quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mascarados agora vão se dar mal

Uma sacada genial da Justiça do Rio de Janeiro, essa de inibir os vândalos que participam de manifestações com os rostos encobertos por lenços ou mascaras. Esses engraçadinhos, que anonimamente vivem a tumultuar os atos democráticos dos brasileiros, agora serão abordados pela Polícia, conduzidos a uma delegacia para serem identificados civil e criminalmente. E o mais interessante, e que poderá ser o grande trunfo da Justiça, é que os vândalos para serem levados à delegacia, não precisam ser flagrados cometendo qualquer tipo de crime. Basta estar com o rosto coberto. Por outro lado, a decisão judicial determina também que toda abordagem aos infiltrados mascarados pode ser filmada a fim de evitar excessos por parte da polícia. Os mascarados ficaram, a partir de agora, numa sinuca de bico, pois quem se recusar a cumprir a ordem do policial poderá ser conduzido à força para a delegacia.
Nas manifestações acontecidas recentemente, principalmente nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo, vândalos infiltrados usando máscaras, capuzes ou lenços quebraram lojas, bens públicos, desafiaram a polícia jogando pedras, numa baderna descomunal, colocando a segurança de pessoas e patrimônio em risco, dada a violência em que agiam. A polícia, embora tenham acontecidos fatos raros de excessos, ficava mais na defensiva. Porém, no final venciam os infiltrados, que em algumas ocasiões chegaram a quebrar vidros de lojas, destruir carros e até roubar peças de algumas lojas, como computadores e móveis.
Ao autorizar a identificação dos mascarados, a decisão judicial cita criminalmente os dois principais grupos de arruaceiros que mobilizam os jovens pela Internet, que são o Black Bloc e o Anonymous, cujos integrantes todos encapuzados, são acusados de iniciar os atos de vandalismos.
A permissão dada pela Justiça carioca da Polícia "pegar pelo pé" os mascarados pode ser copiada pela de outros estados, pois é uma maneira de coibir que meliantes infiltrados nas manifestações democráticas que acontecem em todo o Brasil continuem agindo impunemente.

3 comentários:

  1. Medida acertadíssima, apesar de tardia. Mascarado misturado com baderneiro tem que ir pra cadeia mesmo. Essa medida deveria ser seguida pela justiça justiça do Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Acho as manifestações democr[aticas. Todos têm direito a livre manifestação. contanto que seja sem quebrar o patrimônio público e privado. Agora sou também de acordo que os mascarados, que vivem fazendo onda anonimamente, sejam punidos. Quem não quer mostrar a cara é porque além de covarde é canalha. Então cadeia neles!

    ResponderExcluir
  3. Se esse tal de Caetano "cheiroso" é defensor desse bando de mascarados e a favor da bandidagem depredadora do bem público então que ele também seja identificado e se junte aos próximos abordados e quem sabe até preso, conforme manda a Lei. Onde já se viu defender baderneiros mascarados em detrimento do bem estar e da ordem pública. Só faltava essa !

    ResponderExcluir