Portuguesa campeã da Série B. Foi uma bela festa luso-brasileira, 38 anos depois! |
A
Portuguesa de Desportos garantiu a conquista do título de campeã do Campeonato Brasileiro da Série B, ao empatar com o Sport de Recife em 2 a 2, na noite de ontem, no Canindé. A Lusa do garantiu o título com três rodadas de antecipação, fato inédito na história do Clube e uma das maiores façanhas da equipe paulista em toa a sua história.
Com o empate com o Sport Recife a Portuguesa completou 72 pontos a Portuguesa garantiu o título, embora já houvesse assegurado matemáticamente sua volta
ao Campeonato Brasileiro da Série A.
A vitória por antecipação se deve à diferença de ponto da Lusa para o segundo colocado, o Náutico,
que tem 62 pontos é o segundo colocado da Série B, mas sem chances de igualar à Lusa, mesmo que a equipe de Nelsinho perca as três partidas restantes.
O jogo aconteceu no Estádio Oswaldo
Teixeira Duarte, em São Paulo, que ficou lotado com os vibrantes torcedores da Lusa, que levaram faixas, cartazes, bonés e outros adereços mostrando o amor que sentem pela Lusa, embora a equipe não ganhasse títulos desde 1973. Os pernabucanos marcaram primeiro, logo
aos três minutos, por intermédio de Montoya, mas a Portuguesa não se entregou e terminou o primeiro tempo dando pressão no adversário.
Na segunda etapa, a Portuguesa continuou para cima do Sport, mostrando um conjunto perfeito, sempre procurando o ataque pelas pontas e pelo meio de campo. E conseguiu aos 15 minutos, empatar por intermédio de Marco António, com um belo e indefensável chute de fora da grande área. O segundo gol da Lusa, aconteceu numa jogada veloz pela ala direita, com Luís Ricardo chutrando prensado, aos 28 minutos.
O empate do Sport aconteceu através de Robston, embora não tenha estragado a festa Portuguesa, que entrou pela noite com adultos, jovens e crianças vibrando por este importante titulo da Lusa do Canindé.
Nessa chegada ao título da Série B e a volta à elite do futebol, a Portuguesa fez um time mesclando jovens e jogadores mais experientes, oriundos de equipes de São Paulo e outros estados. Com o talento e a humidade do técnico Nelsinho, que mostrou que para vencer não é preciso ter um grande nome, basta ter competência, a Lusa montou um time competitivo, aguerrido, que joga num sistema bem ofensivo, usando a velocidade e o toque de bola como suas principais armas. Conseguiu um aproveitamento de quase 70 por centos das 35 partidas que disputou, invicta durante 18 partidas e ficou na liderança por 29 rodadas, ou seja, quase todo o campeonato. A festa continua, em São Paulo e em outros recantos do Brasil onde a Lusa tem adeptos.
curti muito ver a Lusa campeão,espero que um dia possa chegar a vez da nossa Águia voltar a levantar um caneco
ResponderExcluirTenho a mesma fé, meu camarada. Nós ganhamos título em 85, 88 e 92. Temos 19 anos. Pode ser que a coisa aconteça em 2012, antes de completar 20.
ResponderExcluir