segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vox Populi: Jornal esqueceu "efeito Valéria"

O "efeito Valéria" em 2008, não serviu de lição para o jornal dos Maioranas. A pesquisa publicada ontem de responsabilidade do Instituto Vox Populi, mostra perfeitamente isso. Ao que parece, existe uma clara intenção de mostrar uma pequena queda de Edmilson Rodrigues e, principalmente, que o candidato do outro jornal (do senador Jader Barbalho), José Priante, da maneira que caiu (de 22 para 11%) vai acabar as eleições praticamente sem voto.
Mesmo com proposital mudança de metodologia de um instituto para outro, não é possível que uma pesquisa feita depois de apenas duas inserções de propaganda dos candidatos a prefeito no programa eleitoral gratuito na TV tenha um efeito tão grande de mudança de votos do eleitorado.
O protesto em forma de Nota Oficial da Frente Belém nas Mãos do Povo, que tem como candidato Edmilson Rodrigues, que repudia com veemência a pesquisa, é dos mais coerentes, porque pelo que foi mostrado nos números da pesquisa, está evidente o interesse do jornal dos Maioranas em manipular os resultados, na tentativa de levar para o segundo turno o fardo pesado do PSDB que é Zenaldo Coutinho.
Quem faz política sabe que é natural em qualquer campanha  acontecerem mudanças durante o programa eleitoral gratuito na TV. Porém, isso acontece somente após  oito ou 10 programas e, no caso da campanha em Belém, é visível que a candidatura de Edmilson vem crescendo desde que o candidato socialista lançou seu nome, talvez pelo que ele fez nos seus oito anos de mandatos como prefeito da capital. Também o candidato dos Barbalhos, José Priante, em qualquer pesquisa aparece com no mínimo 20 por cento da preferência, enquanto Zenaldo, dos tucanos, praticamente estagnou em 10 por cento. A queda vertical para 11 por cento, a metade do que foi mostrado na pesquisa Ibope, é no mínimo insensatez, para não dizer uma possível manobra protecionista ao candidato do tucanato.
A pesquisa notadamente manipulada mostra no início da campanha na TV, que poderá se repetir o que aconteceu em 2008, quando a candidata tucana Valéria Pires Franco com sua milionária campanha passou todo o período eleitoral em "primeiro lugar", segundo o Vox Populi garantida no segundo turno. Porém, quando abriram as urnas a moça foi praticamente para a "lanterna", ficando em quarto lugar.  O resultado decepcionante fez inclusive Dona Valéria e Seu Vic desistirem da vida pública.
Duas pesquisas mais coerentes com a realidade, realizadas no mesmo período -22 a 24 de Agosto-  pelos Institutos Acertar e Alvo,  mostram que Edmilson Rodrigues  está em plena ascensão,  em ambas com 38,2 por cento, o que caracteriza-se como um cenário totalmente favorável ao candidato do PSol.

13 comentários:

  1. É fato que essa pesquisa foi comprada... É surreal ver que Priante está em terceiro lugar nessa pesquisa. Ainda bem que pesquisas não dizem nada, no dia das eleições meu voto será de Priante, com certeza!

    ResponderExcluir
  2. É impossível Priante ter caído tanto nessa pesquisa... Parece que Zenaldo quer reviver o caso "Valéria"... O que importa é o número que a população vai digitar na urna! Meu número é 15! Agora é Priante!

    ResponderExcluir
  3. só poque tu queres,né mano. Pois eu sou Edmilson e vou vencer, junto com o poro de Belém

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender como a população de Belém insiste em querer colocar Edmilson assumindo o cargo de prefeito... Espero que no 2º turno as pessoas pensem melhor, revejam seus conceitos e votem em Priante. Belém precisa dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus camaradas, vamos assumir a identidade, colocando pelo menos o nome ou email. Fica bem mais decente. Valeu, grato.

      Excluir
  5. Essa pesquisa do jornal O Liberal tá muito estranha mesmo, porque tenho acompanhado todos esses números e o que vejo é o Priante com 22%, subindo nas intenções de voto. E já ficou muito claro que é o Priante que tem as melhores propostas pra Belém, é ele quem vai pro segundo turno!

    ResponderExcluir
  6. Priante tem a cara do Jader. Se for esperto como o primo, coitada de Belém. Aqui no bairro só dá Alfredo e Edimilson, que não é mais do PT mas foi prefeito e bom pelo PT. =JOÃO CARLOS = JURUNAS

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com a Aline. Priante fazia por nós quando ainda nem era prefeito. É o cara que nós merecemos agora para nossa cidade. Mudando de assunto, é vergonhosa a posição do Liberal tentando forjar pesquisas.

    ResponderExcluir
  8. VERGONHA DE TER CANDIDATOS NA MINHA CIDADE COMO ZENALDO!! FICO FELIZ DE VER AS PESSOAS COMENTAREM A FAVOR DO PRIANTE. ATÉ QUE ENFIM O POVO DAQUI SE LIGOU QUE ELE É O CANDIDATO IDEAL PARA BELÉM

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca votaria no Edmilson após 2 mandatos sem fazer nada por Belém. Confesso que estava entre Zenaldo e Priante. Após essa pesquisa mentirosa que o pessoal do Zenaldo tentou fazer, já tenho minha opinião formada também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês precisam saber é sobre os 30 por cento que o Priante cobra por cada convênio que consegue. O ratinho é pior que o ratão. Meu pai trabalha em prefeitura e sabe como ele é guloso.
      (Vou criar meu site para comentar com meu nome).
      Lucas (Castanhal-Pa.)

      Excluir
    2. Tomara que essa campanha não baixe o nível, porque se forem mostrar o quanto o priante é corrupto, o Jader vai
      se envergonhar de ser seu primo. Meu pai já dizia: tendo outro não vote em barbalho e Priante é Barbalho.
      De todos, três são periguetes= Priante é 30 e 40%por cento em todos os convênio. Jordy é o abroteiro de plantão e o Zenaldo desde a universidade que quer ser o comandante da JOVEM DIREITA PARAENSE.
      O nome é Edmilson, 50.
      Na próxima eu boto meu nome, viu seu marcos.

      Excluir
    3. Não vamos baixar o nível dos comentários. Torçam e falem com democracia, mas não vamos baixar o nível. O editor do Blog agradece.

      Excluir