sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Contra as ameaças, a Lei!

Existem pessoas, que por viverem fora da realidade política, cultural, jurídica e social do mundo, acham que são as donas da lei,  que prendem e arrebentam. Que podem mandar qualquer um calar, não tendo, ao que parece, conhecimento de que existe uma Lei de Imprensa que protege os jornalistas; que existem as leis que democratizaram os veículos de comunicação, que assim como dão direito à critica dão também de resposta.
Este escriba se considera uma pessoa livre e defensor das liberdades, principalmente da liberdade de expressão. 
Neste Blog, existente há pouco mais de dois anos, tenho recebido elogios e críticas. Venha de onde vier, chegue de onde chegar,  mesmo as mais fortes tenho absorvido todas democraticamente. Sei que não sou o dono da  verdade, mas como jornalista e blogueiro tenho o direito de livre me expressar, obviamente respeitando as pessoas. E respeito a todos.
Costumo dizer que não atinjo a honra de ninguém. Quando falo do presidente da Tuna, falo da gestão, nunca usei palavras negativas ou ferinas sobre sua honra, sua dignidade, sua honestidade. Mesmo porque convivi com ele muitos anos e não tenho porque afirmar que ele não é uma pessoa honrada. Acho que mesmo que ele não goste -e sei que ele não gosta, porque adora ser bajulado!-   sabe que procuro falar com objetividade e com o devido respeito. Mas é bom que ele, seus assessores, seus amigos, seus diretores tomem conhecimento que quem critica alguma coisa de sua gestão não é o ex-diretor, ex-presidente ou o associado. É o jornalista e o torcedor da Tuna, que tem todo o direito profissional e o direito como cidadão de falar o que achar que deve falar, logico que respeitando. Mesmo porque, não ofendo, falo a verdade. 
É bom que fique claro, que não me interessa quem levou Tourinho para a Tuna ou quem não levou; Minha opinião é que ele pode ser bom para o Paysandu, para a Tuna não. E fim de papo. É o que penso e tenho dito. Se ele me provar ao contrário, darei a mão à palmatória. Mas nesse momento é o que penso.
Não fica bem um assessor afamado como homem briguento e criador de casos fazer ameaças. Mesmo porque para os que ameaçam existe a lei. 
Não tenho porque ficar polemizando com determinadas pessoas que não respeitam a democracia e a liberdade de expressão. Aprendi na minha vida, como citei acima, a exercer a democracia e vou exercê-la sempre. Sou militante político desde minha adolescência, habituado com os elementos conservadores e fascistas,  e não me calarei contra os inimigos da democracia. A época do coronelismo, dos generais que prendiam e arrebentava já é passado. Quem não quer receber críticas, saia do poder, fique em casa trancado.
No mais quem quiser ler o Blog leia, quem quiser criticar que critique, mas não vai adiantar me ligar e fazer ameaças.  Quem fez parte de uma geração que foi perseguida certamente é acostumado com os "filhotes da ditadura" que parece não entenderem que estamos no Século 21, que a Presidenta é uma mulher (por sinal, do meu partido). No mais, é tocar a bola e entender que nosso propósito não é derrubar ninguém, é simplesmente mostrar que as coisas não são como se pensa, que não se pode empurrar com a barriga e achar que todos são f´áceis de ser manobrados. Sem essa!
Nosso proposito é ajudar a Tuna. E diariamente damos provas que somos cruzmaltinos (apesar de isso não interessar a ninguém) e não vamos parar mesmo, com a ameaça do senhor assessor.

12 comentários:

  1. É a lei da mordaça sendo aplicada? Que feio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece até mão de ferro, Lei da Chibata. Que saudade da ditadura!

      Excluir
  2. o senhor tem sido ameaçado ?

    ResponderExcluir
  3. Na realidade estamos vivendo na TUNA um momento extremamente complicado E SEM EXPECTATIVAS claras de mudanças porque o presidente atual assumiu um novo mandato, porém não prestou contas e não apresentou orçamento estruturado para aprovação pelo Conselho Fiscal (aquilo que vi e que foi apresentado ao CONSELHO FISCAL, não está nos padrões que a TUNA merece e não continha sequer a assinatura dos responsáveis).
    A reunião do CONDEL que não realizada no dia 29 de dezembro de 2011 tinha um objetivo definido e o novo CONDEL deveria assumir o objetivo e fazer acontecer esse objetivo cumprindo os prazos do Estatuto do clube.
    Existe uma solicitação de AUDITORIA NAS CONTAS para comprovar o grave erro contra o patrimônio financeiro do clube, quando o presidente autorizou Associados inadimplentes a se regularizarem para ter renovado os seus direitos sociais no clube, inclusive e de votar e ser votado, pagando valores a menor do prevê o Estatuto, ou seja, os Associados tinha que pagar R$ 720,00, mas pagaram R$ 600,00 gerando prejuizos ao combalido caixa da TUNA. Sabem o que aconteceu até o momento: nada. Nem os dados e documentos solicitados pelo CONSELHO FISCAL responsável pela análise da denúncia, ESTE IMPORTANTE ORGÃO DO CLUBE não recebeu - os documentos de caixa e os seus respectivos comprovantes.
    Enfim, rasga-se o ESTATUTO DA TUNA e dane-se os interesses do clube e dos seus Associados que reinvidicam transparência com informações sobre as coisas do clube.
    Com relação ao tal ASSESSOR, é importante lembrar que esse cargo não existe no clube, pois quando na REFORMA DO ESTATUTO nós propusemos a criação desse cargo, e na reunião do CONDEL no dia 14 de outubro, Associados destacados na história recente do clube se manifestaram contrários a criação do cargo com argumentos de que poderia gerar compromisso trabalhista, e assim foi feito, foi retirado da proposta aprovada ao CONDEL e a criação desse cargo, portanto, é uma enganação para quem desconhece as leis do clube. Nesse sentido, o presidente tem que rasgar a PORTARIA que nomeou o tal assessor e nomeá-lo como diretor adjunto de alguma coisa para que ele tenha poder de mando daquilo que quiser fazer no clube, claro, desde que não fira o Estatuto da TUNA.
    O nosso compromisso de seguir vigilantes será mantido em nome de 181 sócios que frequentam o clube na sua grande maioria e votaram pela mudança na forma de gestão que atualmente reina na TUNA. E acredito, eles vão aprender a fazer gestão para os Associados e aprender a respeitá-los. Essa é a minha esperança, a nossa esperança.
    Com relação a ameaças, realmente, quem viveu, como a nossa geração viveu, os terrores da ditadura, não tem que se preocupar já que não existe mais chances de pessoas despreparadas voltarem a disparar terror contra o povo e ficar impune. O Brasil e a TUNA não aceitam o terrorismo. É importante lembrar que a TUNA tem muitos donos e todos tem que ser tratados e respeitados como tal. O cargo de mandatário diretor de um clube é representativo, ou seja, ele está lá para representar os Associados, que tenham votado nele ou não, pois o clube pertence a todos os Associados que tenham direitos em dia. RESPEITO É BOM E A GENTE PRATICA E GOSTA.

    ResponderExcluir
  4. Quem é o tal Assessor????

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a imprensa já divulgou isso amplamente! O assesor em questão deve ser o seu Tourinho!
      Se ele fará um bom trabalho ou não, isso é outra questão! Ele até pode ser competente para algumas coisas (conseguiu muitos títulos no Paysandu e está de birra com os caras de lá) mas o problema nisso tudo é saber o que vai realmente sobrar depois pra Tuna!
      Se existe um contrato entre ele e a Tuna, isso deveria ser do conhecimento oficial do Conselho pois segundo o amigo acima, pelo novo Estatuto, esse cargo não existe. De fato, se existe mesmo esse contrato assinado, o mesmo terá que ser cumprido pois caso contrário o caminho final todos já sabem que será a porta da justiça trabalhista, com sérias consequências para o clube. Vejam bem que com jogador de futebl a negociação é bem diferente!
      Não devemos aceitar mão de ferro no clube!

      Excluir
    2. Os dois advogados que eu participei o assunto, pediram para não falar, por enquanto, o nome do cidadão que fez as ameaças. Porém, á fácil saber: no Estatto em vigor não existe o cargo de assessor. Mas presidente nomeou que se saiba dois. Um deles foi o autor.
      Agora é importante que fique claro, que quem fez e faz esse tipo de ameaça é um saudosista da Dita. Ainda não entendeu que o Brasil mudou. Uma ex-militante e vítima da repressão é presidenta da República. Estou esperando uma orientação dos advogados e penso denunciar a tentaiva de censura no Sindicato dos Jornalistas. Como defensor da democracia, não posso aceitar a censura e a tentaiva da volta da repressão.

      Excluir
    3. O senhor tá esperando o que seu marcos para denunciar?

      Excluir
    4. Marcos Moraes de Lima23 de janeiro de 2012 às 06:45

      Uma orientação dos advogados. Quero, a princípio, evitar polemizar usando o nome da Tuna, uma Entidade que eu quero muito bem e respeito.

      Excluir
    5. Quando estive na TUNA na semana passada, o quadro de avisos que fica localizado na parede abaixo da Boite estava totalmente desatualizado em mais uma demonstração inequivoca de falta de Gestão organizacional no nosso clube.
      Porém, há no interior da Secretaria um outro quadro de avisos onde constam informes mais atualizados e neste se encontrava uma PORTARIA visível e assinada pelo presidente do clube oficializando a nomeação de um único assessor.
      O que tenho de noticias acerca da relação da TUNA com o Sr. Tourinho, ao que fui informado por fontes extra clube, é de que há um contrato com duração de 12 meses porém não conheço os termos do contrato, mas ao que consta palavras de membros da diretoria na imprensa, o Sr. Tourinho está contratado como consultor.
      Quem tiver informes mais precisos, por favor, nos ajude trazendo e nos informando com dados mais estruturados, pois nós ASSOCIADOS merecemos saber sobre as coisas do nosso clube. Afinal, nós também somos proprietários daquele patrimonio e não vamos abrir mão disso.
      Está na hora da atual diretoria começar aplicar os conhecimentos que estamos lhes repassando em Treinamento para fazer uma Gestão mais estruturada e organizada em respeito e serviços aos Associados. ESTAMOS ESPERANDO O RESULTADO PARA A AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.

      Excluir
  5. Marcos estava afastado do clube desde a eleição e pensei em voltar, mas só tive decepçao, o Von foi proibido de entrar em algumas dependência do clube, vc sendo ameaçado, isto tudo por que eles ganharam a eleição, fico imaginando se os mesmos tivessem perdido. Amigo faça o que é certo e fim. Como coloquei do blog da ATAT, a minha única maneira de demonstrar a minha revolta com estas atitudes e me afastar, não irei mais nos jogos da Tuna no SOUSA e não ajudarei mais nem um departamento do clube. Todos nós ajudamos um pouco e de alguma maneira o clube e eles tratam pessoas que frequentam o clube desta maneira é um absurdo. Alguém perde com estas atitudes e infelizmente será quem realmente precisa.
    Ismar Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que reconhecer que o companheiro está certo. Dsrspeito e descnsideração, os ranes problemas dos atuais gestores. Ma snão vou me calar. Estou respaldado e no momento certo estarei aind contra as aemaças de liberdade de expressão e censura ao Blog.

      Excluir