segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Desabafo de tristeza de um cruzmaltino

O jornal Diário do Pará mostrou na edição de ontem a situação em que se encontra a Tuna Luso Brasileira hoje. Mostra, entre outras, a situação do clube social, do ginásio de esportes, do futebol profissional, as péssimas condições da sede olímpica, a evasão de sócios, desde os portugueses que migraram para o Grêmio, aos inadimplentes, que não pagam a mensalidade. Fala também dos remidos.
Mas na realidade, o que acontece na Tuna hoje é falta de gestão. O atual presidente é o que  mais tempo permaneceu na direção do clube, cinco anos seguidos, Quando assumiu, pegou tudo funcionando: piscinas, toboágua, boate, salão vermelho, campos de futebol social, Parque aquático que construímos com apoio da Comunidade Luso Brasileira, mais de 500 sócios pagando, contas em dois bancos (Bradesco e Caixa), o Clube na Time mania, crédito com fornecedores,  na praça, etc. A equipe de futebol havia disputado o Paraense os dois anos em que passamos na presidência (2007 e 2008), participado da Série C, da Copa do Brasil e fomos campeões do Torneio Centenário da FPF. Em 2007, com uma equipe caseira ganhou o 1º Turno e foi vive campeã do ano. Era também vice campeã de remo e estava com uma equipe toda montada, tanto que ganhou o título de remo em 2009.  Detalhe: passamos por vários problemas, mas nunca realizamos uma festa com "treme terra", em respeito à Benemerência do clube e aos associados.
Mas "garganta" e faroleiro como o atual presidente é, na posse disse que arrumaria tudo em poucos meses (não sei o que ele arrumaria!), "pois  a Tuna era fácil de administrar". Falou que queria a "união" de todos, mas só prega o ódio, fala mal de quem ajuda, de quem apóia, de quem ama a Tuna.
Nos dois primeiros anos foi um desastre em todos os setores. Onde conseguiu vencer foi na náutica, pois deixamos uma equipe pronta e um grupo de abnegados que eu e o Von reunimos, pagou todas as despesas do pessoal da náutica durante o ano de 2009. Como agradecimento, ele sacou o diretor náutico campeão, Jacintho Campina, a pedido de um diretor oriundo do futebol social. Só porque o Jacintho falou que eu ajudei a ganhar o título.
Fez todas as tolices possíveis no futebol profissional: entregou para os ex-jogadores Sérgio e Jobson, que infelizmente não conseguiram nada. No outro ano entregou para uma amigo seu, o técnico Zé Carlos, que foi outra tristeza. 
No futebol feminino, sempre menosprezou as atletas e Comissão Técnica. Como não ajudava em nada, Tomei a frente com alguns outros cruzmaltinos, passamos a apoiar a técnica Aline Costa e assim fomos duas vezes vice campeões e ano passado campeão. Ele só foi pegar a taça e aparecer. Graças ao empenho da Comissão T[ecnica e do apoio de verdadeiros cruzmaltinos, a Tuna foi convidada pela CBF para o I Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que começa no próximo dia 14.
Na mudança de estatuto ele foi reeleito, com apoio da Comunidade Luso Brasileira. Creio que até hoje o sr. João Pisco e seus  amigos da Comunidade estão arrependidos, porque o rapaz é só vaidade e incompetência. Abriu o clube para as festas "treme terra", montou um time de má qualidade e olhe que teve apoio de Banpará, Governo do estado e outras publicidades. Mas só fez tolice. Tudo graças à sua vaidade, ao seu egocentrismo exarcebado.
Este ano é de eleições. Seus diretores -Charles Tuma e Eduardo Gonçalves- aparecem como possíveis candidatos. Charles está com ele há cinco anos e é de seu time, ou seja: "as mesmas flores, os mesmos jardins". Nem ata, nem desata. Não quer largar o osso. Dá pra confiar? Claro que não!
Eduardo Gonçalves, seu vice presidente,  fala que ele é desorganizado, usa o cartão da conta da Tuna como se fosse dele, mas também não larga. Recentemente, fizeram um jornal de má qualidade, com erros crassos e uma edição vergonhosa de tão ruim, mas mesmo assim a Tuna pagou alto para fazer. Eduardo diz que conseguiu o dinheiro com seus amigos para bancar o papelucho. Tudo bem, mas que fizesse algo mais democrático e de melhor qualidade. É só babação, tolice, mentiras.
Um dos principais trabalhos do vice presidente, sr. Eduardo é pedir dinheiro às pessoas para fazer retratinhos de puxasaquismo, esquecendo das prioridades do Clube na náutica, nos esportes amadores, no social. Prefere ser um bonzinho que agrada a todos os vaidosos com fotos e homenagens infantis. Mas tem que pagar, se não não "aparece". Diz que está "rompido" com o presidente, mas no expediente do jornal, está que a responsabilidade editorial do papelucho é dele -Eduardo- e do Presidente. Se é assim, se está com ele,  por que falar mal do presidente? Será que dá para confiar?  Espero que a Comunidade não erre pela segunda vez.
Em julho, viajou o presidente, viajou  o vice e quem passou o mês de verão como presidente da Tuna foi a sra. Graciete Maués, que nem diretora poderia ser, porque não é sócia do clube, é dependente de seu marido. Se eles "deram" um título a ela, mesmo assim não poderia ficar como presidente, porque para ser diretor do clube o sócio tem que ter pelo menos 10 anos como associado. Estou postando o assunto pela ilegalidade que o presidente cometeu, pelo seu desrespeito pela Tuna, porque independente disso, Graciete é trabalhadora e esforçada pelo clube)
Resumindo, a situação da Tuna, como mostrou o Diário, é lamentável e o presidente é um homem que reputo doente. Doente de vaidade, de ódio, de egocentrismo. Não pensa na história centenária do clube. Prefere gastar com outdoors pela cidade com sua foto parabenizando pelo seu aniversário. Mascara a real situação do clube, pois os salários dos funcionários estão atrasados; o técnico Cacaio não recebeu ainda; o clube está decadente, sujo e sem funcionar. O ginásio está acabado, a piscina olímpica o sócio não pode usar, a infantil é suja e o parque aquático que construímos com apoio da Comunidade Luso Brasileira, está cheio de problemas por falta de zelo e manutenção.
Hoje a Tuna está toda arrendada. Bares e restaurantes, quadra de esportes, aluguéis da boate, salão vermelho e até do campo de futebol. Mas tudo tem que passar por ele. São 15 diretores mas só ele manda. 
E mesmo assim, não está prestando contas de sua gestão. O Conselho Fiscal, que tem falhas, diz que cobra, mas tem que cobrar com mais seriedade, inclusive denunciar no Conselho Deliberativo que ele deve prestação de contas antigas.
Tem que fazer isso, porque se formos esperar pelo vice, o clube vai se ferrar ainda mais, porque ele -o vice- só existe de nome, não manda nada. Ele mesmo diz que não pode fazer nada.
Agora o presidente bocudo diz que arrenda o clube para pagar salários, mas quando assumiu disse que "era fácil administrar a Tuna". Ele, além de não ter competência, como está demonstrado nos cinco anos de sua gestão, é torcedor doente do Paysandu, por isso é que quer mesmo é que a Tuna se acabe.
Senhores associados. Ainda é tempo de salvar o que é nosso. Não vamos cair novamente no canto da sereia. Vamos nos unir, só os sérios, os comprometidos, e lutar pelo nosso clube, nosso time, nossa Nação Cruzmaltina. Vamos escorraçar os vendilhões, os descomprometidos, os que só querem aparecer às custas da nossa Águia. 
Teremos eleições no final do ano. É importante que os associados que podem votar,  proprietário, remidos e Beneméritos, não pensem em apoiar nenhum dos que fazem parte da atual diretoria. Temos que eleger cruzmaltinos sérios, comprometidos com a história, com a causa da Tuna Luso Brasileira. Que todos que amam a Tuna se unam em prol de quem quer fazer uma equipe para trabalhar pelo clube. Quem quer fazer a Tuna andar para a frente. Esses zinhos que estão se arvorando a ser dirigentes, sem comprometimento, sem amar o clube, devem ser varridos da Tuna. Basta de aventureiros, de estranhos, de remistas e paysandus dirigindo a Tuna. A Tuna tem que ser dirigida por cruzmaltinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário