sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"Bate paus" de Duciomar espancam estudantes

Que polícia é essa do Duciomar?  Guarda Municipal agredindo estudantes com cacetetes, bombas, spray de pimenta,  ao ponto do centro de Belém lembrar uma praça de guerra da época da ditadura, quando a polícia política dos militares baixava o pau na estudantada ou em quem protestasse contra eles?
Ontem, pela manhã, quando estudantes de várias escolas públicas e privadas de Belém participavam de passeata pelas principais ruas da cidade, em protesto ao aumento da passagem de ônibus para R$ 2,20, o prefeito Duciomar Costa não quis recebê-los e ordenou a chefe da Guarda Municipal, Elen Margareth, a manda seus comandados da Guarda Municipal a "baixar o pau" na estudantada, o que  foi fizeram sem dó nem piedade, causando terror e ferimentos em vários estudantes. 
Elen Margareth, em coletiva, alegou que o que a Guarda fez foi "usar de força moderada para zelar pela segurança do Patrimônio e pela sua própria integridade, o que é contestado pelos estudantes. "O que a Elen Margareth diz é totalmente inverso do que realmente aconteceu, pois fomos recebidos pelos guardas de Ducuiomar como se fôssemos bandidos, "na base da bala", diz um dos estudantes, vitimado por uma bomba e com vários pontos na cabeça. Pelo menos cinco jovens que faziam parte da manifestação saíram feridos, e a reação da parte deles só aconteceu porque eles vendo os guardas armados e atirando contra os mais de 400 manifestantes indefesos, foi reagir na base da pedrada. Só que baladeira não pode ser arma para enfrentar cacetetes, fuzis, bombas e sprays de pimenta. Também jovens inexperientes que estão lutando por algo legal, já que o aumento de passagem foi tramado na calada da noite do mês de julho, sem a participação de entidades interessadas na defesa dos estudantes.
Os estudantes, mesmo com a repressão da polícia particular de Duciomar e Elen Margareth, prometem voltar às ruas exigindo que a classe estudantil seja ouvida, já que o aumento não teve a participação do povo, tampouco dos estudantes, mas somente dos interessados: sindicato de empresários de ônibus e a Ctbel.
Os estudantes prometem continuar na lutar para que a passagem baixe de preço para os 2 reais de antes e que os estudantes consigam o passe livre, além do cumprimento da lei municipal que determina que os ônibus sejam de graça para toda a população um domingo por mês.

8 comentários:

  1. Engraçado aumentam 0,20 na passagem de ônibus (a mais barata do Brasil, onde se eu for da Castelo Branco para Batista Campos pago o mesmo que ir de Belém para Ananindeua - piada mesmo) fazem o maior Auê. Mas a cerveja aumenta, o feijão dispara e ninguém fala nada.
    Justiça se faça e verdade seja dita: Toda essa confusão aconteceu depois que os "estudantes" jogaram uma pedra no rosto de um policial. Grandes Estudantes, que em vez de estar na sala de aula ficam fazendo anarquia nas ruas... Isso é Belém, Isso é Pará, Isso é Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Isso é Belém, Pará e Brasil. Onde todos têm liberdade para lutar pelos seus direitos. A polícia-política de Duciomar é fascista e foram os "bate pau" que começaram. A greve era sadia e reivindicatória. Isso é democracia.

      Excluir
  2. se eu levasse uma pedrada tb baixava o cacete nesses vagabundos transvestidos de estudantes... vagabundos que deveriam estudar e nao fazendo algazarras mereceram levar peia parabéns GMB

    ResponderExcluir
  3. Fui testemunha ocular e quase vítima agora a pouco, quando uns - como disse o anonimo, transvestidos de estudantes atiraram pedras no colégio Paes de Carvalho, em alunos que estavam - ao contrário deles, estudando. Cenas lamentáveis onde eu e uma senhora quase fomos atingidos por uma pedra.
    Por isso existem os estudantes que querem mudanças e os baderneiros que se utilizam de bandeiras vermelhas para promover desordem.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nas manifestações de cunho democrático existem os infiltrados -às vezes, grupos de direita- para queimar o filme das reivindicações dos trabalhadores ou estudantes. Isso é fato

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nas manifestações de cunho democrático existem os infiltrados -às vezes, grupos de direita- para queimar o filme das reivindicações dos trabalhadores ou estudantes. Isso é fato

    ResponderExcluir
  6. porra luis olha essa, vai ver que era gente do governo do estado infiltrado... essa aí foi f.... aplica!!!!!

    ResponderExcluir