sexta-feira, 3 de junho de 2011

Billie Holiday, talento e beleza da canção americana

Holiday: talento e amor pela mísica.
Billie Holiday é considerada até hoje a maior cantora de Blue e jazz de todos os tempos. Nascida Eleonora Fagan, na Filadélfia, em 1915, e só adotando o nome Billie Holiday depois dos 15 anos,  em homenagem a atriz Billie Dove, e ao  sobrenome de seu suposto pai, um guitarrista de nome Holiday que sua mãe conhecera em Baltimore. Ainda adolescente, Billie já surpreendia com sua bela e afinada voz. A cantora viveu a época de ouro do jazz e do blue,  das big bands e de monstros sagrados da música americana. Contemporânea de grandes músicos e grandes maestros, Billie conviveu com artistas como Luis Armostrong, Duke Elington e com um dos maiores compositores americanos de todos os tempos, Cole Porter. Com voz inconfundível, costumava dizer que cantar para ela não era diferente de tocar um instrumento de sopro. Tento improvisar como Louis Armostrong ou algum outro músico que eu admiro. O que sai é o que eu sinto. Odeio cantar reto. Tenho que adaptar a canção ao meu jeito. Isso é tudo que eu sei", disse em depoimento.
Billie se apaixonou pela música ainda garota,  aos 13 anos, quando escutou pela primeira vez a clássica gravação de "West  End Blues", clássica gravação de Louis Armostrong. O impacto causado pela sua voz, juntamente com sua beleza física e o carisma que possuía,m, principalmente nas apresentações ao vivo, foi algo fulminante  em sua carreira. Já aos 23 anos ela já tinha se apresentado com artistas como Duke Elington, Count Basie, Lester, Youg, Jimmie Luncerfor, Teddy Wilson e Benny Carter, todos feras do jazz. Billie influenciou grandes cantoras americanas, cantoras de jazz e blues, como Abbey Lincoln Betty Carter, Peggy Lee, Madeleine Peiroux, Anita O'Day e as fantásticas Nina Simone e Dinah Washington.
A cantora teve uma vida atribulada, tendo morrido jovem, aos 44 anos, em 1959, vítima de overdose de drogas. Antes, em 1956, em decadência por causa de problemas pessoais, publicou uma autobiografia, transformada em filme, em 1972. Quem fez o personagem de Billie no cinema foi a cantora americana Diana Ross.Hoje, apesar de mais de 50 anos depois de sua morte, Billie Holiday ainda é reverenciada pelos amantes da boa música.
Para os seguidores e navegantes, o Blog presenteia a beleza da grande Billie Holiday cantando "Strange Fruit" . Curtam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário