sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Que Seleção é essa, Mano?

Pelos jogadores convocados ontem, para o amistoso do dia 7 de Setembro, contra a África do Sul,  Mano Menezes parece querer de vez antecipar sua saida do comando da Seleção. Mais uma vez o técnico insiste nos jogadores "europeus", parecendo atender pedidos ou mesmo "ordens" superiores.
Dos 22 jogadores convocados, apenas nove jogam em equipes brasileiras, ou seja, 60 por cento são "importados", jogadores já escolarizados com esquemas táticos europeus, de muito toque de bola e pouca criatividade individual.
Acho que Mano perdeu uma excelente oportunidade de convocar uma Seleção genuinamente brasileira, formada por jogadores que por jogarem no Brasil se conhecem, sabem o estilo um do outro e que tanto o torcedor como ele próprio -Mano-  estão vendo no dia -a-dia.
Penso que para a maioria dos torcedores, uma Seleção Brasileira onde do goleiro ao centro avante são de fora (jogam na Europa, em equipes que não vemos normalmente jogar), não pode satisfazer ao apaixonado por futebol, que torce pelas grandes equipes do Brasil e queria ver os craques de seu time vestindo a jaqueta verde amarela (ou azul).
Sinceramente não entendo uma Seleção Brasileira, jogando no Brasil e uma partida amistosa ter que trazer jogadores mais da metade dos jogadores da Europa. É inconcebível convocar jogadores como o goleiro Diego Alves, quando temos atletas na posição de altíssimo nível como Jefferson (Botafogo) e Diego Cavalieri (Fluminense); convocar quatro laterais todos de fora, quando temos na posição bons jogadores como Leo Moura (Flamengo);   Marcos Rocha (Atlético Mineiro); Paulo Miranda e Cortez (São Paulo), que todos sabem têm potencial em suas equipes e podem se destacar na Seleção.
Os zagueiros Thiago Silva, que me desculpem, mas não está com essa bola toda, não. Sou mais o Dedé.  David Luiz, muito regular, temos pelo menos uns três no seu nível.
No meio de campo, a insistência com Sandro, Rômulo e agora Ramires. Que que é isso, camarada! Os quatro que jogam no Brasil que foram convocados, tudo bem, mas por que não convocar Ganso, Thiago Neves, Elano, que voltou a jogar um belo futebol, além de outros jogadores que estão bem em outras equipes nacionais? Parece que Mano não gosta dos jogadores que atuam no Brasil, ou, como já insinuaram, "tem cartas marcadas".
Não vou nem me aprofundar sobre os "eleitos" por Mano para o ataque, porque acho a convocação dos tais Jonas e Hulk uma tremenda bandalheira. Com se pode deixar e fora jogadores como Vagner Love, Fred, Wellington Nem e o jovem promissor Romarinho, do Corinthians? 
Volto a dizer dizer que Romário com sus declarações jogou muito pesado com Mano. Mas, verdade seja dita, o técnico de nossa Seleção, profissionalmente,  tem pisado numa bola bem redondinha.
Isso me faz lembrar uma história envolvendo o general Médici, presidente na época da ditadura, que  "convocou" Dario para a Seleção de 70. O jornalista e comunista João Saldanha, que era o técnico na época, quando sobre da "convocação", declarou enfático:  "Ele manda no quartel, na Selelção mandou eu.  E assim como eu não escalo soldados, ele não pode escalar meus jogadores". Saldanha deixou a Seleção, embora tenha deixado "tudo pronto" para Zagalo que, obediente, levou o preferido do general à Copa do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário