segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cinegrafista assassinado pelo tráfico. Quem é que vai pagar por isso?


Mais um jornalista foi morto. Mais um trabalhador da comunicação em plena atividade foi assassinado pelo trafico de drogas. Manifestações de vários países do mundo, de várias entidades que congregam os homens de comunicação se manifestaram contra mais este brutal crime contra um trabalhador.
Gelson Domingos, 46, era cingrafista da Band. Numa cobertura jornalística na favela de Antares, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro,  foi morto com um tiro de fuzil que atravessou seu tórax. Gelson, como Tim Lopes, outro jornalista assassinado pelo trafico de drogas, trabalhava arriscando a vida em busca da boa informação.  Poucos sabem, mas muitos jornalistas perdem a vida no "front" das guerras, sejam as propriamente ditas ou as do trafico.
Este escriba se pergunta: como essas armas, tão pesadas, algumas até de uso militar, chegam nas favelas?  Como verdadeiros arsenais bélicos chegam e ficam armazenados em casebres, sem que ninguém veja?
Gelson Domingos perdeu a vida. Deixou mulher, filhos e netos. Era trabalhador e morreu em plena atividade profissional. Algo tem que ser feito no sentido de que os profissionais de Imprensa continuem trabalhando. Com liberdade e com pelo menos um pouco de segurança. A Polícia, que também arrisca a vida, pelo menos tem uma arma para se defender. Já o homem de Imprensa, no caso de Gelson, usava como única arma sua câmera...
Quem é que vai pgar por isso?

7 comentários:

  1. Eu respondo sua pergunta. Sabe como as armas chegam as favelas? Porque o Brasil não patrulha suas fronteiras. E dizer que o Brasil é grande não é desculpa para não patrulhar fronteira. As forças armadas no Brasil são muito mal distribuídas. o maior contingente militar está no sudeste e no distrito federal. Não deveria estar na amazônia, que desta forma poderia, quem sabe, inibir o tráfico de países como Colombia, Bolivia, Venezuela???
    Falta, também, peito do governo federal de colocar o exército para literalmente limpar os morros do RJ. Já que tem tanto exército por lá deveria era fazer uso de nossas tropas.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  2. Não quero saber da fronteira, quero saber como as armas sobem nos morros, entram nas favelas. Exército, que na minha opinião não deveria existir da maneira que existe, não é polícia para subir morro, entrar em favelas. A ação do Governo Lula em colocar, de comum acordo com os comandos militares, o exército nos morros, foi boa e está surtindo efeito. Só que o trabalho para é demorado porque são muitos morros e muitos traficantes.
    A meu ver, ou na minha modesta opinião, acho que deveria haver uma fiscalização nas entradas dos morros, impedindo que as armas subissem. Enquanto -ainda a meu ver modesto- nãofiscalizarem as entradas, companheiros inocentes, trabalhadores serão as randes vítimas. Penso que a discussão tem mais a ver com os fovernos estaduais e municipais.

    ResponderExcluir
  3. As armas que entram no Brasil vem de fora do Brasil, justamente porque no Brasil entra e sai quem quer, principalmente pela amazônia. Os Estados Unidos possuem a segunda maior vigilância em fronteiras (penso que a maior é a das Coreias) e assim deveriamos fazer aqui.
    Quer dizer então que o sr. acha que a fiscalização deveria ser só na subida dos morros? É só lá que existe a criminalidade?\
    A maior imbecilidade que já existiu foi o tal desarmamento, porque bandido está armado até os dentes enquanto que a população sofre com isso. Digo isso porque bandido não tem nada a perder e quando ele vai roubar ele sabe que o cidadão comum está desarmado, porque nós temos a perder, graças a brilhante lei do desarmamento do cidadão e armamento do FDP do bandido.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. Fiscalização tem que ser em todos os setores, principalmente nas fronteiras.O que coloquei é que uma fronteira é uma fronteira, bem mais complicado para se fiscalizar, enquanto as favelas, principalmente os morros, não têm tantas enrandas, poderiam ser melhor fiscalizadas.
    Quanto aos EUA, eles realmente fiscalizam muio bem, até matando inocentes do mundo e de lá, depois ficando por isso mesmo. Eles fiscalizam tão bem que disseram que no Iraque tinha armas químicas, mataram o homem e nada foi encontrado lá. Aliás foi, muito ´petroleo para os ladrões americanos!
    Fiscalizam tão bem, que hoje mesmo deu na TV, que o maior consumidor e importador de drogas do mundo é os EUA. É dessa maneira que eles servem de exemplo?

    ResponderExcluir
  5. Claro que servem, gracas a isso o povo da Libia, Afeganistao, Iraque terao liberdade e fizeram um favor para toda a humanidade eliminando Sadam, Bin Ladem e Kadaf. Só falta o Armadinejad agora. A verdade é que o Brasil virou saca se mae joana, é um país sem controle e a violencia só aumentando. No dia que matarem um parente do presidente o código civil vai mudar, pode ter a certeza.
    Meu amigo temos que fazer como na inglaterra. Arruaceiro, baderneiro e assassino ao tem idade. Aqui ou consideramos a maior idade a partir de 16 anos (quem tem consciencia de votar tem para responder por crimes) ou a violencia vai continuar imperando, infelizmente.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  6. Meu caro: ninguem tem direito de invadir o país alheio, não. O que os EUA fazem é agressão, é crime. Já te perguntei várias vezes: quais as armas químicas encontradas no Iraque? Sabias que o Iraque está parcialmente destruído? Sabias que jovens americanos protestam diariamente nas ruas de Nova Iorque contra a política de seu país? Que Bush é odiado em seu próprio pais pelo que fez com o Iraque? Que muitos americanos até hopje ainda questionam a guerra do Vietnã?
    Vamos parar com essa prosa, o meu caro amigo é pró-europeu e pró-americano e eu sou só pró-brasileiro e americano... do sul.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou pró brasileiro, sim. A grande diferença é que não sou radical. Achar que as armas que traficantes usam não entram no Brasil pelas suas fronteiras "casa de mãe joana" é o mesmo que acreditar que no dia 25 de dezembro o bom velhinho aparece com um saco cheio de presentes dentro de casa. Só falta também dizer que não existe corrupção (a moda atual no Brasil) dentro das polícias.Pare com isso! Ou defendemos o que é nosso ou não vai tardar muito para termos uma guerra civil no RJ. Os filmes Tropa de Elite são os melhores filmes já produzidos no Brasil e retratam a verdade nua e crua. Merece ganhar o Oscar. Se não assistiu assista que vale muito.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir