segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Futebol do Brasil perdeu merecidamente!

Depois da derrota do Brasil para o México, foram muitos os comentaristas a criticarem o técnico Mano Menezes. Pior que foram os mesmos comentaristas que elogiaram a contração de Mano para a Seleção, que atacaram quando o Brasil não conseguiu enfrentar o bem armado time mexicano.
Este escriba criticou Mano desde que ele assumiu. Mas, principalmente, quando ele convocou um bando de jogadores que não têm perfil de Seleção Brasileira, além de outros que são tidos como "craques" na Europa mas que não jogam na na Canarinha.
Pelo que levamos a Londres, acho que a Seleção foi até longe demais. Sempre tive fé porque sou brasileiro e sou torcedor, mas nosso time é limitado. O goleiro é regular. Tem pelo menos quatro melhores que ele. O garoto do Corínthians seria a bola da vez. Já os dois laterais são fracos: Rafael mostrou desde o primeiro jogo que não é muito bom na marcação. Insistiram com ele e deu no que deu: terminou como culpado pela derrota até pela diretoria da CBF. Mas como é jovem, pode avançar, apesar de eu não acreditar muito.Já o lateral esquerdo Marcelo, mas experiente e muito bom com a bola no pé, peca na hora de marcar, se enrolando até no mano a mano. Comprovadamente, na hora de marcar é fraco. Deveria mudar de posição, já que gosta muito de driblar e de invadir com a bola. Por que ele não joga de volante ou meia? Se quer driblar, fazer jogadas de ataque, a posição em que está atuando está errada.
No miolo da zaga nunca gostei do tal Juan. É muito fraco nas bolas altas e não é bom de marcação. Thiago Silva pode ser muito bom para "espanhol ver".  Na Seleção deixou muito a desejar. Aqui no Brasil tem pelo menos uns quatro melhores que ele. Ainda sou mais o vascaíno Dedé, mesmo ele ainda fora de sua forma técnica. 
No meio de campo, a meu ver os companheiros para Oscar -que não jogou nada contra o México- teriam que ser bons lançadores de bola ou meias mais velozes e de bom domínio. Não me conformo com a pouca chance de Ganso e Lucas naquele zona de meio para o ataque.
Na frente, no ataque propriamente dito, Mano insistiu até quanto pode com Hulk e com Damião -que mesmo que tenha feito muitos gols, não me agrada. A dupla permaneceu em campo até alguém buzinar para o sisudo técnico que não tinha nada a ver, pois com Neymar, perfaziam um trio de centro avantes, e um deles só canhoto.
No jogo decisivo, a grande ironia foi tomar aquele gol no início. Mas tomamos porque não tivemos competência para marcar o bom jogador Peralta, literalmente. Mas depois foi uma sequência de erros de Mano, culminando em colocar em campo quatro atacantes: Leandro Damião, Neymar, Hulk e Pato, quando o jogo era característico  para a entrada de mais um meia, tipo Ganso ou Lucas, que chegou a entrar, mas mesmo assim a chamada "meia cancha" ficou desguarnecida.
Não acredito na permanência de Mano Menezes no comando da Seleção. Mas se ele optar pelo ridículo Felipão vai trocar seis por menos de meia dúzia. Felipão deveria trabalhar como domador de cavalos. Sua ignorância e desconhecimento técnico e tático não lhe respaldam para a Seleção Brasileira. Deixa ele afundar o Palmeiras e pronto. Tite, Muricy ou o melhor de todos, Luxemburgo, poderiam mostrar serviço. Todos têm competência, sabem trabalhar com grupo. Com educação e com talento.
Sobre jogadores para futuro, penso que o Brasil tem nomes para fazer uma boa seleção sem precisar trazer muitos "importados". Nossas melhores equipes foram formadas com jogadores jogando no Brasil. Acho que está na hora de experimentar. Nada de Hulks, marcelos, patos, thiagos e outros menos votados. Façamos o grupo genuinamente brasileiro, aqueles que estamos acompanhando o futebol deles no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário