Os erros que vínhamos mostrando -e divulgando- da Tuna que aconteceram desde que a equipe vencedora da Primeira Fase foi praticamente desfeita, escancararam-se bem antes de que a própria Imprensa prevesse. Primeiro foi o problema das poucas, más além de tardias contratações, que a diretoria alegou por falta de verba. Segundo a falta de tempo para o técnico Charles Guerreiro arrumar o time com os poucos jogadores que tinha, pois quem vive ou viveu futebol sabe que todas as equipes têm que ter um grupo com no mínimo 25 atletas e uma preparação de pelo menos dois meses ou no minimo um mês antencipado ao Campeonato. É o que se chama de pré-temporada.
Na Tuna a coisa aconteceu totalmente errada. A equipe estreou no Campeonato com pouco mais de 20 jogadores e, -lamentavelmente mais uma vez!- boa parte dos contratados sem a condição física e técnica de envergar a jaqueta cruzmaltina.
Por exemplo: o Clube do Remo, que hoje é o líder do Campeonato com 9 pontos, começou a se preparar com vários meses de anecipação. Pode até ter feito algumas tolices (contratar o velho Marciano é a maior delas pois ele era reserva no Icasa de Juazeiro do Norte, Ceará), mas formatou um grupo de jovens e hoje tem a base da equipe com atletas que têm futuro e todo o potencial para acontecerem no time principal ou em outras equipes.
O Águia agiu mais ou menos do mesmo jeito que o Remo. Mesmo que tenha emprestado alguns atletas -até à própria Tuna-, tem, a meu ver, a melhor equipe do Campeonato, bem jovem (o mais velho é Analdo, com 32 anos) e tem no jovem-veterano Flamel, juntamente com o carequinha Analdo, um meio de campo fantástico. Penso que é sério candidato a ficar entre os quatro finalistas e até ao título do Primeiro Turno.
É bom deixar bem explícito para os meus companheiros cruzmatinos que não estou jogando a toalha, não. Também não vale dizer que é preciso que tenhamos calma, pois "o Campeonato está apenas começando". Claro que não. Faltam "só" quatro jogos para as equipes e para a Tuna dois deles são fora de casa, o primeiro já amanhã, frente a um São Raimundo "doido" para vencer em casa -além de estar precisando muito- perante sua torcida.Tem que vencer o jogo, pois se perder já era estar na semifinal.
Repito o que postei na semana passada: não acredito nos reforços que chegaram para o Clube. A maioria é "loteria" e loteria é coisa de sorte. A Tuna necessita é de vencer e vencer. Insisto em dizer que se houvesse organização na preparação da equipe não teríamos agora que ficar no impasse de ficar fazendo contas.
Aliás nossa situação é mais uma vez dramática. Temos hoje pouquíssimas chances de figurar entre os quatro primeiros. Principalmente porque tem algumas equipes que pontuaram bem e têm uma chance bem maior que a Águia do Souza, que tem apenas 3 pontinhos, na 6ª colocação. Para ficar enre os quatro primeiros tem que vencer pelo menos três partidas e torcer por resultados dos outros. É triste.
Sobre o jogo de sexta passada, que por estar um pouco doente nem sequer fui, vi pela TV, devo dizer que gostei da postura da equipe em campo. Charles, mesmo com pouco material humano, postou bem a equipe, que entrou em campo ofensivamente e fez uma boa partida, principalmente na segunda etapa, quando levou perigo várias vezes para o gol adversário. Sobre o pênalti do início do jogo, não houve. A falta aconteceu fora da área. Aliás, é bm que se diga: o árbitro mostrou que das duas uma: ou é incompetente ou entrou em campo com a jaqueta do time da Curuzu embaixo da de juiz, porque marcou um pênalti ilegal a favor da equipe azul celeste e não marcou um clamoroso no final do jogo a favor da Tuna. Aí é que era para o presidente da Tuna protestar com o coronel da FPF, pois a Imprensa ficou caladinha da silva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário