quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil pode ser Ouro e ainda ter o artilheiro

Damião é cercado pelos companheiros da Seleção após mais um gol
Quando falo que o Brasil possui o melhor futebol do mundo, sinto que tenho -modéstia à parte- razão. Nossa equipe de futebol olímpico está na final, desbancando grandes equipes e mostrando ao mundo que somos realmente os melhores.
Mas o fato interessante é que quem conhece pelo menos um pouco de futebol deve estar notando que mesmo que o Brasil esteja na final, já com medalha de prata garantida e com todas as chances de ganhar o ouro, a equipe não está jogando tão bem como muitos queriam. Ontem mesmo, o Brasil jogou somente o "feijão com arroz" e por pouco no início da partida não tomou gols. No início do jogo o Brasil passou o maior sufoco, com o time  de Mano Menezes todo dominado, na retranca, jogando desarticulado, sem nenhum sistema tático definido. O meio de campo foi praticamente dominado pelos jogadores coreanos. O gol de Rômulo, aos 37 do primeiro tempo, saiu numa jogada bem tramada, mas foi uma falha clamorosa, um frango, digamos assim, do goleiro coreano Lee.
Mas a trajetória da Seleção Brasileira nesta Olimpíada faz este escriba fazer uma "mea culpa" em um comentário que fiz há algum tempo. Tenho que reconhecer que mesmo que não veja no centro avante Leandro Damião um grande jogador (acho de regular para baixo) o cara é o dono da bola, artilheiro disparado da olimpíada, com seis gols. É uma grande marca conseguida pelo jogador do Internacional num torneio de poucos jogos. Damião, inegavelmente é um atacante muito oportunista, sabe se colocar e na hora H está sempre conferindo. No meu time ele e alguns outros, como o Hulk, não teriam vaga. Mas Damião está fazendo a parte dele com muita competência. Muitas vezes, o jogador é um craque e não consegue se firmar em nenhuma equipe, quanto mais na Seleção. O melhor exemplo é a Seleção de 1982, quando tínhamos um grande grupo, formado por craques fantásticos, mas não conseguimos nada. Por outro lado, em 2002, o Brasil foi campeão do Mundo (Penta) com uma equipe das mais regulares. É, talvez, a nossa mania de exigir demais de nossos jogadores. A mania de conviver com craques reais. Mania de quem tem hábito, na verdade -mesmo que tenha falhas, não esteja tão bem- de  conviver com o melhor futebol do mundo.
No Sábado, os brasileiros estarão em ritmo de final de Copa do Mundo. E se tudo correr como estamos esperando (e Leandro Damião acertar) vamos comemorar mais uma vitória mundial. Com ouro. Que venha o México!

Nenhum comentário:

Postar um comentário