segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O milagre do santo caseiro

A garotada do Paysandu provou ontem que "Santo de casa faz milagre". Um time bem caseiro, com pelo menos 60 por cento dos jogadores oriundos da base bicolor e equipes paraenses, cantou de galo  e botou um combalido Leão dentro de sua jaula. Presinho da silva! 
O Paysandu entrou em campo disposto a desbancar seu maior rival, o líder Clube do Remo,  e desde o princípio da partida até o apito final do árbitro, jogou concatenado, disciplinado, atacando e defendendo com cautela e responsabilidade, mas sempre levando perigo para o gol adversário. Aliás o time do Paysandu fez com que o goleiro Jamilton do Remo se transformasse em uma das melhores figuras em campo, dado o trabalho que teve com os atacantes bicolores.
Para este escriba, que é defensor dos jogadores oriundos das categorias de base e de atletas de nossa região, a vitória do Paysandu só faz reforçar que importar "bondes" ou jogadores acima de 33 anos, é bobagem, tolice que o moderno dirigente não deve fazer, pois é certeza de críticas no futuro. Futebol é esporte para jovens, embora se possa mesclar uma equipe com jogadores experientes, mas de 34 anos para cima é esparro, porque numa partida de 90 minutos os quarentões não aguentam nem meio tempo...
Como admirador de futebol e acompanhando o Parazão, assisti pela TV a Remo e Paysandu. Confesso que só havia visto o Paysandu jogar uma vez, contra a Tuna, quando achei que a Águia do Souza não merecia ter sido derrotada. Culpo o árbitro pelo erro duplo: o pênalti marcado a favor do Paysandu e o não marcado em prol da Tuna. 
Voltando ao Paysandu: estranhava as derrotas da equipe bicolor, mesmo porque conheço e acompanho o trabalho de Nad, sei o quanto é aplicado, disciplinado e sabe trabalhar com atletas jovens. Quanto ao Remo, estava 100 por cento, mas não convencia muito, até no placar, sempre minguado.
Ontem não se sabe se por obra dos deuses do futebol (como falam alguns cronistas), a meninada do Paysandu aloprou de jogar bem. De Robinho, que sempre reputei _desde seus tempos de Cametá- como um grande jogador, mas que ontem deu um verdadeiro show,  passando pelo veterano Vânderson -ontem muito bem-,  até o Yago Picachu: todos muito bem em campo.
Parabenizo principalmente ao treinador Nad, que teve a coragem de por em campo garotos desde o goleiro Paulo Rafael até Héliton, que foi desprezado pelo Remo e ontem foi um dos melhores em campo.
Ah. Me penitencio quando postei no domingo que não acreditava em uma partida espetacular ontem. Não chegou a ser um espetáculo, mas foi um belo jogo de futebol, principalmente pela vontade dos jovens jogadores, que entusiasmados, esqueceram o adversário e preocuparam-se somente em  jogar bem e vencer a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário