terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Indicados ao Oscar: filme mudo em preto e branco, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes

Sem grandes surpresas, com exceção do filme Tão forte e tão perto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood seguiu a tendência do Globo de Ouro e revelou hoje os indicados da premiação deste ano. Cavalo de guerra, Os descendentes, Histórias cruzadas, O artista, Árvore da vida, A invenção de Hugo Cabret, O homem que mudou o jogo e Meia-Noite em Paris completam a lista. O grande favorito é O artista (10 indicações), que ganhou o Globo de Ouro e as principais prévias já anunciadas.
O filme com mais indicações é A invenção de Hugo Cabret, primeira obra infantil de Martin Scorsese, lançado em 3D, que concorre em 11 categorias.
O artista, filme francês mudo e em preto & branco, já levou troféus como o Globo de Ouro e o Prêmio dos Sindicato dos Produtores da América, além de melhor ator no Festival de Cannes para Jean Dujardin. Os descendentes também venceu o Globo de Ouro, mas não concorria com O artista, pois o prêmio separa os dramas das comédias e musicais.
Cena de O Artista em PB e mudo
Outra indicação inesperada é A árvore da vida, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes mas não foi tão bem aceito pelos norte-americanos e ficou fora da maioria dos prêmios de Hollywood. Tudo pelo poder e Os homens que não amavam as mulheres, ao contrário das expectativas, não estão entre os finalistas na categoria principal.
Os brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown concorrem ao prêmio de melhor canção pela música Real in Rio, do filme Rio, que não foi indicado em outras categorias. Curiosamente, eles só têm um concorrente: Man os muppet, do filme Os Muppets. Como melhor animação, concorrem Kung Fu Panda 2, Rango, Um gato em Paris (França), Choco & Rita (Espanha) e Gato de Botas.
Em 2012, há nove indicados a melhor filme. Nos últimos anos, eram dez. A redução ocorreu porque a Academia mudou os critérios. A partir de agora, só entram candidatos que alcançarem um número mínimo de votos.

Confira os indicados
Melhor Filme
    "O Artista"
    "Os descendentes"
    "Tão forte e tão perto"
    "Histórias Cruzadas"
    "A Invenção de Hugo Cabret"
    "Meia-Noite em Paris"
    "O Homem que Mudou o Jogo"
    "A Árvore da Vida"
    "Cavalo de Guerra"
Ator
    Demián Bichir em "A Better Life"
    George Clooney em "Os descendentes"
    Jean Dujardin em "O Artista"
    Gary Oldman em "O Espião que Sabia Demais"
    Brad Pitt em "O Homem que Mudou o Jogo"

Atriz
    Glenn Close em "Albert Nobbs"
    Viola Davis em "Histórias Cruzadas"
    Rooney Mara em "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
    Meryl Streep em "A Dama de Ferro"
    Michelle Williams em "A Minha Semana com Marilyn

Direção
    "O Artista" Michel Hazanavicius
    "Os descendentes" Alexander Payne
    "A Invenção de Hugo Cabret" Martin Scorsese
    "Meia-Noite em Paris" Woody Allen
    "A Árvore da Vida" Terrence Malic

Nenhum comentário:

Postar um comentário