quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Florbela e Pessoa na música de Fagner


Raimundo Fagner é boleiro (pelo menos diz que ainda é), torcedor de futebol e um dos melhores compositores e cantores brasileiros. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro batia bola no time de Chico Buarque, o Politeama, além de compadre, sempre foi muito amigo de Zico, o eterno ídolo do Flamengo, com que chegou inclusive a gravar uma música..
Literato, amante de bons livros e de poesia  desde cedo, Fagner é o artista brasileiro que mais adaptou poemas em suas músicas. Cecília Meireles, Thiago de Melo, Ferreira Gullar, são alguns dos poetas brasileiros que possem trabalhos musicados por Fagner.
Apaixonado pela boa poesia portuguesa, Fagner gravou a poetisa Florbela Espanca pela primeira vez em 1881. A música "Fanatismo", do álbum "Traduzir-se, fez sucesso no Brasil de ponta a ponta. No ano seguinte, 1982, no álbum "Sorriso Novo", o cantor e compositor cearense gravou mais  músicas feitas em cima de poemas de Florbela (1894-1930), como "Tortura" e "Fumo", e de outro poeta português, Fernando Pessoa, gravou "Qualquer música".
No ano 2000 Fagner gravou mais poemas de Florbela: "Soneto I" e "Charneca em Flor", onde mostra todo o carinho e respeito pela obra da genial poetisa portuguesa.
O Blog presenteia seus seguidores e navegantes com a beleza da voz de Raimundo Fagner interpretando "Qualquer música", poema do grande Fernando Pessoa. De quebra, um papo com o Galinho, seu amigo e compadre, entrando no Maracanã. Curtam. O escriba estrá curtindo também.

Um comentário: