quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quanto vale uma Benemerência?

Antigamente, para ser Grande Benemérito, Benemérito, Diretor e até Conselheiro da Tuna era necessário ter história no Clube. Tempo de associado, serviços prestados, se poss´pivel ser cruzmaltino enfim, ter pedigree. Existem casos de pessoas que embora tivessem muito temo de dedicação, só conseguiram ser sub-diretor, diretor ou no máximo uma benemerência. Mas para isso, repito, era preciso ter história.
No estatuto anterior, constava que todo presidente que concluísse o mandato, seria Benemérito. A maioria dos ex-presidentes, mesmo que tenham tido alguns problemas de gestão e até na prestação de contas, são Benemérito ou Grandes Beneméritos. Quem conhece a Tuna sabe disso.
Confesso que na minha visão, deve ganhar benemerência quem tem trabalho, quem se dedicou, quem mostrou, ao longo dos anos, que é cruzmaltino. Até o fato de constar no estatuto anterior de que ex-presidente deve ser Benemérito, não acho justo. Insisto, que o que vale é o trabalho.
Hoje a coisa está diferente. Ganha  Benemerência quem a diretoria quer, embora o agraciado muitas vezes nem sequer  frequente o Clube e talvez nem saiba onde fica, por exemplo, o Castelinho ou os alojamentos de atletas. É. A coisa chegou a esse nível. Balcão de  negócios,  jogadas de interesses ou no mínimo são "os amigos do rei" que são indicados à Benemerência. 
Ontem, na Reunião do Condel, o presidente Bastos apontou alguns nomes para ganharem a Benemerência da Tuna. Talvez os indicados não estejam nem aí para o agraciamento. Mas o caso na verdade não é nem  esse. O fato é que dos possíveis agraciados, dois deles, sabe-se não são frequentadores da Tuna. São cidadãos que merecem respeito, mas na visão deste escriba e de muitos cruzmaltinos, não têm porque receber a honraria.
Dos indicados pelo Presidente Bastos, somente o sr.Nelson Carrasco pode-se dizer tem um histórico de trabalho, dedicação e comprometimento, seja como português ou cruzmaltino. Carrasco, não é de hoje dedica-se a ajudar a Tuna. Essa honraria chega em boa hora, mesmo porque dos três que a diretoria indicou, é o mais presente, embora não seja assíduo frequentador do Clube.
Os outros possíveis candidatos à Benemerência da Tuna, este escriba garante não ter nada pessoal contra eles, mas assim como outros cruzmaltinos, acha que eles não reúnem condições para a homenagem.
 Um deles, posso garantir que em 29 anos de Tuna, não o vi no Clube mais de três vezes e o outro tem contra si o fato de ter sido presidente do Clube e renunciado, embora frequente o Clube pelo menos uma vez por ano. Bastos tem que ter consciência de que a Tuna não é propriedade sua, e que Benemerência não é negócio e  não se dá por simpatia, amizade ou por puxasaquismo. É só ele observar e ver quem são hoje GBs e Beneméritos da Tuna. Todos possuem o devido merecimento.
Amigos e familiares de cruzamaltino famosos como Manoel Chipelo, Francisco Vasques, Manoel Oliveira e tantos outros que fizeram história na Tuna e ganharam a Grande Benemerência por serviços prestados, devem estar indignados por verem pessoas sem o devido rmerecimento receber a honraria cruzmaltina.

2 comentários:

  1. O Von e o Ismar não são tunantes ativos e colaboradores para merecer a honraria que receberam?

    ResponderExcluir
  2. O Von e o Ismar não são Beneméritos. São agora Conselheiros. E merece, com toda certeza. Modéstia à parte, fui eu quem sempre lutou para eles tornarem-se Conselheiros. Me referí na matéria a dois cidadãos que o presiente quer tornar Beneméritos sem nenhm merecimento.

    ResponderExcluir