Palestina está na Unesco com apoio do Brasil. |
Numa votação em que 107 dos 173 membros votaram a favor, dentre os quais o Brasil, China e a Rússia, a Palestina foi aprovada ontem como membro da Unesco (Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura). Foi uma vitória do povo palestino e uma derrota para os Estados Unidos, que juntamente com Alemanha e Holanda votaram contra e fizeram protesto contra o novo membro da Unesco.
O Brasil, que é favorável que a Palestina seja aceita como membro da ONU, parabenizou a Palestina através de breve comunicado, enquanto a embaixadora do Brasil na Unesco, Maria Laura da Rocha, lembrou que o voto favorável do Brasil "foi um gesto coerente com a posição do Itamaraty, de reconhecimento do Estado palestino".
Em seu comunicado, o Governo brasileiro mostrou assim sua concordância com a decisão adotada hoje mesmo por parte da Conferência Geral da Unesco de aprovar a adesão da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Enquanto isso, os Estados Unidos, que votou contra essa medida, qualificou a decisão de 'prematura' e alertou que não contribuirá para o restabelecimento de uma paz duradoura no Oriente Médio. A primeira represália norteamericana foi anunciar o congelamento de um repasse de R$ 102 milhões à Unesco, que estava previsto para este mês.
Para o Brasil, que quer também a Palestina como membro da ONU, a entrada da palestina na Unesco pode abrir novos caminhos para a obtenão da paz no Oriente Médio.
FREE PALESTINE
ResponderExcluir