terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aprovação de Dilma supera de Collor a Lula

Não foi nenhuma surpresa para este escriba a performance da Presidenta Dilma em seu primeiro ano de governo. Competente, séria, experiente,  grande gestora e com projetos que mostraram que Lula estava certo quando a indicou para sucedê-lo, Dilma superou todas as espectativas das oligarquias e da chamada Grande Imprensa.
Pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, revelou que 59% dos brasileiros avaliam como ótima ou boa sua gestão nos primeiros 12 meses. Trata-se de índice de aprovação que supera o primeiro ano de governo de todos os presidentes que a antecederam desde 1989, ano do retorno das eleições diretas.
Dilma superou até ao mestre, o ex-presidente Lula. Ao fim de seu primeiro ano de mandato, a presidenta Dilma Rousseff obteve aprovação recorde entre cidadãos entrevistados pela pesquisa Data Folha, realizada na última semana. Segundo o instituto, 59% dos brasileiros consultados avaliaram como ótima ou boa a gestão Dilma nos primeiros 12 meses, 10 pontos percentuais a mais do que o registro feito há seis meses pelo mesmo Data Folha. Trata-se de um índice de aprovação que supera o primeiro ano de governo de todos os presidentes que antecederam Dilma desde 1989, retorno das eleições diretas. Inclusive Lula, o eleitor  número um da presidenta.
No primeiro ano do primeiro mandato (2003-2006), Lula chegou a 42% de aprovação. No primeiro ano do segundo mandato (2007-2010), esse percentual foi de 50%. Já seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), obteve aprovação, respectivamente, de 41% e 16%. Ao fim do primeiro ano de mandato, Fernando Collor chegou a 23% de aprovação, enquanto seu sucessor e vice, Itamar Franco, registrou 12% de avaliação positiva.
Segundo o Data Folha, a nota média do governo Dilma até agora é 7,2%. Em tendência decrescente, 33% consideram regular a gestão Dilma no primeiro ano, enquanto 6% a consideram ruim ou péssima – 5% a menos do que o total registrados em agosto.
Dilma superou até a Lula
A imagem pessoal da presidenta também está em viés de alta. Para 72% dos cidadãos entrevistados, Dilma é considerada “decidida”. Outros 80% a consideram “muito inteligente", enquanto 70% a classificam como “sincera”. A avaliação positiva de Dilma aumentou entre homens (56% de aprovação) e mulheres (62%) de todas as faixas etárias, em qualquer nível de renda familiar, e de todos os graus de escolaridade.
A aprovação majoritária do governo Dilma, segundo o diretor-geral do Data Folha, Mauro Paulino, pode ser explicada pela percepção da população sobre os indicadores da economia nos últimos meses, mesmo diante do cenário de crise internacional no setor. Também favorece Dilma, segundo o especialista, o fato da Presidenta ter demonstrado firmeza diante de contextos negativos e ter tomado decisões com rapidez, sem hesitar em demitir suspeitos de praticar “malfeitos”, como ela gosta de se referir à corrupção.
O Data Folha entrevistou 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário