quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Praças de Belém estão abandonadas

Essa eleição municipal me faz lembrar a de alguns anos, quando Hélio Gueiros era o prefeito de Belém e chateado com o resultados das eleições, antes da posse de seu sucessor, passou vários dias sem recolher lixo.
Hoje o negócio é bem diferente. Mas para pior. O prefeito Duciomar não é candidato, mas antes mesmo de começar a campanha eleitoral já deixa claro como seu sucessor vai pegar a pobre Belém: completamente abandonada. 
Ontem mesmo, caminhando contra o vento pelas ruas da cidade, dei de encontro com o péssimo estado em que se encontram duas praças centrais de Belém: a Waldemar Henrique e a das Mercês, ambas cartões postais dessa Belém do Grão Pará.
Na Praça Waldemar Henrique, que o prefeito usa para suas festanças, a sujeira e os desocupados tomaram conta. De local aprazível, limpo e bem cuidado quando o prefeito, na época petista, Edmilson Rodrigues a reconstruiu, inclusive trocando seu nome (antes era Praça Kennedy), passou a ponto de encontro de "cheira cola", drogados e mendigos, num total abandono do poder público.
A Praça das Mercês, defronte ao centenário conjunto arquitetônico dos Mercedários, que engloba a Igreja  de 1640, diariamente visitada por turistas que admiram a arquitetura antiga de nossa cidade, está tomada de mato e sujeira, num total desrespeito aos paraenses e turistas que respeitam o importante e bonito local.
Se essas duas praças que são bem centrais estão assim, imaginemos as outras, que são afastadas da cidade.
Enquanto isso, o prefeito "faz o H" com obras de fachada de final de mandato, sempre inacabadas. Faz a calçada de parte da Santos Antônio; mas deixa as praças imundas. 

12 comentários:

  1. FALEMOS TAMBÉM NO EDMILSON RODRIGUES, BRILHANTE PREFEITO QUE DEIXOU A JOAO ALFREDO DETONADA, E ABRIU A CIDADE PARA OS CAMELOS.. SEM CONTAR COM A BRILHANTE IDEIA DO BONDE QUE SÓ CONSUMIU $$$$$ PUBLICO PRA NADA, ABSOLUTAMENTE NADA DE NADA... E O TAL ELEVADO DA DR FREITAS QUE PARECE UM AUTORAMA... E A PRAÇA DA BIBLIA QUE IMPOSSIBILITOU O DR ALMIR GABRIEL FAZER OS 3 ELEVADOS QUE ESTES SIM RESOLVERIAM O PROBLEMNA DO TRANSITO DO ENTROCAMENTO... POR ISSO QUE BELÉM TEM 10 M... COMO CANDIDATOS A PREFEITO

    ResponderExcluir
  2. O povo de Belém deve aproveitar as eleições para mudar o panorama da nossa cidade. Quem vive aqui sabe quais são os principais problemas de Belém: saúde, transporte e segurança. Ironicamente, alguns candidatos parecem não enxergar isso ou ao menos não dão prioridades a esses assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Não é só a infraestrutura da cidade que está aos pedaços, o quadro atual do sistema municipal de saúde é preocupante e até assustador. A população conta com apenas dois prontos socorros e nenhuma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e ainda sofre com o atendimento precário. Fica nas mãos do povo de Belém escolher um candidato com competência sobre o assunto, além de propostas coerentes com a realidade da cidade. Por isso, eu vou votar no Priante!

    ResponderExcluir
  4. Aposto que se José Priante for eleito a prefeito da nossa querida cidade, essa situação será revertida. Priante é o candidato mais compromissado pelo que tenho visto... Meu voto é dele!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que diz o primeiro anonimo. O Ex-prefeito acabou com a João Alfredo (atualmente quase intrafegável aos pedestres). E ao terceiro Anonimo concordo com você quanto a questão da saúde. Aliás isso não é só aqui. A saúde no Brasil está de pior à péssimo. Nunca na história desse país a saúde esteve tão mal. E olha que Belém só tem 1 pronto socorro municipal. O do Guamá está mais pra ambulatório do que pra PS. A verdade nua e crua é que estamos sem prefeito desde o finado papudinho.

    ResponderExcluir
  6. Todo cidadão de Belém sabe que cidade está praticamente jogada às moscas e é por isso que devemos aproveitar as eleições para votar com consciência, visando uma melhor administração da nossa cidade. Eu vou votar no José Priante, pois, ao meu ver, ele é o candidato mais bem capacitado para assumir o cargo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas boas da democracia é a possibilidade da escolha. Mas, sobre o primeiro anônimo, acho que ele esqueceu as obras do Edmilson e passa a elogiar o que o Almir não fez. Calma, camarada, o Edmilson quando prefeito mudou a cara de Belém. Se você insisite qa questão do elevado qua chamas ironicamente de autorama, quero lhe dizer da utilidade dele. Aquele pedaço da Dr. Freitas com a Almirante era um verdadeiro caos. Falo porque moro nas imediações e sofria isso. Agora fale dao novo PSM, do novo Ver-o-peso, do Ver-o-rio, da orla de Icoaraci (e completa, não 10 por cento como a do Dudu), recuperação e revitalização de todas as praças, de todas as feiras e mercados, criação de ciclovias (o Dudu está destruindo), Escola Parque, Escola Circo e Ns coisas para o povo, para o belenense.
      Não é à toa que o povo está querendo Edmilson. Foi sua gestão quando prefeito pelo PT, que todos sabem, mudou a cara de Belém. Agora no Psol, Edmilson mudou de partida mas não mudou de postura.
      Sobre Priante, tudo bem: quem gosta do Jader vota nele. Aliás, queria saber por que ele esconde o sobrenome Barbalho? Alguém sabe responder?

      Excluir
    2. Para complementar: Queria pedir aos distintos comentaristas que por favor saiam do anonimato. É mais saudável, bacana se saber quem é quem. Afinal, democracia é para isso.

      Excluir
    3. é porque ele não quer associar o seu nome ao do tio dele que é ladrão. Meu pai já me dizia. TENDO OUTRO NÃO VOTE EM BARBALHO .

      Excluir
    4. BOBALHÃO ELE NÃO ESCONDE O SOBRENOME BARBALHO PORQUE SEU NOME COMPLETO É JOSE BENITO PRIANTE JUNIOR

      Excluir
  7. O QUE FALAR DAS GREVES QUE NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS FORAM TANTAS. O PT É TÃO BOM QUE AGORA A COITADINHA QUE FOI TORTURADA DA NOSSA PRESIDENTE VAI LANÇAR UMA LEI COIBINDO AS GREVES. E AGORA COMPANHEIROS???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assume a tua o[identidade, cara. Vou te responder. N[os somos favor´[aves à greve. É um direito dos trabalhadores.
      Agora greve o cara permitindo através de cartaz, a passagem de traficante de rogas e armas é querer desestabilizar o governo, provocar. Aquilo não é coisa de grevista, é fascista infiltrado, que quer provocar a Presidenta.
      Ela não vai criar lei proibindo greve, porque não é louca. O servidor público tem todo direito de grevar mas com responsabilidade. Nos governos do PT a greve foi, é e sempre será permitida. Agora o que eu queria era a resposta sobre o porquê do Priante esconder o Barbalho dele.

      Excluir