sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Artistas do Pará exigem: "Fora Paulo Chaves"

O estilo burguês e intransigente do secretário Paulo Chaves, o inimigo número 1 dos artistas paraenses, é conhecido por todos. E ele abusa com relação aos que trabalham com arte em nosso Estado, não dando a mínima para a luta dos que fazem o Movimento Chega!, que há tempos protesta contra as ações do secretário. 
"A cultura do Pará trabalha em varias frentes. Esse protesto eu nem tomo conhecimento. O governo faz um trabalho que tem repercussão no exterior, como o Festival de ópera, que é elogiado até na Itália. Então...", diz o vaidoso secretário, que em vez de chamar o pessoal para dialogar sobre possíveis mudanças, não quer nem tomar conhecimento dos protestos.
Chaves sabe já há muito que a cultura paraense só funciona para "inglês ver".  O que artistas e produtores culturais paraenses querem não é somente shows para uma classe, como são as óperas, que é vista somente por um grupo "de amigos do rei". O que artistas e produtores cobram do governo e da secretaria de Cultura é uma política cultural que incentive todas as produções no Estado, que haja uma maior a participação de artistas populares, como os circenses, grupos de boi-bumbá, bonecos gigantes, artistas de teatro, que pouco recebem de incentivo para suas peças e apresentações.
O secretário, além de vaidoso é esperto agindo nos bastidores. Se pegou com os dirigentes de escolas de samba e posou para fotos em jornais diários, querendo mostrar que é apoiado por quem faz cultura no Pará.
"Peraí", secretário. Cultura não é somente escola de samba. No Pará temos um leque enorme de produtos que dormitam por falta de apoio governamental. A maioria dos artistas está de pires na mão. "Não é justo não termos incentivo para uma peça paraense, escrita por paraense e encenada por artistas de nossa terra", E isso tem custo mínimo, comparando com uma ópera como "O elixir do amor", encenada ontem no Da Paz, diz um revoltado produtor cultural.
Organizados no "Movimento Chega!", artistas de várias matizes e produtores culturais exigem a reforma das leis de incentivo municipal e estadual de cultura; integração do fluxograma das fundações de Cultura do Pará; linhas de financiamento para a cultura no Banpará e Banco da Amazônia; reforma da Lei Rouanet e explicações do Minc sobre a redução em 10 milhões da verba para o Fundo Amazônia; transparência no uso de recursos públicos na cultura em Belém e no Estado. E a principal exigência: a exoneração imediata de Paulo Chaves da secretaria de Cultura.
A luta do Movimento Chega! é grande e vai continuar. Artistas e produtores culturais estão unidos e não vão desistir no "Fora Paulo Chaves".

6 comentários:

  1. é um incompetente sim,e está preparando um filho pra ser o "incompetente JR"

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o ex-secretario do tempo da Ana Julia era melhor não é??? deixou as coisas abandonadas, sem manutenção alguma. Vocês comunistas deveriam ser menos radicais, mas - como diz o ditado, discutir com comunista é como jogar xadrez com pombos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caro anônimo insiste em polemizar sem querer assumir. Pode criticar, meu caro, mas com embasamento, sem fofocaiar e saindo do armário. Seja pelo menos mais adulto e respeite os comunistas, porque eles fazem parte da história da humanidade, com um alto nível de intelectualidade, um pensamento social muito importante para os mais pobres e com um sentimento como humanistas dos mais notáveis.
      Costumo dizer que ideologia é coisa séria e rara. Conheço alguns cidadãos que sempre foram da direita mais conservadora mas, ao contrário da maioria, não foram cruéis e desumanos, por isso merecem respeito.

      Excluir
  3. mas que falaste umas asneiras falaste.. e olha que és neto de português

    ResponderExcluir
  4. Lamento você ser assim, parece discípulo de salão de beleza,onde reúnem os que ficam com fofoquinhas. Vamos acabar com as aleivosias. Saiba que tudo que falou eu assumo. Tenho
    coragem e postura de homem, saiba disso.
    Sempre tive uma excelente relação com portugueses, sejam da colônia ou não. Não posso e nem seria idiota em negar minhas raízes. Nem mal agradecido. Minha gestão na Tuna foi a única que recebeu um apoio e ajuda real da Comunidade. João Pisco e Bragança Nobre são as maiores testemunhas disso. Honramos o que nos foi financiado, prestamos contas e agradecemos numa das mais bonitas festas realizadas nos últimos tempos na Tuna, que foi a inauguração da piscina com Parque aquático. Para seu governo, caro anônimo, a Tuna não entrou com um tostão para o citado parque, que, na atual gestão, teve a placa inaugural arrancada e no lugar foi colocada outra com os nomes dos atuais gestores que fizeram uma "reforma". Ou seja, os que construíram foram literalmente detonados pelos egocêntricos que estão no poder. Isso sim é desonestidade, falsidade.
    Gostaria que você, se quiser polemizar, tenha mais argumentos, conhecimento e sustentáculos em suas palavras. Aleivosias não dá.

    ResponderExcluir
  5. errata: no primeiro parágrafo leia-se: "Tudo que falo eu assumo"

    ResponderExcluir