo".

EDUARDO BRAGA - o líder do governo no Senado, senador pelo PMDB-AM, também lamentou a morte de Chávez. “Quero prestar minha solidariedade ao povo da Venezuela e à família do presidente Hugo Chávez. Quando era governador, tive a oportunidade de recepcioná-lo inúmeras vezes no estado do Amazonas. O relacionamento do povo do Amazonas com o povo da Venezuela é o melhor possível.”

EVO MORALES - emocionado, o presidente boliviano falou à imprensa local nas escadas do palácio presidencial em La Paz. "Estamos doídos, estamos destroçados pelo falecimento do irmão e companheiro Hugo Chávez Frías", disse. "Dói, mas também queremos dizer aos povos que acompanharam ao irmão e companheiro presidente Hugo Chávez: força, coragem, mais unidade que nunca, porque este processo de libertação, não só do povo venezuelano, como do povo latino-americano, deve continuar".

FRANÇOIS HOLLANDE - em nota, o presidente francês ofereceu condolências e afirmou que "apesar de ter um temperamento e orientações que nem todos apoiavam, Chávez expressava uma vontade inegável de lutar pela justiça e pelo desenvolvimento".

HENRIQUE CAPRILES - o líder oposicionista venezuelano publicou em seu Twitter @hcapriles uma mensagem em tom conciliador: "Advogamos pela unidade dos venezuelanos neste momento". "Em momentos difíceis devemos demonstrar nosso profundo amor e respeito a nossa Venezuela! Unidade da família venezuelana!", escreveu, em outro post.

JOSÉ MUJICA - o presidente do Uruguai pediu que o povo venezuelano "tenha a maturidade necessária para suportar este instante de dor, e que as polarizações não sejam outra coisa que, definitvamente, um gesto de integridade de um povo que tem que superar um momento muito difícil". Ele completou dizendo que "não há outro caminho a não ser apostar no futuro, e isso se chama trabalho, paz e fraternidade".

JUAN MANUEL SANTOS - em Bogotá, o presidente colombiano disse que "o melhor tributo que podemos render à memória de Hugo Chávez é cumprir esse sonho que ele dividiu conosco, de chegar a um acordo para o fim do conflito e ver uma Colômbia em paz", referindo-se à atuação do líder venezuelano em relação à questão das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - o ex-presidente brasileiro divulgou nota lamentando a morte do venezuelano em que diz ter muito orgulho de ter convivido com ele. "Eu me solidarizo com o povo venezuelano, com os familiares e correligionários de Chávez, neste dia tão triste, mas tenho a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela", afirmou.

MAHMUD AHMADINEJAD - o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, disse, por mensagem divulgada por seu governo, que Chávez morreu de uma “doença suspeita” e o saudou como “um mártir por ter servido seu povo e protegido os valores humanos e revolucionários”.

MANUELA D'ÁVILA - a deputada federal pelo PCdoB gaúcho prestou solidariedade ao povo do país em seu Twitter @manudeputada. "Morreu Chávez. Minha solidariedade ao povo venezuelano. Que todo o processo de eleição e transição seja marcado pelo respeito e paz, sem golpismo."

PAULO TEIXEIRA - o deputado federal pelo PT paulista ofereceu condolências aos habitantes do país. "Nossas condolências ao povo venezuelano pelo falecimento do presidente Hugo Chávez", escreveu ele no Twitter @pauloteixeira13.

RANDOLFE RODRIGUES - o senador pelo PSOL amapaense disse que "Chávez inaugurou na América Latina um contraponto necessário, que faz com que nós reflitamos sobre a própria América Latina. Ele direcionou os recursos do petróleo, principal riqueza da Venezuela, para benefícios sociais para seu povo. E é por isso que o povo venezuelano o conduziu à presidência três vezes e derrotou uma possibilidade de revogação popular de mandato".

ROBERTO REQUIÃO - o senador do PMDB-PR comentou o ocorrido: "Sinto a morte do presidente dos venezuelanos", lamentou ele em seu perfil no Twitter @requiaopmdb. "Que viva a Venezuela com sua força e seu exemplo."

VITAL DO RÊGO - o senador do PMDB-PB disse que o presidente venezuelano “merece respeito”. “Hugo Chávez refere-se a uma história importante que o povo venezuelano viveu nos últimos 20 anos. É uma história que merece respeito, em que um líder revolucionário chegou ao poder. Socializou os bens de consumo, deu à Venezuela um estágio de ascensão social importante. Foi contestado como todos os líderes importantes da América Latina e foi vítima de um processo que corrói o organismo humano.”

VLADIMIR PUDIN - o presidente da Rússia disse que Chávez era um "homem fora do comum, que olhava para o futuro". Putin destacou que o venezuelano foi um "amigo próximo da Rússia", que permitiu estabelecer as "bases sólidas para uma associação Rússia-Venezuela, estabelecer contatos políticos ativos e lançar grandes projetos humanitários e econômicos" entre os dois países.

WALTER PINHEIRO - o senador do PT-BA mostrou preocupação com o processo político no país vizinho: "É um país que vive uma turbulência do processo eleitoral. Essa perda abre um fosso institucional, e isso não é bom para a América Latina nem para a Venezuela". (Compilado de Agência de Notícias).

12 comentários:

  1. meu comentário: a Venezuela enfim se libertou. Sai um verdadeiro Tirano, que perseguia seus opositores, que deixou caracas como a cidade mais violenta da américa latina, que deixou o país com quase 30% de inflação no ano passado e um PIB ridículo, que só descia ano a pós ano.
    A verdade é que agora a Venezuela irá progredir e, sem trocadilho, se livrou do câncer chamado Hugo Chavez.

    ResponderExcluir
  2. Prezado senhor, respeito sua opinião mas sugiro que se informe melhor sobre o assunto. Permita-me esclarecer que muitos comentários sobre Chaves não são necessariamente verdadeiros. Para termos uma vizão melhor do que aconteceu e acontece na Venezuela seria interessante que fossemos no local para ver de perto os reais acontecimentos internos daquele país.
    Chaves viveu e morreu por seu país, isso é legítimo e nobre! Virou herói nacional por sua grandeza e coragem de enfrentrar forças poderosas, segundo sua visão, além de implantar políticas sociais que serão lembradas por muito tempo. Claro que suas atitudes mexeram e desgradaram uma parte da elite venezuelana, a minoria para dizer a verdade, dominadora de mais de 90% da economia daquele país. Em função disso, para eles Chaves era um verdadeiro monstro e didatdor. O fato é que as vezes que ele esteve no poder foi devido ao voto direto e democrático. Cerca de 90% da população pobre e miserável da Venezuela consideram Chaves um herói. Apenas uma pequena fatia de sortudos, servidos pelo dinheiro do petróleo, não o aprovavam. A mídia local sempre manipulou a opinião pública e tentou de tudo, até golpe de estado (frustrado pelo povo bolivariano), para derrubá-lo. Chaves sempre foi odiado pela elite e em consequência disso as notícias criadas sobre ele eram as piores possíveis.
    Enquanto uma minoria do povo está vibrando com a morte do corpo de Chaves, o seu legado será lebrado por muito tempo pela maioria absoluta do povo venezuelano.
    Depois de Chaves a Venezuela não mais será a mesma. O povo ficou mais consciente e valorizado e saberá escolher o melhor para seu futuro, sem interferência de forças externas. Muitos problemas ainda existem por lá mas aqueles mais críticos foram minimizados devido a política social voltada aos mais necessitados. Só sabe o que é isso quem passou por lá e viveu os acontecimentos daquele país.
    Essa é a minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor corrigir o texto que segue:
      Para termos uma visão melhor do que aconteceu e acontece na Venezuela seria interessante que fossemos no local para ver de perto os reais acontecimentos internos daquele país.

      Excluir
  3. Te muda pra Venezuela então. Vai pra lá porque o morto vivo já se foi mesmo. O tirano e perseguidor de opositores vai ficar a 7 palmos embaixada terra. Uma vergonha agredirem uma repórter só porque era opositora ao Tirano. E olha que tem gente que bate no peito e diz que lá existe democracia. Lá é DITADURA mesmo. Agora sim a Venezuela vai progredir sem esse palhaço, bandido e tirano que se chamou Hugo Chavez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentavelmente, o anônimo (que nunca assume o que posta), em uma mentalidade burguesa, conservadora que chega a ser reacionárias. Isso é o produto do meio dele. Talvez o caro anônimo nunca tenha militado políticamente. Nem na Igreja, nem na Escola, tampouco na Universidade. Saberia distinguir o que é o movimento popular, o que é que pode transformar um país, não se preocupara em incriminar quem é de esquerda.
      A revolução transformadora que Chávez fez na Educação, na Saúde e na vida social dos trabalhadores venezuelanos é reconhecida até pelos reis tiranos, oa norte americanos. Seu legado como grande discípulo de Simon Bolívar, o Grande Herói da América Mestiça, Será eternamente lembrado pelo povo venezuelano e reconhecido pelos que lutam pelos direitos dos menos favorecidos.

      Excluir
  4. Então coloca uma foto dele no teu quarto, uma foto do Sadan Hussein, do Armadinejad, do Fidel, só gente boa!!!
    A inflação é absurda na Venezuela e a cidade é um inferno, mais violenta da América Latina, vencendo até de Bogotá.
    Não milito mesmo. O que eu conquistei foi com trabalho, não foi perseguindo e ninguém. Não prego essa praga chamada comunismo e socialismo. Por isso que a maioria da Venezuela está é comemorando por novos e melhores tempos que estão por vir, com a morte desse câncer (sem trocadilhos companheiros) que se chamava Hugo Chavez.

    ResponderExcluir
  5. Entendi o que o caro anônimo postou. Vou carlar-me em respeito ao comentarista, mesmo anônimo.

    ResponderExcluir
  6. Meu compadre,


    Mas afinal, qual é o legado do Chaves? Acredito que essa é a pergunta que a esquerda deve responder.

    A propósito estás acompanhando a divulgação dos trabalhados de pesquisas que apontam as empresas que financiarm e foram beneficiadas com o golpe de primeiro de abril de 1964. Esses estudos deixam claro que o golpe foi civil e militar, e teve apoio decisivo do governo estadounidense.


    ABRAÇOS!

    Laerço S. Bezerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA sempre financiaram os golpes que a direita deu em todos os países da América latina. Os golpes foram dados por militares, mas o civil foi "servil" no financiamento.

      Excluir
  7. Nobre anônimo reacionário, devo te dizer que conheci a venezuela muito antes antes de Chaves assumir o governo e vi como as coisas eram por lá. Outra coisa, não preciso me mudar para lá para saber o que acontece naquele país. Minha pátria é aqui e não preciso de outro lugar para viver.
    Estamos apenas realizando um debate mas não precisamos ofender e nem denegrir ninguém, não precisa isso!
    Se prefere continuar com sua fúria, então continue mas não contará mais com minha participação.
    Saúde e paz no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o elemento chega a apelar num comentário, denegrindo quem quer que seja simplesmente por ser raivoso com os movimentos sociais ou até mesmo por ser anti-comunista, dá vontade de parar de comentar e de debater democraticamente.
      Mas penso que numa hora dessas, devemos mais é mostrar os equívocos que existem no "lado de lá" conservador. A esquerda comete erros, comete lapsos. Mas o sonho de todos que defendem o socialismo, é melhorar a vida dos menos aquinhoados. isso eu tenho certeza. Enuanto a direita só quer ferrar os mais pobres.

      Excluir