quarta-feira, 6 de março de 2013

Uma chapa de consenso para a Tuna

Neste terceiro mês do ano, já começaram as articulações para a sucessão da presidência da Tuna Luso Brasileira. O Benemérito Raimundo Barata, domingo, por ocasião da Regata, garantiu que lançará sua chapa que, segundo suas palavras,  tem apoio de vários cruzmaltinos e muitos GBs. Ao que se comenta, Barata será o cabeça da chapa ou então vice presidente, tendo o conhecido festeiro Evaldo Silva, atual presidente do Bancrévea, como candidato a presidente.
Outro que já declarou que sairá candidato a presidente é o diretor de esportes amadores Charles Tuma. Charles foi eleito na Chapa da atual diretoria, mas tem tido "pegas" com o presidente, por isso está praticamente afastado da atual gestão, embora não tenha renunciado. Charles, comentam, tem o apoio de João Rodrigues e Salatiel Campos. Mas até o momento é só especulação.
A atual diretoria da Tuna está praticamente toda dividida. Nas reuniões são poucos os diretores que se fazem presentes, embora pessoas próximas ao presidente garantam que ele esteja com a maior parte do grupo. Não se entende que grupo, pois nas reuniões que deveriam acontecer semanalmente, dos 15 diretores, quando aparecem sete a reunião é tida como "com presença maciça".
Alguns possíveis candidatos acham que ainda é um pouco cedo para a discussão sobre a eleição, pois o pleito só acontecerá no final do ano. Mas, de repente, pode ser interessante, principalmente pelos rumos que a Tuna está tomando, com uma campanha irrisória na Náutica ano passado e agora com o fato se repetindo; também com a visível falta de comprometimento da diretoria com o Social do Clube, já que continuam as festas com aparelhagens "treme terra"; e também a árdua luta para a equipe de futebol não ser degolada, grupos tentam se organizar para com suas propostas não deixarem a Tuna sucumbir ou passar ao largo da história.
Para este escriba, o ideal seria uma chapa de consenso, com tunantes verdadeiros e abnegados trabalhando juntos por um sucesso do nosso Clube do coração. Não adianta tantas chapas, tantos nomes, se o que se vê na realidade são pessoas trabalhando mais suas vaidades pessoais isoladamente. Isso não gera nenhum futuro para a Tuna.
Tenho dito que por enquanto não apoiarei e também não participarei de chapa nenhuma. Não acredito nos que estão no poder, que até o presente não chegaram a lugar nenhum, a não ser a muitas brigas internas e grupos cada vez mais isolados dentro de uma mesma diretoria. 
Acredito que se nos unirmos, se tentarmos fazer algo juntos, com propostas, sem vaidades, poderemos chegar a algum lugar. Se não, é remar contra a maré; é querer atravessar o mar de canoa: não vamos chegar a lugar nenhum.
No momento, só acredito em quem é realmente cruzmaltino. Em quem realmente teve trabalho no passado e quer trabalhar pelo presente e pelo futuro da Tuna. 
O resto - como digo sempre-, é perfumaria!

3 comentários:

  1. Sou a favor também com uma chapa de consenso. Que tal o senhor fazer uma enquete no seu blog sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  2. Também acho que uma chapa única com tunantes de fibra, que queiram realmente ver a Tuna crescer, seja a melhor opção. Tem de se fazer um planejamento para todos os esportes que a Tuna participa, reativar o volei, dar estrutura ao futebol, criar formas de conseguir patrocínios, parcerias. É preciso ver como a Tuna pode ter fontes de renda, talvez com projetos esportivos bem elaborados e que sejam aprovados por órgãos de apoio ao esporte. Tentar convencer empresários a apoiar a Tuna de alguma forma. Realizar promoções junto a torcedores e sócios.
    Deve haver um grupo coeso, que haja com dedicação, amor à Tuna, honestidade, criatividade e empenho. A Tuna tem um potencial grande que pode ser desenvolvido.
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, M[árcio e o anônimo do primeiro comentário. Acho que isso é possível. Na minha vida de mais de três d´[ecadas como cruzmaltino tenho sofrido na tentativa de que nosso clube tenha sempre sua diretoria formada por autênticos cruzmaltinos, tunantes que se doem. icolores que estão na Tuna, na diretoria inclusive. A chance é essa. Temos que tirar os remistas e bicolores que aportaram inexplicavelmente por lá. É necessário, como em frisou o Márcio, formarmos equipes de rabalhos para com planejamento e projetos possamos alavancar a nossa Tuna. Sonho inclusive com a volta do Basquete, esporte que poderá render bons frutos para a Tuna.

      Excluir