segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bosco fala do talento de seu amigo Abel

O meu amigo Bosco, ex-meia da Tuna Luso Brasileira, me manda interessante documento onde fala sobre o zagueiro Abel, que morreu recentemente. Bosquinho, um  dos melhores jogadores de futebol que já passou pela Tuna, jogou com Abel e diz sem pestaneja que "Abel foi o melhor zagueiro que vi atuar no futebol paraense. Foi o grande capitão do time da Tuna que foi campeão paraense de 1970".
Abel: craque de bola e advogado
Para Bosco, Abel era um verdadeiro líder, dentro e fora de campo. "Sua liderança era baseada no seu talento como jogador, onde desenvolvia com maestria todos os fundamentos do futebol, e pela sua intelectualidade, pois era uma pessoa extremamente inteligente, uma das provas disso é que ainda como jogador, prestou vestibular para a faculdade de direito, passou, estudou e tornou-se advogado", diz Bosco.
Bosco destaca também uma peculariedade na carreira de Abel: "ele foi um dos poucos jogadores que foi campeão pelos três grandes times do Pará: Paysandu, Tuna e Remo."
Bosco, que atuou na Tuna com Abel, diz que o jogador tinha tanta categoria que, ao contrário dos demais, exercia sua função de zagueiro sem atingir o adversário, usando sempre o talento e a classe. "O mundo esportivo do Pará deve recordar, que na temporada do campeonato sempre era tempo de chuva. Ao final das partidas, todos os jogadores saiam enlameados, das quedas, das entradas que sofriam e davam nos adversários. Abel era diferente. Sempre ao término das partidas ele estava quase impecável."
Bosco lamenta o pouco destaque que foi dado a Abel em sua morte. "Era para ser melhor lembrado. Ele era diferenciado. Além do talento como jogador, era também um atleta responsável e comprometido com a equipe que jogava. Eu gostava de firulas, jogadas de efeitos durante o jogo. Com Abel em campo era complicado. Quando eu ensaiava uma jogada de efeito ele gritava: "Bosco para de frescura com a bola. Aqui não tem lugar para brincadeira. Passa essa bola, vamos jogar sério."
Abel atuou também no Paysandu por vários anos, e participou da famosa partida em que a equipe bicolor venceu o Peñarou do Uruguai por 3 a 0, na Curuzu. Abel teve uma grande atuação nesse dia. 
Finalizando, Bosco faz uma demonstração do grande respeito que tinha por Abel: "Eu guardo na minha memória os importantes momentos que passei com o jogador e a pessoa de Abel, um craque e um grande amigo. Obrigado Abel, por todos os ensinamentos não só para mim, mas para todo aquele time da Tuna que é considerado pelo mundo esportivo academia de futebol paraense", concluiu o ex-craque Bosco.

Um comentário:

  1. Precisamos desse tipo de depoimento para que a memória do clube fique sempre em evidência. Parabéns ao Bosco e a você Marcos pela matéria.
    Sds cruzmaltinas!

    ResponderExcluir