quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tuna derrotada em casa. Assim não dá!

A derrota dentro de casa por 1 a 0 ontem para o Águia pode custar muito caro para a Tuna Luso Brasileira. Diz a máxima do futebol que "quem joga em casa tem obrigação de ganhar". Só que para ganhar tem que ter time. E time bom. O da Tuna, infelizmente, ainda está longe de ser uma equipe competitiva. Assim, essa derrota para um Águia que vinha de um jogo no sol escaldante das 11 da manhã 24 horas antes contra o Clube do Remo, poderá trazer sérios prejuízos para a equipe dirigida por Charles Guerreiro.
Só quem não quis enxergar não viu que o time da Tuna, apesar do voluntarismo e da força de vontade, os jogdores, é carente. Mas é carente não por culpa do treinador, que sabemos não tem peças para escalar uma equipe titular de qualidade e tampouco tem jogadores para a reserva.
A começar pela defesa, o time luso é fraco no miolo de zaga e na lateral esquerda. Bruno Oliveira e Max Melo são muito eficientes nas bolas livres. Mas na disputa homem a homem, sempre perdem. Não têm o traquejo, a experiência de zagueiros. Sinésio é quem escapa, por sua experiência e por saber bater muito bem na bola. A Tuna levou sorte não tomar mais gols pelo seu miolo de zaga. 
O jovem Lineker, que a princípio seria o lateral esquerdo, é voluntarioso, tem saúde e pique para correr, mas não sabe marcar por não conhecer "patavina" da posição. Sempre está se embolando pelo meio de campo, numa correria excessiva, na tentativa de acertar. Mas tudo em vão. 
Charles deveria repensar seu caso. Se falta jogador para a posição, seria melhor improvisar um outro na lateral esquerda e lançá-lo como meio campista. Certamente renderia muito mais. É o que penso.
O meio de campo da Tuna ontem foi completamente dominado. Euler, Diogo e André Mensalão foram completamente dominados em boa parte do primeiro tempo e durante pelo menos 30 minutos do segundo. Mensalão foi fraco, sem a devida qualidade técnica para vestir a jaqueta da Lusa. Pelo menos ontem ele demonstrou isso. Espero até errar nessa minha avaliação e que ele faça um bom campeonato. Mas ontem não rendeu nada.
No ataque o melhorzinho é Beá. Mas o que pode fazer um jogador completamente sózinho na frente? Seu companheiro de ataque foi Edilson, muito devagar, sem qualidade técnica para acompanhar um jogador que mesmo não estando em sua melhor forma física, foi a referência do ataque cruzmaltino. 
Dizer que o time da Tuna é ruim, seria maldade. O time é fraco comparando com outras equipes, como o Águia, que este escriba avisou no Blog ontem que é bom, jovem, rápido e tem banco de reservas.
Rodrigo pode voltar contra o Paysandu
vale lembrar,  que o Águia foi quase perfeito. Somente a defesa que é meio vacilante, talvez pela idade de Edkleber e pelas muitas faltas cometidas por Charles. Mas os dois laterais são bons, sendo que Júlio Ferrari é o melhor homem defensor. Um lateral moderno, que apóia  e  até chuta a gol. No meio de campo o destaque para a dupla Analdo e Flamel. Este ´último, impecável ontem. Fez tudo em campo. No ataque Branco muito bem e Valdanes marcou o gol da partida.
Havia pensado que Rodrigo voltaria ontem. Parece que nem no banco foi. Aliás, banco de reservas é uma lástima na Tuna. O tal Maninho que entrou no lugar de Edilson não disse para que veio. E Menezes, ah o Menezes. Ajudou o Maninho!
O Paysandu vem mal no Campeonato, com duas derrotas. O compromisso de sexta da Tuna será contra a equipe bicolor . Os dois não estão bem. Mas o jogo será na Curuzu, a casa bicolor...
Charles vai ter que se mexer para botar um time melhor em campo. Com um ou dois homens melhores no meio e na frente. E com um lateral de verdade. É hora de pedir reforços. E que cheguem. Urgente.

9 comentários:

  1. e o Marau,o que foi feito dele ?

    ResponderExcluir
  2. Vamos consultar o Freud, como também onde está o Ciro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo de sexta-feira será uma boa oportunidade para que Charles e Tourinho mostrem serviço e devolvam ao Paysandu todas as mágoas quem ambos cultivam do clube. Se é justo ou não a colocação, tomara que o resultado seja favorável à Tuna e que a Lusa saia com mais uma vitória da Curuzú.
      Na minha opinião, e na de outros amigos, a Tuna precisa com urgência de mais jogadores para reforçar o plantel e quem sabe fazer uma boa campanha no campeonato. Não podemos cair novamente!

      Excluir
    2. Acho que até mais de dois Gerardo; uns quatro ou cinco. A Tuna necessita de um zagueiro, um lateral esquerdo, um meia e um centroavate, pois o Beá é um centroavante falso, joga mais recuado. Se os carasforem bons, o plantelestá pronto para fazer bonito. S[o não ´pode mais e perder em casa.

      Excluir
    3. o lateral esquerdo vai ser o Marau que já estréia sexta,os zagueiros não comprometem,acho que falta só um meia e um centro-avante,e o Beá tá merecendo já um banco

      Excluir
    4. Os zagueiros perderam várias jogadas no homem a homem quase todas as bolas por cima. E o Maraú é uma incógnita, como quase tudo o que fala o Chipelinho. Um meia é necessário e também um centroavante, porque o Beá joga recuado, está na frente por falta de um atacante nato. Tem que fazer copntratação se não ficaremos no meio do caminho...

      Excluir
    5. Se Beá for para o banco, quem entra? O tal Maninho?

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Removi o comentário anterior devido erro de digitação. Acredito que a defesa da Tuna precisa melhorar a marcação e a cobertura. No jogo de treça-feira, apesar da infelicidade do nosso zagueiro que deu de mão beijada aquela bola nos pés do atacante do Águia, faltou cobertura pra ele, numa clara visão de falta de entrosamento e posicionamento tático da zaga. O jogo teria ficado empatado caso ele simplesmente tivesse deixado a bola passar ou se tivesse tido cobertura de outro zagueiro. No demais, concordo com os amigos.

      Excluir