terça-feira, 27 de agosto de 2013

Não pipocas, mas bananas aos macacos

Neste mundo de médicos protestando contra a vinda de médicos, cujo "único crime" é querer salvar vidas de pobres brasileiros, uma cena que este escriba presencia todas as manhãs, no horário de minha caminhada, me faz refletir e chegar à conclusão de que nem tudo está perdido: ainda existe gente boa, com humanidade, solidariedade, pessoas que compartilham sua felicidade pessoal com os outros. Inclusive com os animais.
O cidadão tem mais ou menos 70 anos. Todas os dias, pela manhã, religiosamente ele leva um cacho de bananas, divide todas por dois e dá aos macaquinhos, de um em um, numa festa que faz o pessoal que caminha no Bosque Rodrigues Alves parar e assistir à bela cena. Carros param, alguns fotografam a confraternização entre os macaquinhos, que felizes, como pessoas, pegam a banana da mão do anônimo senhor, retiram a casca e comem num verdadeiro banho de felicidade.
O mais interessante de tudo, é que logo cedo, ficam dois ou três macaquinhos na expectativa do bondoso senhor chegar. Ficam olhando para os lados, e quando o senhor chega eles se afivelam, querendo um tomar a frente do outro, numa briga pela banana, que se acaba em poucos minutos.
Na expectativa de ganhar bananas todos os dias...
Já contei 22 macaquinhos juntos, numa gritaria, parecendo crianças recebendo balinhas; uns passando por cima dos outros; alguns espertos pegando a banana duas vezes e, até os retardatários, que ao final da divisão, ficam olhando para os lados na esperança de que possa ter sobrado pelo menos um pedacinho de uma. Existem os que levam dois pedaços e dividem, não sei se com a companheira, com o filho ou com o amigo.
O senhor me confidenciou que compra bananas nos finais de semana. Dá um jeito no seu orçamento para que nunca falte o produto da festa dos macaquinho.
O amigo dos macaquinhos pediu para que não divulgássemos seu nome, porque com tantas leis de defesa de animais, é perigoso ter uma que proíbe que se dê ao macaco o que se imagina ser o mais popular .seu mais predileto alimento: a banana. Por via das dúvidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário