terça-feira, 24 de setembro de 2013

O cansativo calendário de nosso futebol

É comum, jogadores de futebol brasileiros que atuam ou atuaram na Europa, reclamarem do nosso calendário. São duas ou três competições disputadas simutâneamente, e isso, além de prejudicar as equipes, prejudica ainda mais os técnicos e jogadores.
Sábado último, assistindo ao jogo entre Fluminense e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, ao final do espetáculo, por sinal, uma parida muito bem disputada, o jogador Rafael Sobis desabou na grama. Caiu e parecia desfalecido. Todos correram, o árbitro tentou chamar o pessoal da maca, mas ao final os colegas conseguiram reerguer o atleta.
Esbaforido, mostrando um cansaço que atrapalhava ate sua voz, Sobis respondeu algumas perguntas dos repórteres. "É cansaço mesmo, cara. Todos os jogos a gente termina assim. Não há quem aguente. Jogamos duas vezes por semana, viajamos quase que diariamente, sem tempo para treinar, só pode dar nisso", desabafou o jogador que foi um dos que mais correram na partida.
Sobis a meu ver tem toda razão. A gente parando para pensar, é realmente muito difícil uma equipe ter pique suficiente para aguentar a maratona de jogos, viagens, treinamentos praticamente "dentro do avião". A ten dência é todos ficarem quebrados, angustiados por passarem tanto tempo longe de suas famílias, sem poder acompanhar sequer a evolução da vida dos filhos.
A vida do técnico é igual ou pior. Muitos assumem e não têm condições de fazer um treinamento específico, criar jogadas novas, experiementar sistemas táticos, um dilema.
Com o problema, muitos jogadores estão decididos a mudar o calendário brasileiro. Alex, Ronaldinho Gaúcho, Alexande Pato são alguns dos linha de frente que estão trabalhando para mudar a situação. 
É necessário um repensar realmente, no que concerne ao calendário do nosso futebol. Campeonatos regionais que acabaram recentemente, Brasileiros das Séries A, B, C, e D, Copa do Brasil, Libertadores que começa brevemente, Sul Americana, enfim um monte de competições que fazem com que os jogadores de futebol  parem somente um mês ou dois por ano.
O salário de parte dos jogadores é bom. Mas o trabalho muito cansativo. Não somente pelos treinamentos, mas pelo excesso de viagens, mudanças climáticas e a ausência de seus lares. É realmente preciso que seja feito algo para mudar o calendário o nosso futebol. E urgente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário