quinta-feira, 9 de junho de 2011

Convocação de alto nível para a Copa América

Ganso: ele e mais 10 serão o Brasil na Copa América.
Com apenas dois senões, gostei da convocação feita pelo técnico Mano Menezes para a Copa América. Mano, bem diferente de Dunga, está fazendo uma avaliação técnica dos atletas e vendo que o melhor que faz é trabalhar os veteranos com os mais jovens. Assim, mesmo que muitos jogadores convocados para essa Copa certamente não estarão na Copa de 2014, Mano convocou e quer vê-los em ação. É o caso do goleiro Júlio César, que mesmo que tenham muitos no seu nível em nosso futebol, o treinador confia na experiência do goleiro da Internazionale que pode ser fundamental em uma partida decisiva.
Mano foi feliz na convocação dos laterais. A velha história de alguns mais empedernidos dizerem que "a política prevalece" na convocação, parece que não vingou, pelo menos não houve muito chiado  pelo menos dessa vez.  Na zaga, onde para mim Mano acertou melhor na equipe, não existem jogadores tão bons como os convocados. Mesmo já veterano, Lúcio ainda é o comandante naquela área e Thiago Silva deve ser o melhor reserva do excelente David Luiz, um zagueiro que sabe marcar e até sair jogando.
Tenho alguns questionamentos no meio de campo. Penso que Mano poderia ter dado uma chance ao meio campista avançado do Flamengo, Tiago Neves. O jogador do Flamengo, mesmo sendo somente canhoto, poderia ser um bom reserva para Ganso ou Ramires. Acho que o tal Jadson poderia ser convocado em outra oportunidade. Não foi surpresa o nome de Paulo Henrique Ganso. Acho que Ganso é hoje um dos melhores jogadores do mundo. Clássico, técnico e jogador que atua de cabeça erguida, colocando a bola onde quer. Será, talvez, o grande destaque dessa equipe, juntamente com Neymar.
Neymar, Pato, Robinho e Fred. Sinceramente, Fred é um bom jogador, mas não tem talento  para a seleção. É valente, brigão mas seu estilo não é para nossa seleção, cheia de avançados dribladores e bens chutadores. Eu não gostei, apesar de achá-lo um bom jogador. Fecharia o quarteto com Nilmar, jogador que pode decidir uma partida  com uma boa arrancada, pois tem um bom drible, excelente controle  de bola e chuta bem om os dois pés. Robinho está em boa forma,  e Pato estando bem fisicamente tem vaga até como  titular, dependendo do esquema. Mas pode ser um reserva eventual para Robinho.
No geral uma boa convocação. Acho que os brasileiros vão gostar da equipe. Mano é um cara moderno e parece bom camarada, diferente do reacionário e turrão Dunga, que partia para a briga  ao ver um desejo seu contrariado ou  não cumprido.

6 comentários:

  1. Ganso e Pato podem salvar os costados do mano Menezes que para mim segue o caminho de outros caras que passaram pelo comando do selecionado.

    Tem alguns interesses dentro do selecionado que tecnico algum conseguem acabar.

    Se bem que para aceitar certas coisas o cara deve antes de assinar o contrato, aprender de cor e salteado a cartilha do patrao.

    ResponderExcluir
  2. Tem sentido, Harold, embora eu espere que as coisas com o Mano não sejam muito parecidas cm seus antecessores. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Penso que Ganso não vai dar muito certo na seleção, está voltando de contusão (parece contusão sanfona) e ele é o estilo de "Jogador de Clube", a exemplo dos craques Messi e Cristiano Ronaldo - jogam muito por Barcelona e Real Madri, mas não jogam nem a metade nas seleções de Espanha e Portugal.
    Tomara que eu esteja errado, mas essa nossa seleção está tão fraca quanto a da última Copa. Qual jogo a seleção convenceu até agora???? Esse do placar "magrinho" na despedida do "gorducho"????

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. CORREÇÃO: Seleções de Argentina e Portugal

    LP PINA

    ResponderExcluir
  5. Insisto, apesar de respeitar sua opinião, que Ganso é talvez o segundo jogador "realmente" diferenciado hoje. Não podemos é sacrificar um jogador pelo magro resultado. Na minha modesta (bem modesta mesmo), essa história de jogador de clube e de seleção, é lorota. Moraes Moreira, peladeiro desde os tempos dos Novos Baiano, e flameguista roxo, já dizia: "Filho de jogador joga até com uma larabja". Ou seja, quem joga na várzea joga o |aracanã. Eu fecho com ele.

    ResponderExcluir