segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Em 2012 livre. Cada vez mais livre!

Ricardo Kotscho, jornalista e blogueiro, foi um dos primeiros a não admitir termos pejorativos e agressões pessoais em seu Blog. Segundo Kotscho, um veterano jornalista com passagens pelos principais jornais do Brasil, uma agressão mexe muito e é um convite para um resposta ácida, mais ou menos no mesmo nível da agressão.
Tenho lutado e pedido sempre aos caros navegantes que ao fazerem um comentário sobre o que posto, não são obrigados a me agradar  e fechar com minhas idéias. Mesmo porque, amante da democracia, aceito a crítica como algo natural, pois ninguém é obrigado a seguir o pensamento de ninguém. Todas as pessoas têm o seu conhecimento e nível intelectual, por isso  podem questionar o que eu e o que qualquer outro blogueiro escreva.
Agora é por demais chato você ler um comentário agressivo e de um anônimo. O cara talvez nem lhe conheça e se lhe conhece, por algum motivo ou até mandado por alguém passa a  não gostar de você e resolve, anônimamente, soltar toda sua mágoa,seu ódio, a língua ferina com agressões gratuitas. Isso é ruim. Até porque praticamente lhe obriga a dar uma resposta muitas vezes pesada, o que para mim foge totalmente da proposta do Blog, que desde que foi criado, tenta mostrar de forma democrática nosso pensamento político e cultural, que envolve música, cinema, literatura, ou seja, ates em geral, além de informes e notícias sobre a equipe que torcemos e amamos que é a Tuna Luso Brasileira, além de fatos relacionados às outras equipes paraenses e do Brasil.
Nossa intenção nunca foi de admoestar  pessoas e os outros clubes paraenses, ao contrário, nas matérias que falamos de outras equipes paraense mostramos nosso pensamento sobre gestão, contratações, resultados, mas tudo em prol de um futebol paraense melhor do que o que está hoje. 
Com relação a Tuna, nosso objetivo é  informar aos seguidores, navegantes  e cruzmaltinos a realidade do Clube, sem ferir a ninguém, embora mostremos fatos verdadeiro do trabalho da  atual gestão, que lamentavelmente é dos mais tristes. Mas jamais, em momento algum, falamos da honra do presidente do Clube, embora em nossa opinião ele seja deselegante, sem humildade, relapso, grosso, e não reconheça nem respeite as pessoas que são genuinamente cruzmaltinas e que mesmo sendo críticos de sua gestão, ajudaram o Clube em seu mandato.
Tenho colocado aqui neste espaço que questiono o presidente como gestor, mas jamais falei ou falarei que ele é desonesto. Falastrão, inegavelmente ele é. Mas desonesto, não posso falar porque pelo que já convivi com ele, sei que nao é. 
Faço questão também de mais uma vez lembrar, que durante meus 29 anos de Tuna Luso Brasileira, sempre respeitei -e isso eu provo!- a história e a  importância da Comunidade Luso Brasileira, dos portugueses, dos lusos descendentes na história do Clube, embora sinta hoje que boa parte deixou o Clube pela Grêmio, esse realmente mais português. Questão de opção. Mas a história ninguém pode mudar, tampouco apagar.
E este escriba, particularmente, só tem é que agradecer a Comunidade, pois no período em que foi Presidente da Tuna recebeu muito apoio financeiro e ajuda para manter e fazer o Clube crescer. Se hoje a Comunidade escolheu, a meu ver apoiar o outro lado, que eu acho o errado, e este lado venceu,  parabéns. Só acho que, infelizmente, a  realidade está aí, para todos verem: salários atrasados, Clube sem time de futebol, a volta dos "tfascistas anônimosreme terras", "reveillon" com "treme terras", ou seja, para os não associados, e mais uma quantidade de lapsos que só o tempo irá mostrar  quem está certo e quem errou. Mas não estopu preocupado com eleição, que fique claro. O problema principal são os fascistas anônimos.
Mas vale mebrar, que depois de uma eleição sempre ficam os senões, as rixas, as mágoas. Mas, ao contrário do presidente da Tuna, sou cruzmaltino e quero o bem do Clube, que considero um de meus grandes amores. Torço pelo sucesso da gestão (apesar de não acreditar, pois em três anos só cometeu erros!), vou apostar no apoio da Comunidade e por realizações, mas sem perfumaria. Aliás, o presidente, com todo respeito, adora uma perfumaria!
Mas voltando ao tema principal,  os comentários anônimos, dos boca sujas, que proliferam no Blog, e que infelizmente não posso dizer a mando de quem, mas desconfio quem é,  que afirmo sem erro de causa que  é coisa de extremistas de direita, de fascistas, que se escondem num pseudônimo ou no anonimato, podem crer, jamais me calarão.  Toda vez que encontrar erros  na gestão denunciarei. Falo e escrevo como associado e como jornalista que sou. Sou livre e declaradamente  não gosto de fascistas, de direitistas covardes que não mostram a cara e estão a serviço, como prepostos, de alguém tão venal como eles, os anônimos.
Não tenho que escamotear  a verdade. Não me interessa se alguém gosta ou não gosta de  de mim. Se eu publico ou falo,  eu provo. Meu número de amigos é dez vezes maior do que os que por inveja não me admiram ou não me  querem bem. 
O fato de não necessitar puxar o saco de ninguém, faz com que alguns carinhas tenham inveja, fiquem roendo. Sou assim.  Tenho o meu trabalho, pago meu clube em dia há 29 anos, já passei pelas mais importantes funções no Clube e, ao contrário de muitos que não sabem nem onde é o Senadinho (aliás era, porque a atual gestão acabou com ele, passou a alugar para festeiros),  bato no peito que conheço a Tuna  por completo, até as galerias que existem debaixo da Piscina olímpica. O que falo e escrevo é com conhecimento de causa, de anos e anos frequentando o Clube que torço. Não sou aventureiro nem vaidoso, nem preciso  disso. O que faço e fiz pela Tuna, já escrevi antes, tem um nome: amor.Por iso exigo  respeito.
Se o presidente quiser me questionar, que me questione, mas  com seriedade, com respeito. Não abordando da maneira que ele sempre faz com todos:  agredindo GBs, Beneméritos, ex-presidentes e associados.Isso é ruim, muito ruim para ele e para sua gestão.
 Da maneira que o atual gestor está trabalhando, brevemente a Tuna terá dois grupos: o dos cruzmaltinos que querem o bem do Clube e não puxam saco.  E o dos babaovo, que se fecham numa clausura, e que estão com a dignidade comprometida, por não teremm coragem de mostrar a realidade do Clube e os erros do presidente.

2 comentários:

  1. Com relação aos posicionamentos, seja de que natureza for, de maneira a não mostrar a cara, isso, apesar de ser um direito, nesse caso, tenho convicção de que é covardia. Creio que o debate é e sempres erá saudável, até porque é partir das discordâncias e divergências que surgem os novos encaminhamentos de melhorias nas decisões. Claro, se houver interesse na melhoria da decisão.
    Quanto a nossa TUNA, a minha e nossa preocupaçãoestá concentrada na decisão de fazer a TUNA prestar melhores serviços aos Associados, que estes sejam respeitados no seu direito de usufruir de um espaço de lazer que é seu por opção de compra de parte do patrimônio e por força estatutária deveria estar sendo tratado com esse objetivo. Sem serviços e com o clube sendo utilizado e massacrado por uma política de aluguéis que só distrói a sua imagem, não tem como resgatar os Associados. Tenho permanentemente colocado nas entrevistas e nos locais onde posso me manifestar, de que é preciso que os Associados assumam definitivamente a decisão de voltar a frequentar o clube, pois só assim teremos força suficiente para ter os serviços que tanto precisamos de volta: restaurantes funcionamento com qualidade e segurança diuturnamente, a piscina olímpica limpa e disponível para o banho dos Associados, os banheiros limpos e com papel higiênico, o toboágua disponível para nossos jovens e crianças, e que não se tenha de conviver dividindo as mesas e cadeiras com aqueles convidados / convidadas permanentes que ocupam o nosso espaço no clube todos os finais de semana.
    Tenho dito que, só estivermos meia dúzia de sócios no clube, vamos dividir a responsabilidade e produzir serviços para colocar uma dúzia e depois cincoenta e depois cem, e enfim, colocar mais sócios no clube do que convidados. A isso eu chamo de RESPEITO AOS ASSOCIADOS - os verdadeiros donos do clube e para quem a Gestão tem que concentrar atenção e ser voltada.
    E isso eu desejo que aconteça,pois a nossa alegria de ser SÓCIO da TUNA está em poder usufruir daquele espaço sagrado de lazer que eu conheci e começei a frequentar em 1969, de poder conviver o bom convívio com os nossos amigos. FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS, e também para a nossa TUNA.
    São os meus votos e desejo.
    Salatiel Pereira Campos e Família

    ResponderExcluir